Inicio Casa e Família Cozinha Como fazer o planeamento da ementa semanal familiar

Como fazer o planeamento da ementa semanal familiar

Fazer o planeamento de uma ementa semanal para toda a família pode ser muito vantajoso. Permite organizar melhor a semana, adotar hábitos mais saudáveis, poupar tempo na cozinha e garantir que compra apenas o que é necessário. Se tem crianças em casa, é uma excelente forma de os incluir nas rotinas familiares e fazer com que aprendam mais sobre a alimentação saudável.

O que ter em conta no desenvolvimento da ementa semanal?

Segundo a Direção Geral da Saúde – DGS, para planear o menu semanal, existem três fatores chave a considerar: garantir uma ementa completa, variar nos ingredientes e dar preferência a métodos de confeção mais saudáveis.

Ementa completa

Comece as refeições com uma sopa de legumes. Quando passar para o prato principal, divida o prato de forma a reservar metade para os hortícolas, ¼ do prato para a carne, pescado ou ovos e outro ¼ para os cereais e tubérculos, como batata, arroz ou massa. Pode também incluir as leguminosas tanto na sopa como no prato principal.

Privilegie a fruta à sobremesa e beba água à refeição. A água deve-nos acompanhar ao longo de todo o dia, uma vez que devemos beber pelo menos 1,5 litros de água por dia, pelo menos. Opte por levar consigo para todo o lado uma garrafa de água reutilizável que possa encher quando necessário. Estas garrafas, quando de aço, são também boas opções para variar com chá ou águas aromatizadas sem adição de açúcar.

Ementa variada

Variar a ementa é fundamental para ingerirmos o máximo de nutrientes possível. É também importante para que as crianças se habituem a todos os sabores e texturas. Alterne a carne com o peixe e ovos. Faça, preferencialmente, refeições de peixe em número igual ou superior às de carne. Varie também nos alimentos do grupo dos cereais, nos produtos hortícolas e nas frutas. Escolha hortícolas e frutas de cores diferentes ao longo da semana e dê preferência aos produtos da época.

Métodos de confeção saudáveis

A forma como confecionamos as nossas refeições é igualmente importante. Faça-o de forma a conservar o valor nutricional dos alimentos. Dê preferência aos estufados, cozidos e refeições de panela e deixe os métodos de confeção que exijam a adição de gordura para as exceções. A maior parte dos pratos de panela mantêm a qualidade dos produtos quando congelados e, por isso, pode fazer refeições em maior quantidade. Não só faz com que o tempo na cozinha renda mais, como fica mais livre durante a semana para dedicar tempo a outras tarefas. No entanto, é recomendado que os alimentos sejam acondicionados devidamente. Opte por caixas herméticas de vidro, bem seladas, que não só garantem a segurança dos alimentos como são mais sustentáveis face às caixas de plástico. Coloque uma etiqueta com a data de congelação, para garantir que não passam muitos meses até que seja consumido.

Organizar a semana

Para facilitar a organização, imprima calendários semanais nos quais possa escrever as refeições de cada dia da semana, organizados por sopa, prato principal, sobremesa e bebida. Esta é uma tarefa que os mais novos adoram e onde têm a oportunidade de aprender sobre os pratos, a importância da água, da fruta e da sopa no dia-a-dia.

Cole este planeamento no frigorífico, por exemplo, para que toda a família tenha conhecimento. Na hora de ir ao supermercado, verifique o que necessita para confecionar o menu da semana, e elabore a lista de compra com os miúdos tendo em conta os produtos que ainda tem na despensa.

Tenha em casa tudo o que precisa para planear a semana

Alguns utensílios de cozinha podem facilitar a organização da semana, o planeamento das refeições e o dia-a-dia. As garrafas de água em aço, as caixas para conservação da comida em vidro adequadas para micro-ondas e formas de queques e tartes são alguns básicos que todos devemos ter em casa. Para poupar tempo na cozinha, opte por panelas e caçarolas que possam ir ao forno e à máquina de lavar e com revestimento antiaderente para que não seja necessário adicionar grandes quantidades de gordura na confeção dos pratos.

Visite a Feira da vida saudável a decorrer nas lojas Continente até 18 de maio e aproveite para conhecer alguns artigos de cozinha da marca Kasa ideais para ajudar no planeamento da ementa familiar.


O planeamento da ementa familiar tem muitos benefícios, pois não só pode ajudar a família a manter uma alimentação equilibrada como envolve os mais novos em tarefas que tem um peso muito importante no seu desenvolvimento e futuro.

Siga estas dicas, organize a sua despensa e comece já a preparar a ementa com a ajuda de todos. Se considera este artigo útil, aproveite e partilhe com os seus amigos e familiares. Coma bem e seja saudável.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Os benefícios e características do pêssego

Pelo seu aroma delicado e sabor irresistível, o pêssego tornou-se muito popular em todo o mundo. Devido à sua designação científica, Prunus...

Porco Ibérico: conheça esta carne tenra e suculenta

A carne de porco ibérico é proveniente de animais cruzados de raça ibérica pura finalizada com macho raça “duroc”. O cruzamento destas...

Queijo de Serpa: conheça tudo sobre este queijo DOP

O Queijo de Serpa é um queijo DOP (Denominação de Origem Protegida) com inspiração no queijo da Serra da Estrela. No entanto,...

Utensílios e facas que apreciadores de queijo devem ter em casa

Tábuas, facas de diversos feitios, raladores, bandejas, fondues… Não faltam utensílios ao serviço dos queijos. Se é um apreciador de queijo, conheça...

Beringelas Recheadas com Arroz de Tomate e Queijo Feta

Estas beringelas recheadas com arroz de tomate e queijo feta são uma receita rápida, saborosa e prática e o resultado deixa qualquer...