Inicio Continente Sociedade e Ambiente Sumos e leites Continente agora com palhinhas de papel

Sumos e leites Continente agora com palhinhas de papel

Os plásticos descartáveis têm vindo a contribuir significativamente para a poluição dos oceanos e, como forma de minimizar o impacto ambiental destes produtos, o Continente irá substituir todas as palhinhas de plástico dos pacotes individuais de leite, sumos, néctares e ice teas de marca própria, por palhinhas de papel 100% recicláveis, antecipando a diretiva europeia e a decisão do ministério do Ambiente, que proíbe a comercialização de plásticos descartáveis a partir de 2021. Todas as novas palhinhas, tal como todos os pacotes de leites e sumos da marca Continente, são fabricadas com papel certificado FSC, provenientes de florestas geridas de forma responsável.

Novas embalagens com palhinhas de papel já chegaram às lojas Continente

Os novos pacotes de néctares, sumos, e ice teas com palhinhas de papel já começaram a chegar às lojas Continente e incluem a nova iconografia de reciclabilidade: a palhinha deve ser inserida, depois de utilizada, dentro do pacote de sumo. Apesar de ser de papel, a Sociedade Ponto Verde recomenda a reciclagem conjunta, no ecoponto amarelo, e garante o tratamento e reciclagem dos dois materiais (palhinha e pacote).

Conjunto de produtos Continente com palhinhas de papel
Conjunto de produtos Continente com palhinhas de papel

Ações com um olhar pela sustentabilidade

Determinado em contribuir ativamente para a sustentabilidade ecológica, o Continente prevê poupar a produção de 35 milhões de palhinhas de plástico por ano com a substituição pelas palhinhas em papel.

A intenção é acelerar a transição para uma economia circular, o que requer o envolvimento de todos. Nesse sentido, o Continente pretende envolver os consumidores para garantirem que, depois de usadas, as embalagens têm o destino certo e que lhes permitirá ganhar uma nova vida.

Enquanto agente ativo na promoção de hábitos de consumo conscientes, o Continente assumiu o compromisso de antecipar para 2025 a ambição definida pela União Europeia para 2030, de reduzir (ou mesmo eliminar quando possível) a utilização de materiais de plástico de origem fóssil, no que diz respeito aos produtos de marca própria, assegurando que todos eles têm embalagens reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis.

Esta é mais uma das iniciativas desenvolvidas no âmbito da Estratégia para o Uso Responsável de Plásticos, cuja implementação já permitiu ao Continente alcançar um nível de poupança de 4,2 mil toneladas por ano de plástico virgem. Este valor representa um crescimento de 90% em relação às 2,2 mil toneladas/ano anunciadas em abril de 2019.

Para além das toneladas de plástico virgem eliminadas (entre eliminação de plástico considerado desnecessário e substituição de material virgem por reciclado), a marca substituiu 50 toneladas de plástico com baixa reciclabilidade por outros materiais mais fáceis de reciclar dos seus produtos.

Em 2019, o Continente lançou a plataforma totalmente dedicada ao tema do plástico, http://plasticoresponsavel.continente.pt/, que reflete o seu compromisso, iniciativas, notícias nacionais e internacionais e dicas para uma melhor utilização deste material.

Faça escolhas conscientes e opte por produtos amigos do ambiente. Partilhe esta mudança nas redes sociais através dos botões abaixo para dar a conhecer este trabalho em prol da sustentabilidade.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Conheça a carne Porc Duroc: tenra, saborosa e suculenta

Conheça a carne Porc Duroc, uma carne saborosa, suculenta e tenra. Veja as opções de como consumir e como acompanhar a carne Porc Duroc.

Descubra o vinho Sem Maneiras do chef Ljubomir Stanisic e Dirk Niepoort

Descubra o vinho Sem Maneiras do Chef Lju-bomir Stanisic e Dirk Niepoort. Este vinho repleto de aroma e sabor não o irá deixar indiferente.

4 Dicas para treinar o seu cão desde o primeiro dia

O treino do cão desde o primeiro dia é muito importante. Veja 4 Dicas para treinar o seu cão desde pequeno.

3 passos para provar e degustar um vinho corretamente

Degustar vinho é uma arte. Conheça como deve provar e degustar vinho para desfrutar de cada aroma, cheiro e sabor em pleno.

Mitos e realidades sobre beleza

Muito se diz sobre beleza. Saiba o que é mesmo verdade e o que são mitos.