Inicio Casa e Família Lazer 4 motivos pelos quais deve ter sempre livros para ler

4 motivos pelos quais deve ter sempre livros para ler

Desde pequenos que nos dizem que ler é importante. No entanto, ao longo da vida vamos tendo cada vez menos tempo para o fazer. Neste artigo, destacamos 4 grandes motivos pelos quais deve ter sempre livros para ler.

1. Ler livros desenvolve a criatividade e imaginação

Os hábitos de leitura contribuem para a formação intelectual e estruturação da imaginação. De igual forma, estimulam a sensibilidade, a reflexão, a criatividade e o espírito crítico, permitindo-nos trabalhar não só valências pessoais mas também profissionais, como a capacidade de aprendizagem ou de resolução de problemas .

2. Ler livros ajuda a desenvolver o pensamento crítico

A leitura relaciona-se também com a construção do pensamento. Ler de forma consistente ajuda a estruturar o pensamento com o objetivo de conceber naturalmente um começo, meio e fim de uma análise. Certifique-se, assim, que tem sempre livros para ler e que o faz de forma assídua.

3. Ler livros fomenta o conhecimento e cultura geral

Novos factos, ideias ou informação permitem-nos desenvolver um melhor discurso, encontrar soluções para os desafios do dia-a-dia e ter uma perspetiva mais abrangente do mundo que nos rodeia.

4. Ler livros proporciona momentos de prazer

Ler um bom livro é um momento agradável, e qualquer altura é boa para o fazer. Para além das vantagens ao nível do desenvolvimento pessoal e profissional, a leitura permite-nos relaxar, descontrair e “fugir” do nosso mundo por instantes.

Seja por uma questão de aprendizagem, desenvolvimento pessoal ou simplesmente por prazer, certifique-se de que tem sempre livros para ler. Experimente guardar um momento do seu dia para ler e disfrute de todos estes benefícios.

Que tal sugerir a leitura deste artigo a quem mais gosta? Partilhe de forma rápida e simples através dos links abaixo.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Melancia: tudo sobre esta fruta fresca de verão

Com as suas cores vibrantes, verde por fora, vermelha por dentro, com sementes pretas a salpicar a polpa sumarenta, a melancia é...

Tudo sobre o Queijo de Azeitão DOP

Para os amantes de queijos, o Queijo de Azeitão DOP é imperdível. Fique a conhecer este que é um dos mais conhecidos...

Amêijoas à Bulhão Pato

Se há prato que cai bem no verão são amêijoas à Bulhão Pato. Para quem gosta e ainda não tem a receita,...

4 alimentos probióticos que pode incluir na alimentação

Já aqui lhe falamos sobre o que são os alimentos probióticos e prebióticos, bem como os seus benefícios e diferenças. Neste artigo,...

Vinho e pescado: tudo para uma harmonização perfeita

Para quem aprecia uma boa refeição de peixe acompanhada de um bom vinho, dois fatores devem ser tidos em conta: o tipo...