Inicio Casa e Família Lazer Saiba como fazer um cachecol em casa

Saiba como fazer um cachecol em casa

O tempo mais frio está a chegar e a mudança de guarda-roupa é, muitas vezes, necessária. Uma das peças de vestuário que regressam em força nas estações de outono e inverno é o cachecol. Maiores ou mais pequenos, coloridos ou de uma só cor, largos ou estreitos, há para todos os gostos e feitios.

Vamos, então, dar-lhe as dicas necessárias para poder tricotar um cachecol a seu gosto. Lembre-se que tricotar pode ser relaxante e pode ser feito em qualquer lugar, em casa, no jardim, no autocarro, onde quiser.

O tricot é baseado em dois pontos básicos. Assim que os consiga aprender, tem diversos padrões de pontos para usar. Comece por tricotar um cachecol simples.

Junte o material necessário para fazer o cachecol

Antes de começar a tricotar, junte todos os materiais necessários. Coloque de parte um novelo, uma tesoura normal e um par de agulhas.

O tipo de novelo

Para facilitar o início, use agulhas mais grossas e uma lã mais volumosa. Desta forma, vai poder tricotar com mais rapidez já que o manuseamento será mais fácil para si.

Pode usar novelos de lã diferentes ou então usar o mesmo novelo durante todo o trabalho para facilitar. Aproveite para usar um novelo de linha mesclada para ter um cachecol multicolor. Compre cerca de 180 metros e vai ver que não será demais.

As agulhas

Pode escolher trabalhar com agulhas mais grossas ou mais finas. As primeiras vão produzir pontos mais largos e as segundas vão originar pontos mais fechados. A escolha vai depender do resultado que vai desejar ver.

Sente-se confortavelmente

Por norma, quem faz tricô fica muitas horas sentado. Portanto, é importante estar sentado numa posição confortável. Escolha um local bem iluminado e que tenha espaço para movimentar as agulhas e os braços sem bater em nenhum obstáculo.

Prender o fio na agulha de tricotar

O primeiro passo a dar é saber como prender o fio na agulha de trico. Ou seja, fazer o laço inicial. Coloque o novelo à sua frente, a uma distância de um braço esticado. Deixe uns 40 centímetros de fio de fora. Segure o fio com a sua mão esquerda, passando-o pelas costas da sua mão, através do dedo polegar e por fora do dedo indicador.

De seguida, pegue na sua agulha, comece por passar por trás da sua mão, no espaço entre o polegar e o indicador, por baixo da linha que passa nesse espaço. Depois, passa por cima do fio que está a passar na palma da mão, ficando uma forma de triângulo. Continua a trabalhar com a agulha, para passá-la por baixo do fio entre o polegar e o indicador. Faça este gesto 10 vezes, para ter dez laçadas iniciais.

E assim começa a fazer o seu cachecol em tricô de forma simples. Como está a iniciar-se no mundo do tricot, sugerimos que comece com um cachecol pequeno. Se trabalhar com um fio médio e agulhas de 5 a 6 milímetros de diâmetro, serão precisas 30 a 40 laçadas iniciais.

Vá fazendo o tricot com o número de carreiras suficientes para conseguir ter um cachecol à medida que pretende. Deixe um espaço de 15 centímetros entre o cachecol e a tesoura para que fique uma boa sobra de fio e corte-o. O objetivo é não cortar junto ao cachecol.

Para esconder as pontas soltas, use uma agulha de crochê. Evite rematar trabalhos de tricô com nós.

Quanto mais vezes fizer trabalhos simples de tricô, mais prática adquire, o que lhe permite ir evoluindo. Para já, fica com um cachecol da sua autoria para passar um inverno mais quente e personalizado.

Se gostou das nossas dicas, porque não partilhá-las com quem mais gosta?

ÚLTIMOS ARTIGOS

O que não cabe no seu carrinho, cabe no Mais Continente

Faça as compras no Continente de artigos que não se encontram em loja de forma cómoda e rápida. Nos quiosques do Mais Continente encontra mais de 1000 artigos.

Borrego marinado em ervas com batatinhas no forno

Faça um prato de borrego de forma rápida e delici-osa. Surpreenda num jantar ou almoço de família.

As peixarias Continente e o compromisso com a pesca sustentável

As 41 peixarias Continente são agora certificadas com os selos MSC e ASC. Fique a conhecer as diferenças entre as certificações.

Consumir produtos biológicos: sim ou não?

Conheça as vantagens do consumo de produtos biológicos e os benefícios que lhe pode trazer.

Tofu com Broa e Ervas

Tofu com Broa e ervas, uma receita tipicamente portuguesa adaptada a uma alimentação vegetariana. Receita prática e saborosa.