Inicio Casa e Família Decoração Qual o difusor de aromaterapia ideal para si?

Qual o difusor de aromaterapia ideal para si?

A aromaterapia veio revolucionar o modo como ambientamos e perfumamos as nossas casas, mas será que sabemos qual o difusor de aromaterapia ideal para cada um de nós?

A aromaterapia trata-se de um ramo da fitoterapia que utiliza óleos essenciais e aromas específicos para impactar o nosso bem-estar. Apesar desta prática ser já milenar, apenas se tornou corrente e considerada terapêutica quando se descobriu uma forma de obter a destilação dos óleos essenciais.

Benefícios da aromaterapia  

Os benefícios da aromaterapia refletem-se a nível físico e mental e estão diretamente relacionados com a escolha dos óleos essenciais para cada ocasião. Esta técnica ancestral pode ajudar nos cuidados com a pele, cabelos e a relaxar o corpo e a mente.

A memória olfativa é muito poderosa e preponderante na forma como gerimos as nossas emoções e é nesse sentido que a aromaterapia atua. Alguns óleos essenciais estimulam o sistema nervoso, outros acalmam-no e alguns ainda ajudam a aumentar a concentração.

A aromaterapia parece ter um efeito no combate do stress, sendo apreciada pelo seu poder antidepressivo e calmante. Pode estimular o bom humor, aliviar a dor de cabeça ou enxaqueca e combater insónias. Em casos de rinite ou gripe, pode descongestionar as vias respiratórias.

Melhor difusor de aromaterapia para a sua casa

Existem diferentes formas de aplicar os óleos em si ou na sua casa. Pode colocar num lenço, usar numa massagem, num banho de imersão, numa compressa, por inalação de vapor ou num difusor.

Uma das formas mais eficazes de difundir os aromas pela casa de forma contínua e homogénea é através de um difusor de aromaterapia.

Que difusor de aromaterapia devo escolher?

Existem vários tipos de difusores para o lar. Os mais tradicionais, que utilizam uma chama para libertar o aroma, são de cerâmica ou em forma de vela aromática. Também existem os difusores de óleos essenciais elétricos, que libertam o aroma de forma automática. Estes permitem uma cadência programada e são mais seguros para a sua casa.

Os difusores elétricos de aromaterapia à base de ultrassons são também aconselhados, uma vez que não utilizam calor na produção de vapor. O calor pode prejudicar os óleos essenciais, fazendo com que perdessem alguma da sua eficácia.

Quais os prós e os contras dos vários tipos de difusores de aromaterapia?

Vapor

Este tipo de difusor tem um ventilador que sopra ar sobre uma almofada embebida nos óleos essenciais.

PROS: o preço é baixo, o seu tamanho é pequeno e podem ser facilmente transportados.

CONTRAS: as almofadas têm de ser trocadas frequentemente e os óleos podem não ficar bem distribuídos na sua vaporização.

Calor

Este tipo de difusor é semelhante ao da queima de uma vela aromática.

PROS: o preço é baixo e são silenciosos.

CONTRAS: o óleo evapora rapidamente e o calor diminui o efeito dos óleos essenciais.

Nebulização

Os difusores por nebulização não precisam de água. O atomizador liberta o óleo em larga escala.

PROS: forte concentração e cobre áreas maiores da casa.

CONTRAS: o preço é mais elevado, o óleo é gasto mais rapidamente e causa algum ruído.

Ultrassónico

O difusor ultrassónico usa água para dispersar os óleos essenciais como se fosse uma névoa fina pela divisão. O processo faz-se através da vibração da água, não recorrendo ao calor. Desta forma conserva melhor os efeitos terapêuticos dos óleos essenciais.

PROS: é silencioso, gasta o óleo lentamente e conserva toda a capacidade terapêutica dos óleos essenciais.

CONTRAS: necessita de ser limpo com alguma regularidade e não abrange espaços ou divisões maiores da sua casa.

Se pensa em comprar um difusor de aromaterapia, agora já tem toda a informação que precisa para decidir qual o ideal para si. Faça a melhor escolha e usufrua de todos os benefícios dos óleos essenciais.

Se este artigo o interessou, aproveite e partilhe a informação com os seus amigos através dos botões abaixo.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Os melhores espumantes para as suas Festas

Chegamos ao mês do Natal e da passagem de ano. É o momento de fazer balanços, mas também de festejar por ter...

Tudo o que precisa saber sobre as couves

Por serem alimentos ricos a nível nutricional e com baixo valor calórico, as couves podem e devem fazer parte de uma alimentação...

Dicas para enfeitar a árvore de Natal

Acredita-se que a tradição de enfeitar árvores no Natal surgiu no século XVI na Alemanha, através de Martinho Lutero. Reza a lenda...

Conheça os chás e tisanas mais reconfortantes

O chá é apreciado por toda a gente e tem uma história que remonta a 3000 anos a.C. Beber uma chávena de...

Conheça o azeite Cinco soldos

Muito saudável e com um papel central na alimentação mediterrânica, o azeite está intrinsecamente ligado à nossa gastronomia. O Continente, ao reconhecer...