Inicio Lifestyle Como é produzido o whisky?

Como é produzido o whisky?

O whisky é das bebidas mais consumidas em todo o mundo e dia 15 de maio celebrou-se o Dia Mundial do Whisky.  Embora  muito apreciado simples ou apenas com gelo (“on the rocks”), o whisky é um destilado muito versátil e pode ser também apreciado em cocktails.

As matérias primas usadas, os métodos de produção, o tipo de envelhecimento e mais um sem número de variáveis são determinantes para o tipo de whisky que é obtido. Daí a diversidade que pode ser encontrada, com whiskies mais frutados, outros mais fumados, aqueles mais doces ou ainda os de sabor a especiarias.

O whisky é muito mais do que uma bebida destilada a partir de cereais fermentados e envelhecida em barris de madeira. A fantástica riqueza de aromas e de sabores coloca o whisky no topo da lista das bebidas de culto e das preferências dos consumidores em todo o mundo.

Os ingredientes

Para se obter um bom whisky bastam três ingredientes: grão de cereal, levedura e água. Um alambique de cobre, barricas de madeira e a sabedoria humana, fazem o resto no processo de produção do whisky.

Na obtenção dos diversos tipos de whisky ou whiskey (como escrevem os irlandeses), o cereal mais utilizado é a cevada. Mas o grão de milho, trigo, centeio e aveia são também escolhas dos produtores para a produção desta bebida noutros locais.

Produção de whisky

No caso dos whiskies de malte, o primeiro passo é fazer a maltagem, que consiste em molhar a cevada em água para que o grão inicie a germinação antes da fase do “marshing”. Esta é a preparação dos grãos de cereal ou do Malte para a fermentação. À mistura que daí resulta chama-se “marsh”.

Segue-se a fase da fermentação, ou seja, a transformação do açúcar do “marsh” em álcool. O líquido que daí resulta designa-se por “wash” que, de seguida, vai ser destilado.

A destilação é feita em alambiques de cobre específicos para whisky e pode ser feita mais do que uma destilação. Depois, vem a fase mais demorada, a da maturação. Para adquirir características de envelhecimento, o líquido destilado repousa em barris de madeira.

Os tipos de whisky

Determinadas diferenças no processo de produção, resultam em características próprias que permitem categorizar os whiskies em três tipos: Malt, Blended ou Grain.

O whisky Malt é o que tem sabores mais complexos e intensos e é feito a partir de cevada maltada. Por seu turno, o whisky Blended apresenta perfis leves e suaves e é produzido, principalmente, com grãos de trigo, aveia, centeio e milho não maltados. Já o whisky Grain, que resulta da combinação de whisky Malt com grão, em especial, de trigo e milho, entre outros, é o whisky mais consumido em todo o mundo. Não é alheio, por certo, o facto de a mistura dos Malt com os Grain acrescentar leveza à bebida, conferindo-lhe um sabor mais suave e até algo adocicado.

Os aromas do whisky

São diversos os aromas que é possível encontrar nos whiskies. Os mais comuns são:

  • Frutado – frutos tropicais, como a manga ou a banana; frutos de pomar, como as maçãs ou as peras; frutos cítricos, como a toranja ou o limão, e ainda frutos secos, como as passas ou as tâmaras;
  • Fumado – mais amadeirados ou mais terrosos, como turfa, café torrado ou charutos;
  • Picante – especiarias mais quentes e aromáticas, como a canela, o cravinho ou a noz-moscada, e mais intensas, como o chilli ou pimento padrón;
  • Doce – confeitaria, bolo e mel, doçura caramelizada, como maças caramelizadas e fudge, e doçura de baunilha.

Mas melhor do que falar de whiskies é saboreá-los. Por isso, para celebrar esta fantástica bebida, ficam duas propostas de cocktail de whisky, de sabores diferentes que demonstram bem a sua versatilidade.

Gostou deste artigo? Partilhe-o com os seus amigos e familiares.

ÚLTIMOS ARTIGOS

2 Receitas com Beringela

A beringela é um fruto muito saboroso e versátil. Experimente duas receitas com beringela que vão surpreender todos aí em casa.

Salada de Meloa, Mozarela, Salame e Manjericão

Experimente salada de meloa, mozarela, salame e manjericão. Uma receita leve e fresca para os dias quentes de verão.

Celebre o Dia Mundial do Ambiente com os goodbags

Conheça os sacos eco-friendly goodbags. Um projeto que tem como missão tornar o planeta melhor. Encontre o sua goodbag no Continente.

Conheça as propriedades e características do Alho Negro

Conheça o alho negro, um alho maturado em estufa durante aproximadamente 30 dias. Descubra as propriedades e características deste alho.

Sabor do Ano 2021: Produtos Continente premiados pela sua sustentabilidade

Os produtos Continente foram distinguidos com o prémio “Sabor do Ano Responsável” 2021. Conheça os produtos distinguidos.