Inicio Casa e Família Como ser produtivo a trabalhar a partir de casa?

Como ser produtivo a trabalhar a partir de casa?

Trabalhar a partir de casa pode ser uma solução de recurso, mas não precisa de ser um quebra-cabeças. O trabalho remoto é cada vez mais incentivado pelos colaboradores e tem mostrado que, se for bem executado, pode produzir bons resultados.

Entre outros benefícios, trabalhar a partir de casa permite dedicar mais tempo aos nossos hobbies e família, pelo tempo que poupamos nas deslocações. Em alguns casos, vêem-se melhorias no foco em determinadas tarefas, podem existir mais cuidados com a alimentação pelas refeições serem feitas em casa e o conforto é inigualável.

Mas, para que isso se reflita, é importante adotar algumas boas práticas que ajudem a garantir a produtividade e os bons resultados.

Dicas para ser produtivo a trabalhar a partir de casa

Crie uma rotina de trabalho

Dicas para trabalhar em casa: crie rotinas

Ter disciplina e uma rotina de trabalho produtiva é um elemento chave para manter a sanidade. Mesmo estando a trabalhar em casa, deve manter uma rotina semelhante à que teria se saísse para o escritório.

Acorde e comece o dia com o despertador

Evite deitar-se muito tarde durante a semana, uma vez que terá mais dificuldade em sair da cama cedo, assim que o despertador tocar. Marque o seu despertador para uma hora que lhe permita ter tempo para começar o dia de forma tranquila, antes de se sentar em frente ao computador.

Faça a cama e arrume o quarto

Mesmo ficando em casa, deve fazer a cama todos os dias como se fosse sair. Esta prática dá uma sensação de concretização de tarefas e, na hora de deitar, renova o sentido do dia concluído.

Não fique de pijama ou fato de treino

Apesar de tentador, trabalhar de pijama ou fato de treino não é uma boa prática. Para além de podermos ser surpreendidos com uma reunião por videochamada a qualquer momento, ficar de pijama ou fato de treino cria uma espiral de menor cuidado com a aparência e, acima de tudo, com o nosso estado de espírito. Vista-se de forma confortável, mas com algum cuidado. A autoestima e predisposição para seguir o dia será bem maior.

Defina um espaço específico para trabalhar

Dicas para trabalhar em casa: defina um espaço de trabalho

A nossa mente prega-nos algumas partidas. Sabendo disso, temos de a influenciar a nosso favor. Quando vamos para o nosso local de trabalho, mentalizamo-nos de que vamos efetivamente trabalhar. O mesmo terá de acontecer em casa.

É por isso importante definir um espaço em casa destinado ao trabalho. Isso não impede que possa pontualmente estar noutros locais da casa, mas se existir um espaço que considere a sua mesa de trabalho, será mais fácil manter a rotina.

O espaço deve ser confortável, de forma a conseguirmos manter o foco nas tarefas a desenvolver. Invista numa cadeira que beneficie a sua postura e em equipamento que lhe dê prazer de usufruir todos os dias.

Estruture uma lista de prioridades

Dicas para trabalhar em casa: estruture uma lista de prioridades

Para que trabalhar a partir de casa não se torne um caos, é importante ter alguma organização. Mantenha a sua agenda atualizada e defina uma lista de prioridades para o dia. Organize o seu dia em espaços de tempo, com o que espera concluir nos mesmos. Mantenha essa agenda sincronizada com a sua equipa de trabalho ou elementos que interagem consigo de forma a melhorar a comunicação e a gestão de trabalho.

Para não começar o dia com uma sensação de assoberbamento, planeie a semana ou cada dia com antecedência. Todos sabemos que imprevistos acontecem e que situações de urgência podem surgir, no entanto, se mantiver uma lista de prioridades feita de véspera e a concretizar, a sensação de “trabalho concluído” será real.

Defina horários de trabalho

Dicas para trabalhar em casa: definir horários de trabalho

Um dos maiores erros que podemos cometer quando trabalhamos a partir de casa é não definir períodos de trabalho. Muitas vezes acabamos por trabalhar mais horas do que quando estamos no escritório. Isto porque os horários se diluem entre o que é o espaço profissional e o pessoal.

Faça pausas regulares ao longo do dia para se restabelecer e manter a sua mente cuidada. Estabeleça horários de trabalho para que consiga manter a disciplina e não sentir que o trabalho está a invadir o seu tempo pessoal, e reserve sempre tempo para atividades de lazer.

Se está a trabalhar a partir de casa, certifique-se de que põe em prática estas dicas. As horas de trabalho serão mais produtivas e permitirá dedicar tempo a outras atividades, à sua família e aos seus animais de estimação.

Se acha que este artigo pode ser útil para os seus amigos e familiares que estejam na mesma situação, partilhe nas suas redes sociais através dos botões abaixo.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Que tipo de vinhos escolher para pratos de carne?

Quem aprecia uma boa refeição sabe que a bebida que a acompanha é, muitas vezes, tão importante quanto a própria refeição. Um...

Como registar animais de estimação

Ter um animal de estimação é, sem dúvida, um privilégio. No entanto, trata-se de uma decisão que não deve ser tomada de...

Dicas para uma melhor higiene oral

Certamente já ouviu dizer que “É melhor prevenir do que remediar”. No que diz respeito à saúde, este ditado torna-se ainda realista.

Descubra as cápsulas de café Continente Seleção

Sabia que o café teve a sua origem na Etiópia? Reza a lenda que enquanto um pastor passeava as suas cabras nos...

Hambúrgueres com Molho de Cogumelos

Se é amante de hambúrgueres, porque não juntar molho de cogumelos? Experimente esta receita e delicie-se com o resultado.