Inicio Casa e Família Como ser produtivo a trabalhar a partir de casa?

Como ser produtivo a trabalhar a partir de casa?

Trabalhar a partir de casa pode ser uma solução de recurso, mas não precisa de ser um quebra-cabeças. O trabalho remoto é cada vez mais incentivado pelos colaboradores e tem mostrado que, se for bem executado, pode produzir bons resultados.

Entre outros benefícios, trabalhar a partir de casa permite dedicar mais tempo aos nossos hobbies e família, pelo tempo que poupamos nas deslocações. Em alguns casos, vêem-se melhorias no foco em determinadas tarefas, podem existir mais cuidados com a alimentação pelas refeições serem feitas em casa e o conforto é inigualável.

Mas, para que isso se reflita, é importante adotar algumas boas práticas que ajudem a garantir a produtividade e os bons resultados.

Dicas para ser produtivo a trabalhar a partir de casa

Crie uma rotina de trabalho

Dicas para trabalhar em casa: crie rotinas

Ter disciplina e uma rotina de trabalho produtiva é um elemento chave para manter a sanidade. Mesmo estando a trabalhar em casa, deve manter uma rotina semelhante à que teria se saísse para o escritório.

Acorde e comece o dia com o despertador

Evite deitar-se muito tarde durante a semana, uma vez que terá mais dificuldade em sair da cama cedo, assim que o despertador tocar. Marque o seu despertador para uma hora que lhe permita ter tempo para começar o dia de forma tranquila, antes de se sentar em frente ao computador.

Faça a cama e arrume o quarto

Mesmo ficando em casa, deve fazer a cama todos os dias como se fosse sair. Esta prática dá uma sensação de concretização de tarefas e, na hora de deitar, renova o sentido do dia concluído.

Não fique de pijama ou fato de treino

Apesar de tentador, trabalhar de pijama ou fato de treino não é uma boa prática. Para além de podermos ser surpreendidos com uma reunião por videochamada a qualquer momento, ficar de pijama ou fato de treino cria uma espiral de menor cuidado com a aparência e, acima de tudo, com o nosso estado de espírito. Vista-se de forma confortável, mas com algum cuidado. A autoestima e predisposição para seguir o dia será bem maior.

Defina um espaço específico para trabalhar

Dicas para trabalhar em casa: defina um espaço de trabalho

A nossa mente prega-nos algumas partidas. Sabendo disso, temos de a influenciar a nosso favor. Quando vamos para o nosso local de trabalho, mentalizamo-nos de que vamos efetivamente trabalhar. O mesmo terá de acontecer em casa.

É por isso importante definir um espaço em casa destinado ao trabalho. Isso não impede que possa pontualmente estar noutros locais da casa, mas se existir um espaço que considere a sua mesa de trabalho, será mais fácil manter a rotina.

O espaço deve ser confortável, de forma a conseguirmos manter o foco nas tarefas a desenvolver. Invista numa cadeira que beneficie a sua postura e em equipamento que lhe dê prazer de usufruir todos os dias.

Estruture uma lista de prioridades

Dicas para trabalhar em casa: estruture uma lista de prioridades

Para que trabalhar a partir de casa não se torne um caos, é importante ter alguma organização. Mantenha a sua agenda atualizada e defina uma lista de prioridades para o dia. Organize o seu dia em espaços de tempo, com o que espera concluir nos mesmos. Mantenha essa agenda sincronizada com a sua equipa de trabalho ou elementos que interagem consigo de forma a melhorar a comunicação e a gestão de trabalho.

Para não começar o dia com uma sensação de assoberbamento, planeie a semana ou cada dia com antecedência. Todos sabemos que imprevistos acontecem e que situações de urgência podem surgir, no entanto, se mantiver uma lista de prioridades feita de véspera e a concretizar, a sensação de “trabalho concluído” será real.

Defina horários de trabalho

Dicas para trabalhar em casa: definir horários de trabalho

Um dos maiores erros que podemos cometer quando trabalhamos a partir de casa é não definir períodos de trabalho. Muitas vezes acabamos por trabalhar mais horas do que quando estamos no escritório. Isto porque os horários se diluem entre o que é o espaço profissional e o pessoal.

Faça pausas regulares ao longo do dia para se restabelecer e manter a sua mente cuidada. Estabeleça horários de trabalho para que consiga manter a disciplina e não sentir que o trabalho está a invadir o seu tempo pessoal, e reserve sempre tempo para atividades de lazer.

Se está a trabalhar a partir de casa, certifique-se de que põe em prática estas dicas. As horas de trabalho serão mais produtivas e permitirá dedicar tempo a outras atividades, à sua família e aos seus animais de estimação.

Se acha que este artigo pode ser útil para os seus amigos e familiares que estejam na mesma situação, partilhe nas suas redes sociais através dos botões abaixo.

ÚLTIMOS ARTIGOS

4 ideias de prendas de Natal para fazer em casa

Caminhamos a passos largos para o Natal e a lista de prendas começa a ser feita. E porque não, neste Natal, oferecer...

As propriedades nutricionais dos frutos secos para o seu Natal

O Natal está a chegar e com ele o aumento significativo do consumo dos chamados frutos secos. Estão presentes na maioria das...

Renove a sua decoração de outono/inverno com as novas coleções Kasa.

Os dias cinzentos, com chuva e frio chegaram. O verão já lá vai, o calor também, e o tempo que passamos em...

Lasanha de Bacalhau com Espinafres

Para si que gosta de bacalhau, trazemos-lhe uma receita de lasanha de bacalhau. Se gosta muito de lasanha, então esta receita vai...