Inicio Lifestyle Bebidas Espirituosas Os diferentes perfis de whisky

Os diferentes perfis de whisky

Uma garrafa de whisky é sempre um presente de requinte, seja uma simples garrafa ou um gift set composto por um bom whisky e um conjunto de copos

Quer esteja a dar os primeiros passos no mundo dos whiskies ou seja um conhecedor experiente, poderá com certeza aproveitar estas notas que lhe deixamos, sobre os diferentes perfis de whisky, para selecionar a sua próxima compra, para saborear ou para oferecer.

Partilhamos consigo tudo o que precisa de saber sobre Whisky.

Influência do tipo de matéria-prima

Os perfis mais suaves associam-se aos whiskies Americanos, baseados em cereais mais adocicados como o milho e o centeio, e aos whiskies Irlandeses, com cevada não-maltada.

Influência do tipo de destilação

A destilação prolongada, sobretudo dupla ou tripla, favorece a obtenção de gostos mais suaves.

Influência do tempo de envelhecimento

A complexidade e a cremosidade aumentam de acordo com o tempo de envelhecimento, desde um whisky não datado (com 3 a 5 anos de estágio) até aos lotes especiais com 10, 12, 15, 18 anos ou mais.

Diferentes origens, diferentes perfis

Os aromas frutados de cereais dominam no whisky Escocês e no Japonês. No primeiro, a presença de turfa marca os perfis longos e fumados, sendo a designação geográfica Islay o expoente máximo. Das zonas Escócia como Speyside, vêm os perfis de suavidade frutada, com leves notas caramelizadas.

Principais origens do whisky

O Scotch tem de ser destilado e maturado em solo escocês e maturar um mínimo de 3 anos em cascos de carvalho, enquanto os Irish, provenientes da Irlanda, são triplamente destilados e sem turfa no seu processo de produção, dando origem a perfis muito suaves e adocicados.

No que toca a whiskies americanos, o Bourbon tem a particularidade de ter um mínimo de 51% de milho americano na sua composição, já o Tennessee é exclusivamente produzido no estado com o mesmo nome.

Por fim, o whisky Japonês ao estilo Scotch é, naturalmente, produzido no Japão e distingue-se pelo seu sabor maltado e suavidade.

Principais tipos de whisk

Malt

Os malt whiskies têm perfis intensos e complexos. São obtidos de cevada maltada, de uma única destilaria. A maltagem é o processo que transforma a cevada em malte (cevada germinada). Deste processo podem resultar Single Malt whiskies, de uma só destilaria, ou Pure Malt whiskies, com mistura de vários Single Malt.

Grain

Os grain whiskies têm perfis leves e suaves e são destilados essencialmente de grãos de trigo, milho, aveia e centeio não maltados. O processo de destilação difere whisky de malt pois trata-se de uma destilação contínua.

Blended

Os blended whiskies resultam da combinação de whiskies de malt com grain.

Agora que já sabe um pouco mais sobre Whisky, pode consultar a área de Whisky do Continente para encontrar os melhores whiskies aos melhores preços.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Borrego marinado em ervas com batatinhas no forno

Faça um prato de borrego de forma rápida e delici-osa. Surpreenda num jantar ou almoço de família.

As peixarias Continente e o compromisso com a pesca sustentável

As 41 peixarias Continente são agora certificadas com os selos MSC e ASC. Fique a conhecer as diferenças entre as certificações.

Consumir produtos biológicos: sim ou não?

Conheça as vantagens do consumo de produtos biológicos e os benefícios que lhe pode trazer.

Tofu com Broa e Ervas

Tofu com Broa e ervas, uma receita tipicamente portuguesa adaptada a uma alimentação vegetariana. Receita prática e saborosa.

Carpaccio de Laranja, Mozarela, Pesto, Nozes e Canónigos

Com a chegada da Primavera sabe sempre bem um prato mais leve. Experimente um carpaccio com laranja, mozarela, pesto, nozes e canónigos!