Inicio Casa e Família Decoração 7 dicas para preparar as suas plantas para o outono

7 dicas para preparar as suas plantas para o outono

Se queremos um jardim bonito e saudável no outono, devemos preparar-nos ainda antes do final do verão. Para manter as plantas saudáveis e garantir toda a beleza e esplendor bastam alguns cuidados simples, porém necessários.

Cuidados essenciais com as plantas no outono

1. Limpar o jardim

Tal como as limpezas entre estações que fazemos em casa, a limpeza do jardim é necessária para que as plantas criem resistência para aguentar bem o outono, altura em que as temperaturas são um pouco mais baixas, mas ainda agradáveis. Com uma correta limpeza, cria as condições perfeitas para que as plantas voltem a florescer na primavera.

Corte os ramos e as folhas murchas e secas. Elimine os ramos que cresceram muito e as ervas daninhas.

2. Preparar a terra

O outono é a estação ideal para preparar a terra. Trabalhe o terreno com pá e ancinho, de forma a revirar a terra. Provavelmente será necessário fertilizar a terra com adubo para que as plantas possam florescer de forma saudável. Uma terra ideal para cultivar precisa ser drenada e rica em nutrientes.

3. Tratar do relvado

Se tem uma área com relva natural, é altura de cuidar dela. Retire os restos de relva cortados que se acumulam sobre o relvado e que provocam falta de arejamento. Pode usar um escarificador para este fim. Reduza a rega, pois já não será preciso tanta água e se detetar lagartas no terreno, aplique inseticida.

4. Guardar os bolbos de verão

Muitos acham que quando as flores bulbosas secam é porque morreram. Mas não se engane, os bolbos no interior da terra ainda estão vivos, à espera do regresso da primavera. Por isso, não os deite fora e guarde-os para o próximo verão.

Quando a planta estiver seca, desenterre os bolbos, limpe bem todo o excesso de terra e armazene-os individualmente embrulhados em jornal. Guarde num local seco e arejado até que seja a época de semeá-los novamente.

5. Cuidar das árvores

Se tiver árvores no seu jardim, deve apará-las para que se mantenham saudáveis durante o outono. Faça o mesmo com arbustos e fique atento ao crescimento de alguma trepadeira que possa ter no jardim. Examine as folhas e veja se não é preciso aplicar algum fungicida.

Para além desses cuidados, é importante, durante o outono, recolher as folhas que caíram das árvores, pois servem de refúgio a insetos e parasitas prejudiciais às plantas.

6. Proteger as plantas dos primeiros dias frios

Se as suas plantas mais sensíveis ao frio estiverem num local descoberto e não as puder levar para dentro de casa, proteja-as. Pode usar plástico, papel ou vidro, desde que fiquem protegidas. No mercado existem opções para esta finalidade ou pode utilizar material que já tem em casa.

7. Plantar plantas e flores de outono

Cada estação tem as suas plantas e flores características. O outono é ideal para plantar hortênsias, margaridas, jarros, amores-perfeitos, cravos ou crisântemos. E, se quiser, plante plantas sem flores, mas que tenham folhas de cores diferentes para colorir o seu jardim.

O outono é uma nova estação, um novo ciclo que se inicia com as suas características inerentes. Basta manter os cuidados necessários antes e durante a estação, para que as suas plantas permaneçam fortes, belas e saudáveis.

Se gostou das nossas dicas sobre os cuidados que deve ter com as plantas no outono, partilhe com os seus amigos e familiares.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Os melhores espumantes para as suas Festas

Chegamos ao mês do Natal e da passagem de ano. É o momento de fazer balanços, mas também de festejar por ter...

Tudo o que precisa saber sobre as couves

Por serem alimentos ricos a nível nutricional e com baixo valor calórico, as couves podem e devem fazer parte de uma alimentação...

Dicas para enfeitar a árvore de Natal

Acredita-se que a tradição de enfeitar árvores no Natal surgiu no século XVI na Alemanha, através de Martinho Lutero. Reza a lenda...

Conheça os chás e tisanas mais reconfortantes

O chá é apreciado por toda a gente e tem uma história que remonta a 3000 anos a.C. Beber uma chávena de...

Conheça o azeite Cinco soldos

Muito saudável e com um papel central na alimentação mediterrânica, o azeite está intrinsecamente ligado à nossa gastronomia. O Continente, ao reconhecer...