Inicio Casa e Família Lazer 5 jogos de cartas que todos adoram

5 jogos de cartas que todos adoram

Para momentos de convívio e diversão com quem mais gosta, um baralho de cartas pode ser o suficiente. Existem vários jogos de cartas que todos adoram e que são muito simples. Junte a família num ambiente descontraído e confortável e passem bons momentos de diversão à volta da mesa. Se já tem o baralho de cartas à mão, fique a conhecer alguns jogos que prometem bons serões.

Junte a família para estes jogos de cartas que todos adoram

Sueca

A Sueca é um clássico dos jogos de cartas e está desenhado para quatro jogadores de cada vez, formado por duas equipas de dois jogadores. O objetivo do jogo passa por obter mais de 60 pontos, metade do total de pontos máximo, fazendo o maior número possível de vazas para ganhar o risco. No final, a dupla que ganhar o jogo é a que conseguir atingir primeiro o número de riscos pré-definido.

Para jogar a Sueca, devem ser retiradas as cartas 8, 9 e 10 do baralho e a ordem das cartas, da mais valiosa para a que tem menos valor, é a seguinte: Às, 7, Rei, Valete, Dama, 6, 5, 4, 3 e 2. Depois do trunfo escolhido, o baralho é distribuído igualmente por cada jogador, de forma a que cada um tenha 10 cartas na mão.

Como jogar?

O jogador que dá início à partida deve colocar uma carta na mesa, que definirá o naipe que todos deverão assistir nessa ronda. Depois de todos os jogadores terem colocado a sua carta na mesa, o que tiver jogado a carta mais alta ganha a vaza.

Assim que ganhar a vaza, o conjunto de quatro cartas deverá ser virado para baixo, e colocado junto de um dos jogadores da equipa que ganhou a vaga. Essa equipa dá início a uma nova ronda, colocando uma carta na mesa.

Se durante a ronda algum jogador não tiver uma carta do naipe da puxada, terá de colocar uma carta com outro naipe. Se corresponder ao naipe do trunfo, o jogo irá para este jogador, exceto se outro jogador cortar com outra carta de trunfo superior à primeira.

É importante lembrar que, na Sueca, o trunfo é sempre superior a qualquer carta de outro naipe, por menor que seja.

Burro

Este é dos jogos de cartas mais simples e divertidos para jogar em grupo e mesmo com crianças. São distribuídas cinco cartas por jogador, sendo que o jogo pode ser jogado com um mínimo de dois jogadores e um máximo de seis. As restantes cartas do baralho são colocadas no centro da mesa viradas para baixo. O jogador que estiver à esquerda de quem distribui, começa a jogar, colocando uma carta na mesa. O jogador seguinte deve jogar com uma carta do mesmo naipe. Se não tiver para assistir, deve tirar cartas do baralho até encontrar uma do mesmo naipe que foi jogado. O jogador que colocou a carta de maior valor inicia uma nova jogada. Qual é o objetivo? É ficar sem cartas na mão.

Pesca ou Peixinho

O jogo da Pesca ou Peixinho requer um mínimo de dois jogadores e o objetivo passa por agrupar 4 cartas do mesmo valor (4 Reis ou 4 Ases ou 4 Biscas, por exemplo), sendo que os Jokers são retirados. Cada jogador começa com 7 cartas, se forem apenas dois jogadores, ou 5 cartas, no caso de serem mais jogadores. As restantes cartas são espalhadas na mesa viradas para baixo. As regras são simples: depois de receberem as cartas, o primeiro a jogar questiona o jogador à sua esquerda se tem na mão uma carta de determinado valor como, por exemplo, Damas. Se tiver, terá de entregar a carta pedida, e todas as que forem desse valor, e quem a pediu continua o jogo. Se não tiver, o jogador que pediu a carta vai à pesca, ou seja, tira uma carta da mesa. Se sair uma igual ao valor que tinha sido pedido ou se fizer peixinho (juntar 4 cartas do mesmo valor), continua a jogar. Caso contrário, o jogador da sua esquerda continua o jogo e repete o mesmo procedimento. O objetivo passa por converter todas as cartas em peixinhos e, quem fizer o maior número de grupos de quatro cartas é vencedor.

Detetive

Este jogo é muito divertido e quantas mais pessoas participarem, mais animado é. Os jogadores devem estar em círculo e as cartas do baralho são distribuídas igualmente por cada jogador. De seguida, devem-se identificar as cartas que representam o Detetive (Rei de espadas, por exemplo), o Assassino (Ás de espadas, por exemplo) e as vítimas (todas as restantes cartas). O objetivo do assassino passa por “matar” todas as vítimas sem que o detetive o identifique. Para “matar” uma vítima, basta que o assassino pisque o olho a essa pessoa e, se for uma vítima, deve mostrar as cartas e dizer “morri”. Já o detetive tem como missão encontrar o assassino e, por isso, estará atento a todos os movimentos durante o jogo. O jogo termina quando o detetive identificar o assassino e der ordem de prisão, ou quando o assassino conseguir “matar” todos os jogadores.

Keims

Neste jogo, os jogadores são divididos em equipas de dois, no qual os elementos da equipa devem estar frente a frente. Cada jogador recebe 4 cartas e são ainda colocadas 4 cartas no centro da mesa com os seus valores virados para cima. O objetivo do jogo passa por juntar 4 cartas do mesmo valor e naipes diferentes.

Quando começa o jogo conta-se até 3 e os jogadores são autorizados a trocar cartas com a mesa, recolhendo uma carta da mesa e descartando uma que tem na mão. Se na mesa sobrarem apenas cartas que nenhum jogador quer, as 4 cartas são descartadas e substituídas por outras do baralho. As trocas de cartas continuam até um jogador conseguir ter 4 cartas do mesmo valor na mão. Nesse momento faz um sinal ao jogador da sua equipa, sinal esse previamente combinado, e grita “KEIMS”, ganhando 1 ponto para a sua equipa. Se, porventura, algum jogador de outra equipa perceber que um jogador está a fazer o conjunto de 4 cartas pode gritar “CORTA”, terminando a partida. O jogador deve mostrar as cartas que tinha na mão. Se de facto já tinha o conjunto pronto, então a equipa que gritou “CORTA” ganha 1 ponto, mas, caso nenhum dos jogadores da equipa tenha as 4 cartas, então é essa dupla que ganha o ponto.

Desfrute de bons momentos à volta da mesa com estes jogos que envolvem estratégia e diversão. São jogos de cartas que agradam a todos e, por isso, porque não aproveita para os partilhar com os seus amigos e familiares?

ÚLTIMOS ARTIGOS

Que tipo de vinhos escolher para pratos de carne?

Quem aprecia uma boa refeição sabe que a bebida que a acompanha é, muitas vezes, tão importante quanto a própria refeição. Um...

Como registar animais de estimação

Ter um animal de estimação é, sem dúvida, um privilégio. No entanto, trata-se de uma decisão que não deve ser tomada de...

Dicas para uma melhor higiene oral

Certamente já ouviu dizer que “É melhor prevenir do que remediar”. No que diz respeito à saúde, este ditado torna-se ainda realista.

Descubra as cápsulas de café Continente Seleção

Sabia que o café teve a sua origem na Etiópia? Reza a lenda que enquanto um pastor passeava as suas cabras nos...

Hambúrgueres com Molho de Cogumelos

Se é amante de hambúrgueres, porque não juntar molho de cogumelos? Experimente esta receita e delicie-se com o resultado.