Inicio Casa e Família Como fazer velas em casa?

Como fazer velas em casa?

Fazer velas em casa é bastante simples e pode ser o hobbie perfeito para fugir à azafama do dia a dia, das correrias e da rotina. Esta atividade permite reaproveitar restos de velas que tem por casa e dar uma segunda vida às sobras de velas que, muitas vezes, acabam por ser rejeitadas.

Os trabalhos manuais distraem-nos, permitem-nos desenvolver a nossa criatividade e criar produtos personalizados e com valor. Misture fragrâncias, cores, formas e aproveite para fazer uma decoração especial. Aproveite e ofereça as velas feitas por si a familiares e amigos no Natal.

Tudo o que precisa para fazer velas decorativas

Para fazer velas decorativas, deverá ter parafina. É um material acessível e que derrete rapidamente. Pode também arranjar cera de abelha ou cera de soja. Se tiver velas gastas em casa também as pode usar. Por último, vai precisar de uma tampa de metal para ser cortada e servir de base, uma corda de algodão para usar como pavio e um pau de espetada para ajudar a segurar o pavio.

Como preparar a área de trabalho?

  • Tenha um espaço limpo, amplo e protegido;
  • Espalhe folhas de jornal pelo espaço, para o proteger de derrames;
  • Tenha água morna com sabão sempre à mão, assim como uma toalha ou panos velhos;
  • Adquira tinta à base de óleo, óleos essenciais e aromas, bem como recipientes e jarros a gosto.

Passos a seguir para fazer as velas

  1. Para derreter a cera, deverá cortá-la em pedaços pequenos de tamanho igual para que possam derreter ao mesmo tempo. Também pode cortar a cera em aparas. Se tiver velas antigas, misture com a cera nova para render o mais possível;
  2. Coloque ao lume uma panela larga com água até ferver. O objetivo é colocar a cera a derreter em banho-maria, portanto use um tacho mais pequeno ou uma taça tipo Pyrex para colocar por cima da panela maior. Na taça, coloque os pedaços e aparas de cera;
  3. Para controlar bem a temperatura, utilize um termómetro de culinária. Se usar parafina, derreta-a entre os 50º e 60º. Já os pedaços de velas antigas derretem aos 85º;
  4. De seguida, adicione os corantes ou tintas. Misture tudo muito bem, tendo sempre cuidado com as quantidades;
  5. Faça uma base de latão para colar um pedaço de corda de algodão para servir de pavio. Para a base corte um círculo de uma tampa de metal. Coloque dentro do recipiente que vai receber a vela. Para ajudar a segurar o pavio, utilize um pau de espetada.
  6. Com cuidado, deite a cera no recipiente;
  7. Deixe arrefecer e endurecer durante 12 a 24 horas;
  8. Remova o pau e corte o excesso de pavio.

Aqui fica uma solução simples para fazer velas em casa. A seu gosto, com o tamanho que pretender e no recipiente que entender. Personalize as suas velas e já que estamos no Natal, ofereça-as!

ÚLTIMOS ARTIGOS

O que não cabe no seu carrinho, cabe no Mais Continente

Faça as compras no Continente de artigos que não se encontram em loja de forma cómoda e rápida. Nos quiosques do Mais Continente encontra mais de 1000 artigos.

Borrego marinado em ervas com batatinhas no forno

Faça um prato de borrego de forma rápida e delici-osa. Surpreenda num jantar ou almoço de família.

As peixarias Continente e o compromisso com a pesca sustentável

As 41 peixarias Continente são agora certificadas com os selos MSC e ASC. Fique a conhecer as diferenças entre as certificações.

Consumir produtos biológicos: sim ou não?

Conheça as vantagens do consumo de produtos biológicos e os benefícios que lhe pode trazer.

Tofu com Broa e Ervas

Tofu com Broa e ervas, uma receita tipicamente portuguesa adaptada a uma alimentação vegetariana. Receita prática e saborosa.