Inicio Lifestyle Bebidas Espirituosas 5 passos para fazer o gin tónico perfeito

5 passos para fazer o gin tónico perfeito

Com cada vez mais adeptos, o gin tónico é uma bebida bastante simples de preparar, refrescante e muito versátil, uma vez que há inúmeras combinações de ingredientes que lhe conferem diferentes sabores e aromas. Com estas dicas, prepare um gin tónico em casa e aproveite um final de dia relaxante ou uma noite de cinema caseira na companhia desta bebida.

Como preparar um gin tónico em casa?

Prepare o copo

A primeira coisa a fazer é preparar é o copo. Escolha um copo largo para a bebida respirar. Coloque bastante gelo, rode bem o gelo pelo copo e deixe repousar durante uns instantes para que todas as paredes do copo fiquem bem geladas.

Selecione os ingredientes do gin tónico

É essencial que tenha consigo gin, água tónica, lima ou limão. Quanto aos restantes ingredientes, pode variar e experimentar novos aromas. Se pretende fazer uma versão mais refrescante da bebida, por exemplo, adicione rodelas de pepino.

Utilizar a lima em vez de limão é uma alternativa ao gin tónico clássico que lhe confere um sabor mais forte. No caso de usar limão, adicione umas folhas de hortelã, manjericão ou alecrim.

Se utilizar estes citrinos, role bem em cima do balcão da cozinha, pressionando ligeiramente para que libertem mais sumo. Depois, corte um gomo, descarte a água que derreteu do gelo e esprema o gomo para o copo. Pode também cortar a casca com um descascador, para que fique bem fina, e adicioná-la ao copo.

Aromatize o seu gin com laranja, zimbro, pimenta ou mesmo frutos vermelhos.

As ervas aromáticas, consoante o tipo, devem ser colocadas diretamente no copo. Porém, antes de o fazer, deve colocar a folha nas mãos e apertá-la, de modo a libertar os aromas, e passá-la pela borda do copo.

Equilibre as quantidades de cada ingrediente

Quanto a quantidades, não há medidas obrigatórias, mas aquilo que se estima ser a solução mais equilibrada para a bebida são: 5 centilitros de gin para 20 centilitros de água tónica.

Existem diferentes variedades de água tónica, tal como de gin. Umas mais amargas, outras menos, e há, inclusive, tónicas com sabores. Ainda assim, as águas neutras, que não se sobrepõem aos aromas do gin, são as escolhas mais indicadas para um gin clássico.

Se deseja uma versão mais sofisticada do gin tónico, escolha um gin com aromas de ervas e junte 50 ml de gin com uma colher de sopa (15 ml) de um licor da sua preferência. Depois, acrescente 60 ml de água tónica e 60 ml de champanhe. Envolva e sirva com uma rodela de limão.

Para um gin tónico com um teor mais elevado de álcool, coloque 60 ml de um gin com aroma de ervas num copo, junte uma colher e meia de chá de whisky e um «cheirinho» de licor de damasco ou de pêssego. De seguida, adicione gelo e água tónica até encher o copo.

Sirva o gin tónico muito frio e com bastante gás

Esta fase é essencial. O gin tónico deve ser servido muito frio e com muito gás. Por isso, é necessário algum cuidado ao juntar a água tónica na mistura, para que não perca o gás. O ideal é utilizar uma colher de bar, para que a água tónica escorra lentamente. Outra alternativa é verter a água tónica com o copo inclinado.

Para que mantenha a sua qualidade, o gin tónico deve ser consumido em cerca de 15 minutos. A partir daí, o gelo derrete e pode tornar a bebida demasiado aguada.

Comece por um gin tónico clássico, com os ingredientes base, e desfrute da simplicidade e frescura desta bebida. De uma próxima vez, arrisque em diferentes aromas e sabores, dependendo da ocasião e do estado de espírito.

Se tem amigos e familiares que gostam de um bom gin tónico, partilhe com eles estas dicas para que também se possam aventurar na preparação desta bebida em casa.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Hambúrgueres com Molho de Cogumelos

Se é amante de hambúrgueres, porque não juntar molho de cogumelos? Experimente esta receita e delicie-se com o resultado.

Maçã: variedades e benefícios

A maçã é um dos frutos mais populares e consumidos em todo o mundo e também um dos mais antigos de que...

Lanches saudáveis para o regresso às aulas

O regresso às aulas está à porta e são muitos os pormenores a considerar para um arranque perfeito. As refeições escolares são...

Como conservar o queijo para manter todo o sabor

O queijo combina com quase tudo. Pode consumi-lo de diversas formas, seja uma simples fatia no seu pão ao pequeno-almoço, um snack...

Faça um cruzeiro no Douro e desfrute de um passeio diferente

O lema deste ano é fazer férias cá dentro, num país maravilhoso, com paisagens magníficas e com uma gastronomia fabulosa. Quer a...