Inicio Lifestyle Destinos e Viagens Cacela Velha: turismo rural repleto de serenidade e beleza

Cacela Velha: turismo rural repleto de serenidade e beleza

Rodeada de serenidade e com vistas deslumbrantes sobre a ria Formosa e o oceano Atlântico, conheça a aldeia de Cacela Velha no sotavento algarvio. Fique também a conhecer mais uma opção de turismo rural em Portugal.

Cacela Velha, uma pitoresca aldeia Portuguesa localizada no Algarve, no concelho de Vila Real de Santo António, é aquilo a que podemos chamar de pérola escondida. A pouco mais de 300 km de Lisboa e o dobro disso do Porto, esta pequena aldeia é uma amostra de como era o Algarve há cerca de meio século atrás.

Este pequeno vilarejo remonta ao tempo da presença árabe na Península Ibérica e faz parte do Parque Natural da Ria Formosa. A península é formada por areias finas e brancas que separam o rio do avanço do mar, protegendo o vilarejo.

Descubra o seu património arquitetónico, a simpatia das suas gentes e as praias lindíssimas.

O que fazer em Cacela Velha

O pequeno vilarejo foi habitado outrora por romanos e ocupado por muçulmanos, tendo então muralhas de defesa construídas à beira-mar.

No século XVII, a fortaleza foi reconstruída e hoje é visita obrigatória para quem visita esta aldeia. Também vale a pena visitar a centenária Igreja de N.S. da Assunção, a necrópole cristã, o Núcleo Museológico e as casas da Câmara, sem esquecer o casario preservado com as suas casinhas caiadas de branco e detalhes de tinta azul.

Para além do património histórico e cultural, a praia de Cacela Velha faz as delícias dos visitantes. Longe da azáfama característica das praias do Algarve, aqui certamente encontrará paz e sossego. Com as suas águas cálidas e tranquilas, a Praia da Fábrica, virgem, selvagem e de rara beleza, foi classificada em 7º lugar no top das 15 melhores praias do mundo pela revista espanhola “Condé Nast Traveler”.

Turismo rural em Cacela Velha

Conversas de Alpendre, este é o nome de um verdadeiro retiro escondido no Sotavento Algarvio. Localizado a pouco mais de 3 km da Aldeia de Cacela Velha, a hospitalidade e simpatia são servidas a toda a hora como um antídoto ao stress.

E porquê Conversas de Alpendre? Um alpendre é normalmente um ponto de encontro para conversas autênticas em família, com os amigos ou a dois, e foi no alpendre que os anfitriões encontraram inspiração para o nome. A ideia do alojamento de turismo rural Conversas de Alpendre surgiu em 2016 quando nasceu o filho do casal.

A vontade de ter uma nova vida, impulsionou-os a largar o trabalho e seguir um sonho: criar um turismo rural. De Lisboa, partiram para Cacela e hoje oferecem a quem lá se quiser hospedar quatro tipologias de suites e um apartamento familiar, todos mobilados e com as comodidades necessárias para uma estadia maravilhosa.

Pode ainda desfrutar de uma biblioteca, um bar e uma sala comum onde são servidos os pequenos-almoços regionais. No exterior, tem à disposição uma piscina de água salgada no meio de árvores de fruto, oliveiras e alfarrobeiras centenárias.

Se gostou desta idílica localidade de Cacela Velha e do turismo rural lá disponível, partilhe este artigo com os seus familiares e amigos.

ÚLTIMOS ARTIGOS

10 bons vinhos rosé para o verão

Os rosés são vinhos perfeitos para o verão. Leves, frescos e com uma coloração única, oferecem imensas possibilidades de harmonização gastronómica. Podem...

Conheça a nova Yammi 2 Edição Limitada Vida Saudável

Com o ritmo de vida acelerado da sociedade moderna, cada vez mais as pessoas têm menos tempo para cozinhar, pelo que ter...

5 receitas para fazer gin tónico em casa em dias quentes

Nos dias quentes de verão, nada melhor do que uma bebida refrescante para degustar entre amigos, em família ou até sozinho. Aliás,...

Picanha: conheça esta carne tenra e suculenta

A picanha é a estrela de qualquer churrasco. É aquela carne que todos ficam à espera que chegue à mesa para a...

Melancia: tudo sobre esta fruta fresca de verão

Com as suas cores vibrantes, verde por fora, vermelha por dentro, com sementes pretas a salpicar a polpa sumarenta, a melancia é...