Inicio Casa e Família Poupança 5 medidas para poupar o seu dinheiro

5 medidas para poupar o seu dinheiro

Poupar dinheiro é a melhor forma de garantir alguma segurança económica nos momentos de instabilidade a que todos estamos sujeitos.

Nesse sentido, deixamos cinco dicas para, sem grandes engenharias financeiras, guardar algum dinheiro, assegurando um pé de meia que pode ser útil, tanto para um imprevisto, ou para um investimento futuro.

Consolide os seus créditos

Se tem vários créditos, como por exemplo um crédito automóvel, um crédito de habitação e ainda um crédito pessoal, saiba que pode poupar dinheiro se juntar todos os créditos num só, através da consolidação de créditos. Trata-se de uma forma de poupança imediata, uma vez que os encargos mensais com créditos diminuem.

Utilize o plano de entregas na sua poupança

Uma das regras fundamentais em termos de poupança é, em primeiro lugar, pagar-se a si próprio. Ou seja, deve encarar a poupança como um pagamento a si próprio, tal como assume o compromisso de pagar a água, a luz e o gás. Esta poupança deve ser feita logo no início do mês e não com o que sobra mensalmente. Para ajudar nesta tarefa, os bancos dispõem de um serviço que automaticamente, no dia escolhido por si, transfere um determinado montante para a sua poupança.

Controle os seus gastos e receitas

Organizar as finanças pessoais nem sempre é tarefa fácil, mas existem várias ferramentas e aplicações que o podem ajudar a fazer esse controlo. Há aplicações informáticas que o ajudam a manter as suas finanças em ordem, permitindo definir objetivos mensais e dando conhecimento em tempo real da sua situação financeira: dos seus hábitos de consumo ao estado das suas poupanças.

Faça uso dos débitos diretos

Os débitos diretos, para além de lhe pouparem tempo e trabalho, são uma excelente ferramenta para manter as suas contas em dia. Com o seu dinheiro a ser debitado diretamente evita eventuais esquecimentos e consequentes taxas adicionais ou coimas. Mas, mesmo assim, confira sempre as suas faturas e extratos bancários.

Dicas para poupar dinheiro na alimentação

Comer em casa é sempre uma opção mais em conta do que fazer refeições fora. No entanto, deve controlar bem os produtos que adquire para evitar gastos desnecessários. A Direção-Geral da Saúde (DGS) tem ao dispor um conjunto de orientações na área da alimentação, com conselhos bastante práticos para a elaboração de listas de compras e para manter hábitos saudáveis às refeições.

Para além destas cinco dicas, entre muitas outras que pode seguir, há uma que seguramente o ajudará. Falamos do Cartão Continente.

Aproveite diariamente os benefícios deste cartão em todas as superfícies comerciais Continente, Continente Modelo e Continente Bom Dia, lojas Meu Super e nos supermercados Go Natural.

Este cartão também pode ser utilizado nos postos Galp aderentes, dando-lhe descontos em combustível. E se aderir ao Plano Galp Continente, pode usufruir de descontos adicionais na sua fatura de eletricidade e gás natural.

Mas os descontos exclusivos não se ficam por aqui. O Cartão Continente permite-lhe descontos nas lojas MO e Zippy, onde pode encontrar vestuário para toda a família. Encontre todos os benefícios no site do Cartão Continente.

Todos queremos poupar dinheiro, todos queremos as melhores dicas para o fazer. Por isso mesmo, ajude os seus familiares e amigos mais próximos a fazê-lo. Use os botões abaixo e partilhe nas suas redes sociais.

ÚLTIMOS ARTIGOS

3 compotas fáceis e deliciosas para o outono

Agora que estamos no outono, há várias receitas que nos dão prazer a fazer e posteriormente a comer. A compota é uma...

Sopa da Pedra Rápida

A sopa da pedra é uma das sopas mais típicas da cozinha portuguesa. Apresentamos-lhe a receita com toda a informação necessária para...

O que é a intolerância à lactose?

De acordo com a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, a intolerância à lactose afeta cerca de um terço da população portuguesa. Saiba o...

Bolo de Peras e Gengibre

A combinação entre a pera Rocha e o gengibre é absolutamente deliciosa! Experimente fazer esta receita de bolo de pera Rocha e...

Conheça as massas de leguminosas e cereais Continente Equilíbrio

A marca Continente Equilíbrio foi renovada recentemente para que pudesse oferecer uma gama de produtos nutricionalmente ainda mais equilibrados. Melhorias foram feitas...