Inicio Casa e Família Decoração Dicas de jardinagem para um jardim de casa bonito na primavera

Dicas de jardinagem para um jardim de casa bonito na primavera

Ter o jardim de casa bonito e arranjado não é uma tarefa complicada. Existem, sim, uma série de cuidados a ter, para que as plantas se possam desenvolver nas melhores condições e para que todo o jardim fique com um aspeto bonito e cuidado.

Cuidados de jardinagem para um jardim bonito

1. Adaptar a quantidade e tipo de plantas às características do jardim

Se pretende dedicar algum tempo a cuidar do seu jardim de casa, é fundamental começar pelo planeamento. Adapte a quantidade de plantas às características do jardim, ou seja, à dimensão do terreno e às condições de sombra e exposição solar. É importante que escolha plantas de que gosta, mas é também necessário ter em consideração o tipo de terra que temos no jardim. Ter demasiadas plantas no mesmo espaço pode comprometer a sua qualidade e a beleza.

Espécies de plantas que se adaptam bem a jardins de casa

Existem plantas resistentes que vivem bem com luminosidade, mas que também aguentam condições mais adversas, como o frio, vento e chuva. Os catos são uma boa opção para jardins. Além de bonitos, são resistentes e não requerem muita manutenção, o que faz desta planta uma excelente alternativa para quem não tem muito tempo para se dedicar ao jardim. Ainda dentro das espécies que plantas que requerem poucos cuidados de manutenção, estão as suculentas. Muito apreciadas como decoração de casa, não necessitam de muita rega, e adaptam-se a vários climas, sendo plantas bastante fáceis de cuidar. 

A luca ou Yucca é uma planta bastante comum, que vive bem tanto em canteiros como em vasos. Aprecia solos mais secos e sol direto, o que faz com que não necessite de regas frequentes. São também muitas as pessoas que optam por plantar heras no jardim para forrar muros e até paredes. Esta é uma espécie versátil e que se adapta facilmente a vários climas. Apesar de se desenvolver melhor num clima quente de sol com sombra, resiste a tempo frio, a chuva e a geadas.

Também poderá dar preferência a plantas com flores e até a árvores de fruto, como a ameixeira, que não atinge grandes alturas, cresce em qualquer tipo de solo, adapta-se bem a jardins de pequena dimensão e é resistente a diversas condições climáticas.

2. Fazer a correta manutenção das plantas

Depois de escolhidas e plantadas as plantas, é importante saber como e quando fazer a sua manutenção, para que se desenvolvam fortes e saudáveis. Existem cuidados de manutenção que devem ser feitos ao longo de todo o ano, mas algumas estações requerem uma atenção maior.

A primavera requer cuidados especiais

Na primavera há sempre muito que fazer, ou não fosse esta a estação em que a natureza ganha mais vida e os jardins uma beleza maior, com a floração e frutificação das plantas. Os dias tornam-se maiores e as plantas requerem mais cuidados. Após um período frio e de chuva, é importante fertilizar as plantas em geral, para prepará-las para darem flores e frutos. Se faz compostagem, é na primavera que deve aproveitar para colocar o composto nas plantas do jardim de casa.

3. Dedicar tempo à limpeza do jardim

Nem todas as plantas precisam de uma poda completa para continuar o seu bom desenvolvimento. Contudo, de tempos em tempos, é importante aparar os excessos e partes secas. Este tipo de manutenção deve ser feito sobretudo na primavera e verão, pois são as estações mais quentes e onde é mais comum o aparecimento de folhas secas. Para remover as folhas secas e deixar o jardim tratado, utilize uma simples tesoura de jardim para cortar as folhas que estão nas plantas e apanhe as que já estão no chão.

4. Prevenir pragas

Se notar que as folhas estão comidas ou com aparência fora do normal, pode ser sinal de pragas de formigas, lagartas ou até fungos. Em jardins maiores, pode ser necessário a utilização de um pesticida, mas também pode recorrer a receitas caseiras capazes de livrar as plantas de espécies indesejáveis.

Com o aumento da temperatura e da humidade, as pragas e as doenças aparecem, mas são facilmente evitadas se as plantas estiverem nas condições ideais de luz e temperatura e alimentadas com um bom substrato, sendo que parte das pragas se combatem facilmente com métodos naturais.

Dedique algum tempo ao seu jardim de casa e aprecie a beleza das plantas quando tratadas com carinho e dedicação. Aproveite para partilhar este artigo com os seus amigos e familiares para que todos desfrutem dos seus espaços exteriores cuidados e bonitos.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Os melhores espumantes para as suas Festas

Chegamos ao mês do Natal e da passagem de ano. É o momento de fazer balanços, mas também de festejar por ter...

Tudo o que precisa saber sobre as couves

Por serem alimentos ricos a nível nutricional e com baixo valor calórico, as couves podem e devem fazer parte de uma alimentação...

Dicas para enfeitar a árvore de Natal

Acredita-se que a tradição de enfeitar árvores no Natal surgiu no século XVI na Alemanha, através de Martinho Lutero. Reza a lenda...

Conheça os chás e tisanas mais reconfortantes

O chá é apreciado por toda a gente e tem uma história que remonta a 3000 anos a.C. Beber uma chávena de...

Conheça o azeite Cinco soldos

Muito saudável e com um papel central na alimentação mediterrânica, o azeite está intrinsecamente ligado à nossa gastronomia. O Continente, ao reconhecer...