Inicio Casa Família 6 dicas para um bom churrasco em família

6 dicas para um bom churrasco em família

Quem é que não aprecia um bom churrasco em família ou com amigos? É um daqueles momentos que nos fica sempre na memória.

À primeira vista parece muito fácil. Basta atear o lume e colocar os alimentos na grelha. Mas há truques que podem tornar o seu churrasco ainda melhor. Foi a pensar em si e para si que encontrámos 6 dicas para um bom churrasco em família ou com amigos. Vamos começar?

Brasas quentes

Esta dica promete ser das mais importantes. Antes de começar a colocar os alimentos na grelha, deve ter em atenção se as brasas estão bem quentes. Isso irá permitir que o choque térmico atue de forma mais consistente nos alimentos.

Cada alimento no seu lugar

Cada alimento tem o seu tempo de cozedura. O peixe leva menos tempo a grelhar do que a carne, por exemplo. Então o truque será colocar o alimento que assa mais depressa na zona mais intensa de calor. Já os alimentos que levam mais tempo a assar devem ficar na grelha com menos intensidade.

Por exemplo, o peixe ficaria na zona mais intensa e a carne na zona mais fraca. Desta forma, a carne tem tempo de grelhar devidamente, sem ficar queimada por fora e crua por dentro.

Sal

Sal é tudo o que precisa para grelhar o seu peixe, mas o truque é colocar o sal apenas minutos antes do peixe ser grelhado. Desta forma, evitamos que o peixe seque.

Pimentos

Já assou pimentos? Conseguiu tirar a “pele” facilmente? Os pimentos assados que não podem faltar num bom churrasco. Mas tirar a “pele” nem sempre é fácil.

Experimente colocar os pimentos num recipiente tapado com filme plástico depois de assados. Deixe 5 minutos a repousar. Verá que depois a “pele” do pimento começa a soltar-se facilmente.

Gordura

O consumo de gordura deve ser evitado. Mas, no caso da carne, é importante que mantenha a gordura durante o seu churrasco. A carne ficará muito mais apetitosa porque ajuda a preservar a humidade da mesma.

Pode e deve depois retirar a gordura quando for consumir a carne.

Tomilho

Quando estamos a fazer um churrasco, o tomilho é aquele tempero que fica sempre bem. A razão é simples. Ao contrário dos outros temperos mais frágeis como a salsa, hortelã ou coentros, o tomilho aguenta bem o calor.

Pode na mesma usar as outras ervas, mas recomenda-se que o faça apenas no final e depois de retirar os alimentos da grelha.

Certamente verá resultados imediatos com estas dicas que vão tornar o seu churrasco ainda melhor. Já agora, se tem amigos a quem estas dicas poderiam dar jeito, partilhe com eles este artigo.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Batido na taça de banana, framboesas e aveia

O batido na taça, ou smoothie bowl, é um pequeno almoço fresco e delicioso. Mais consistente do que um batido de beber,...

4 tipos de sacos de pano para reduzir o plástico no dia-a-dia

A quantidade de plástico descartado todos os dias é significativa e, com a crescente consciencialização, a procura por alternativas mais sustentáveis começa...

As características e origem do queijo Serra da Estrela

O queijo da Serra da Estrela DOP é o mais antigo de todos os queijos portugueses, sendo hoje reconhecido a nível internacional...

Continente reforça produtos portugueses para apoiar produtores

Num momento crítico, desencadeado pelo surto do novo coronavírus, declarado como pandemia mundial, ajudar os produtores portugueses no escoamento de produtos essenciais...

Como fazer o planeamento da ementa semanal familiar

Fazer o planeamento de uma ementa semanal para toda a família pode ser muito vantajoso. Permite organizar melhor a semana, adotar hábitos...