Inicio Continente Sociedade e Ambiente Continente reforça produtos portugueses para apoiar produtores

Continente reforça produtos portugueses para apoiar produtores

Num momento crítico, desencadeado pelo surto do novo coronavírus, declarado como pandemia mundial, ajudar os produtores portugueses no escoamento de produtos essenciais é um dos objetivos do Continente, que pretende alargar a sua rede através da integração de novos membros no Clube de Produtores Continente.

Continente alarga rede de produtores nacionais

Para ajudar a produção nacional no escoamento de produtos nesta fase crítica, o Continente integrou em apenas 2 semanas, 40 novos membros no Clube de Produtores Continente (CPC) e aumentou em cinco milhões de euros as compras de bens agroalimentares no 1º trimestre de 2020.

Frutas e legumes

As vendas de produtos portugueses nas lojas Continente têm aumentado progressivamente, sendo que no último ano foram adquiridas mais de 92 mil toneladas de frutas e legumes, dos quais se destacam:

  • 16 mil toneladas de citrinos do Algarve;
  • 9 mil toneladas de maçãs de Alcobaça e da Beira Alta;
  • 5 mil toneladas de pera Rocha do Oeste;
  • 13 mil toneladas de legumes para sopa;
  • 10 mil toneladas de batatas, alhos e cebolas.

Talho

No que diz respeito ao talho, o Continente contactou proativamente produtores de carne e associações do sector para escoamento do excesso de produção e, assim, adquiriu mais 1.500 toneladas de carne nacional nos três primeiros meses deste ano do que em 2019. Na carne de bovino, especificamente, a marca triplicou o valor comprado a produtores nacionais e, do total de frango disponível nas lojas, 92% é de origem nacional.

Pescado

Já o pescado é adquirido diariamente em 14 lotas portuguesas e, em 2020, essas compras já atingiram um volume superior a 550 toneladas. Adicionalmente, o Continente aumentou em mais de 50% as compras de espécies como robalo, dourada, pregado e truta a projetos nacionais de aquacultura. Este valor continuará a crescer significativamente, já que a marca está a participar no desenvolvimento de um projeto de aquacultura nacional, que produzirá cerca de 1.200 toneladas de dourada portuguesa a partir do 2º semestre do ano.

Charcutaria e Padaria

Adicionalmente, foram ainda adquiridas mais de 15 mil toneladas de queijos produzidos em Portugal, correspondentes a cerca de 150 milhões de litros de leite recolhidos em todo o País e 4 mil toneladas de trigo do Alentejo, cuja farinha é utilizada diariamente para produzir pão fresco nas lojas Continente.

Aposta em produtos nacionais de excelência

O objetivo do Clube de Produtores Continente é disponibilizar produtos nacionais de excelência aos clientes, resultantes de um trabalho de parceira com os produtores, com suporte em conhecimento técnico-científico e que permite alinhar a oferta às tendências de consumo.

O Clube pretende ainda apoiar a produção local, os produtores de pequena escala, abastecendo algumas lojas da cadeia de retalho Continente com uma oferta de “Produtos da Região”. 

A Distribuição Alimentar foi identificada como um serviço crítico pelo Governo e o Continente está consciente da sua responsabilidade para com o país, garantindo que cumpre todas as orientações da Direção Geral de Saúde e do Ministério da Economia.

Neste período crítico, é fundamental manter uma proximidade entre os produtores portugueses, as cadeias de retalho, e o consumidor final através da escolha e compra destes produtos.

Para apoiar a produção nacional, o Continente desenvolveu também uma Feira de Queijos especificamente destinada a produtos portugueses provenientes de pequenos produtores de queijo. Conheça alguns queijos portugueses em destaque na feira e privilegie a escolha destes produtos.

Partilhe este artigo nas redes sociais através dos botões abaixo para que mais pessoas fiquem sensibilizadas para a importância do apoio à produção nacional em tempo de pandemia.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Conheça a nova edição limitada dos doughnuts Dunkin’ dedicada ao verão

Está disponível uma nova edição limitada de doughnuts da marca Dunkin’, com 4 unidades de sabores diferentes. Descubra os novos sabores de verão.

Bifes de couve com lentilhas

Inspire-se com a cozinha vegetariana e experimente bifes de couve com lentilhas. Tire partido de ingre-dientes como lentilhas, tahini ou mostarda de grão.

Tarte de chocolate mentolado

Adoce toda a família com uma tarte de chocolate mentolado. Experimente uma tarte para os amantes de chocolate e menta.

Gelado de Laranja Lima e Coco

Faça gelado de laranja, lima e coco para toda a família. Refresques os dias quentes de verão com um gelado magnifico e refrescante.

As bolas de berlim mais surpreendentes chegaram ao Continente

As bolas de Berlim Continente chegam até si com 17 sabores diferentes, dos mais tradicionais aos mais inovadores. Experimente e surpreenda-se.