Inicio Lifestyle Destinos e Viagens Cacela Velha: turismo rural repleto de serenidade e beleza

Cacela Velha: turismo rural repleto de serenidade e beleza

Rodeada de serenidade e com vistas deslumbrantes sobre a ria Formosa e o oceano Atlântico, conheça a aldeia de Cacela Velha no sotavento algarvio. Fique também a conhecer mais uma opção de turismo rural em Portugal.

Cacela Velha, uma pitoresca aldeia Portuguesa localizada no Algarve, no concelho de Vila Real de Santo António, é aquilo a que podemos chamar de pérola escondida. A pouco mais de 300 km de Lisboa e o dobro disso do Porto, esta pequena aldeia é uma amostra de como era o Algarve há cerca de meio século atrás.

Este pequeno vilarejo remonta ao tempo da presença árabe na Península Ibérica e faz parte do Parque Natural da Ria Formosa. A península é formada por areias finas e brancas que separam o rio do avanço do mar, protegendo o vilarejo.

Descubra o seu património arquitetónico, a simpatia das suas gentes e as praias lindíssimas.

O que fazer em Cacela Velha

O pequeno vilarejo foi habitado outrora por romanos e ocupado por muçulmanos, tendo então muralhas de defesa construídas à beira-mar.

No século XVII, a fortaleza foi reconstruída e hoje é visita obrigatória para quem visita esta aldeia. Também vale a pena visitar a centenária Igreja de N.S. da Assunção, a necrópole cristã, o Núcleo Museológico e as casas da Câmara, sem esquecer o casario preservado com as suas casinhas caiadas de branco e detalhes de tinta azul.

Para além do património histórico e cultural, a praia de Cacela Velha faz as delícias dos visitantes. Longe da azáfama característica das praias do Algarve, aqui certamente encontrará paz e sossego. Com as suas águas cálidas e tranquilas, a Praia da Fábrica, virgem, selvagem e de rara beleza, foi classificada em 7º lugar no top das 15 melhores praias do mundo pela revista espanhola “Condé Nast Traveler”.

Turismo rural em Cacela Velha

Conversas de Alpendre, este é o nome de um verdadeiro retiro escondido no Sotavento Algarvio. Localizado a pouco mais de 3 km da Aldeia de Cacela Velha, a hospitalidade e simpatia são servidas a toda a hora como um antídoto ao stress.

E porquê Conversas de Alpendre? Um alpendre é normalmente um ponto de encontro para conversas autênticas em família, com os amigos ou a dois, e foi no alpendre que os anfitriões encontraram inspiração para o nome. A ideia do alojamento de turismo rural Conversas de Alpendre surgiu em 2016 quando nasceu o filho do casal.

A vontade de ter uma nova vida, impulsionou-os a largar o trabalho e seguir um sonho: criar um turismo rural. De Lisboa, partiram para Cacela e hoje oferecem a quem lá se quiser hospedar quatro tipologias de suites e um apartamento familiar, todos mobilados e com as comodidades necessárias para uma estadia maravilhosa.

Pode ainda desfrutar de uma biblioteca, um bar e uma sala comum onde são servidos os pequenos-almoços regionais. No exterior, tem à disposição uma piscina de água salgada no meio de árvores de fruto, oliveiras e alfarrobeiras centenárias.

Se gostou desta idílica localidade de Cacela Velha e do turismo rural lá disponível, partilhe este artigo com os seus familiares e amigos.

ÚLTIMOS ARTIGOS

3 compotas fáceis e deliciosas para o outono

Agora que estamos no outono, há várias receitas que nos dão prazer a fazer e posteriormente a comer. A compota é uma...

Sopa da Pedra Rápida

A sopa da pedra é uma das sopas mais típicas da cozinha portuguesa. Apresentamos-lhe a receita com toda a informação necessária para...

O que é a intolerância à lactose?

De acordo com a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, a intolerância à lactose afeta cerca de um terço da população portuguesa. Saiba o...

Bolo de Peras e Gengibre

A combinação entre a pera Rocha e o gengibre é absolutamente deliciosa! Experimente fazer esta receita de bolo de pera Rocha e...

Conheça as massas de leguminosas e cereais Continente Equilíbrio

A marca Continente Equilíbrio foi renovada recentemente para que pudesse oferecer uma gama de produtos nutricionalmente ainda mais equilibrados. Melhorias foram feitas...