Inicio Casa e Família Cozinha Como fazer panquecas simples e fofas?

Como fazer panquecas simples e fofas?

As panquecas são maravilhosas invenções da culinária que agradam a toda a família. A base quer-se simples para, em conjunto com diversos toppings, resultar num prato verdadeiramente delicioso. Existem inúmeras receitas, mas o segredo está em fazer panquecas fofas.

Dicas para fazer panquecas fofas

A receita das panquecas importa, claro, mas existem alguns truques durante a confeção que ajudam a obter os melhores resultados. Escolha uma receita de panquecas e siga estas dicas que farão a diferença no resultado.

Separar as gemas e bater as claras em castelo

Este é um procedimento muitas vezes aplicado em bolos para torná-los leves e fofos. Faça o mesmo com a massa das panquecas. Adicione as gemas com os ingredientes húmidos e bata as claras em castelo. No final, envolva na massa delicadamente.

Não bater demasiado a massa

Tal como nos bolos, devemos bater a massa apenas até os ingredientes estarem envolvidos, para que o fermento não perca a sua ação e que as panquecas não abatam.

Deixar a massa descansar

Depois da massa pronta, leve ao frigorífico e deixe descansar durante 30 minutos. Este é o tempo necessário para que a farinha absorva algum líquido e o fermento forme bolhas de ar. Terá uma massa mais densa e espumosa.

Utilizar uma frigideira de qualidade

Garanta que utiliza uma frigideira de boa qualidade para fazer as panquecas. De preferência opte por uma antiaderente para que a massa não cole. Desta forma, reduz também a quantidade de gordura para untar.

Esperar que a frigideira aqueça

Não coloque a massa das panquecas na frigideira sem que esta atinja a temperatura necessária. Espere que a manteiga derreta e forme alguma espuma e, aí sim, deite colheradas de massa, formando as panquecas. Assim que a massa entrar em contacto com o calor deverá começar a cozer de imediato.

Evitar que a panqueca fique crua no interior

As panquecas deverão cozer por completo, para não abaterem. Deixe cozinhar até que se formem bolhas à superfície. Nessa altura, vire a panqueca e deixe cozinhar por mais 2 a 3 minutos.

Estes são alguns passos simples para desfrutar de panquecas altas e fofas. Comece por uma receita simples, aplique estes pequenos truques e dê um toque à própria massa, com canela ou baunilha. Complete o prato com fruta fresca, frutos secos, mel ou chocolate derretido.

Aproveite e partilhe o artigo com os seus amigos e familiares e mostre-lhes como fazer panquecas simples e fofas.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Os benefícios e características do pêssego

Pelo seu aroma delicado e sabor irresistível, o pêssego tornou-se muito popular em todo o mundo. Devido à sua designação científica, Prunus...

Porco Ibérico: conheça esta carne tenra e suculenta

A carne de porco ibérico é proveniente de animais cruzados de raça ibérica pura finalizada com macho raça “duroc”. O cruzamento destas...

Queijo de Serpa: conheça tudo sobre este queijo DOP

O Queijo de Serpa é um queijo DOP (Denominação de Origem Protegida) com inspiração no queijo da Serra da Estrela. No entanto,...

Utensílios e facas que apreciadores de queijo devem ter em casa

Tábuas, facas de diversos feitios, raladores, bandejas, fondues… Não faltam utensílios ao serviço dos queijos. Se é um apreciador de queijo, conheça...

Beringelas Recheadas com Arroz de Tomate e Queijo Feta

Estas beringelas recheadas com arroz de tomate e queijo feta são uma receita rápida, saborosa e prática e o resultado deixa qualquer...