Inicio Lifestyle Destinos e Viagens Faça uma escapadinha e conheça as Aldeias de Xisto

Faça uma escapadinha e conheça as Aldeias de Xisto

Portugal é um país de pequena dimensão territorial, mas a sua beleza e a diversidade das paisagens são inversamente proporcionais ao seu tamanho. Temos desde as mais belas praias localizadas no Sul, ao paraíso verdejante do Norte, passando pelas Aldeias de Xisto do centro do País com as suas paisagens deslumbrantes, que merecem uma escapadinha.

As Aldeias de Xisto

As Aldeias de Xisto são pequenas aldeias de casas típicas de pedras de xisto. Situadas entre montanhas, caminhos sinuosos, ribeiras de água límpida e pessoas que nos acolhem com simpatia, conforto e muitas histórias para contar.

Em meados dos séculos XX, grande parte da população dessas aldeias partiu à procura de novas oportunidades, deixando as suas casas que, com o passar do tempo, começaram a ficar em ruínas. As aldeias estavam a desaparecer. No entanto, um projeto de desenvolvimento sustentável liderado pela ADXTUR (Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias de Xisto) originou o repovoamento e renovação destas comunidades, transformando-as num destino turístico.

Ao todo, são 27 as Aldeias de Xisto que integram 16 concelhos situados entre Castelo Branco e Coimbra. São muitos locais para explorar e conhecer, cada um com suas peculiaridades. Há muitos segredos a descobrir por estas terras e pode começar com uma escapadinha de final de semana.

O que fazer nas Aldeias de Xisto

As opções de atividades nas Aldeias de Xisto são imensas e para todos os gostos. Tudo vai depender das suas preferências. Pode optar por apenas relaxar numa paisagem luxuriante ou fazer longas caminhadas por trilhas sinuosas.

Praias fluviais

As praias fluviais das Aldeias de Xisto são as melhores zonas balneares de rio da Região Centro. Ar puro, paisagem verdejante, águas cristalinas e muita tranquilidade é o que vai encontrar nestas praias que possuem toda a infraestrutura necessária para passar momentos de descontração.

Caminhos do Xisto

Estes caminhos são percursos pedestres que apresentam diferentes níveis de dificuldade. São caminhos homologados e com toda a sinalética necessária para uma caminhada segura.

Desportos radicais

Se gosta de aventuras mais radicais, também poderá praticar escalada, canoagem, trailrunning e vários trilhos de BTT. Nas Aldeias de Xisto encontra as melhores infraestruturas e equipamentos para a prática de desportos de natureza.

Gastronomia

A gastronomia da região pode ser uma boa ideia para quem aprecia o turismo gastronómico. Com os sabores típicos da região, encontrará diversos restaurantes que servem a sua comida tradicional. O pão ainda a fumegar, as sopas substanciosas, peixes, carnes, os enchidos tradicionais como os maranhos ou os bolos e doces apetitosos, estarão à sua espera para serem apreciados.

Património histórico e cultural

E claro, como não podia deixar de ser, há monumentos, igrejas e museus que nos permitem explorar e descobrir um pouco mais sobre a história deste local mágico.

Com certeza, serão necessárias várias escapadinhas para conhecer todas as 27 Aldeias de Xisto. Na Serra da Lousã encontrará doze destas aldeias, cinco na Serra do Açor, seis à volta do rio Zêzere e outras quatro ao pé do Tejo-Ocreza.

Para visitá-las, não há uma estação do ano que seja melhor que outra. Seja no aconchego das casas de xisto durante o inverno, a saborear um bom vinho ou no verão numa das praias fluviais, todas as estações são boas para uma escapadinha nas Aldeias de Xisto.

Partilhe este artigo sobre as Aldeias de Xisto com os seus amigos e familiares e assim eles também terão a oportunidade de conhecer um dos lugares mais encantadores de Portugal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Os melhores espumantes para as suas Festas

Chegamos ao mês do Natal e da passagem de ano. É o momento de fazer balanços, mas também de festejar por ter...

Tudo o que precisa saber sobre as couves

Por serem alimentos ricos a nível nutricional e com baixo valor calórico, as couves podem e devem fazer parte de uma alimentação...

Dicas para enfeitar a árvore de Natal

Acredita-se que a tradição de enfeitar árvores no Natal surgiu no século XVI na Alemanha, através de Martinho Lutero. Reza a lenda...

Conheça os chás e tisanas mais reconfortantes

O chá é apreciado por toda a gente e tem uma história que remonta a 3000 anos a.C. Beber uma chávena de...

Conheça o azeite Cinco soldos

Muito saudável e com um papel central na alimentação mediterrânica, o azeite está intrinsecamente ligado à nossa gastronomia. O Continente, ao reconhecer...