Inicio Lifestyle Destinos e Viagens Descubra Chaves e perca-se nos encantos do Vidago Palace

Descubra Chaves e perca-se nos encantos do Vidago Palace

Vidago, com o seu parque centenário e o seu deslumbrante hotel, é merecedor de uma visita atenta. Bem a norte de Portugal, quase em Espanha, Chaves espera por si para um passeio de descoberta. Esta cidade com alma, que guardou com extraordinária persistência o seu património, tradições e gastronomia é generosa para com quem a visita, oferecendo de braços abertos todas as suas inúmeras belezas.

Praças e ruas espaçosas, parques e jardins harmoniosos, moradias imponentes, edifícios de fachada clássica realçados por construções modernas bem integradas, monumentos históricos de visita obrigatória e uma gastronomia rica e deliciosa. É assim Chaves, bela, sedutora, serena, banhada pelo rio Tâmega, a espinha dorsal da cidade e que a divide em dois bairros: o do Castelo, na margem direita; e o da Madalena, na margem oposta. Juntos oferecem inúmeras belezas que existem em Chaves. Deixamos-lhe, de seguida, algumas sugestões de locais a descobrir.

Sugestões para passar um fim de semana em Chaves

O que visitar na cidade

Ponte de Trajano

É o mais famoso ex-líbris de Chaves. Obra de maior notoriedade deixada pelos romanos durante a sua ocupação da cidade, foi concluída entre finais do século I e princípio do século II. Mede cerca de 150 metros e assenta sobre arcos de volta perfeita em granito. Há 12 arcos visíveis e mais seis soterrados em ambas as margens.

Igreja da Misericórdia

Há quem a considere a mais bela igreja de Chaves. De estilo barroco, foi construída no século XVII. A fachada está decorada com pilastras e janelas, o interior tem as paredes inteiramente revestidas de azulejos do século XVIII, ilustrando cenas bíblicas. O altar é de talha dourada, decorado com querubins, cachos e volutas.

Castelo

A Torre de Menagem e uma muralha são o que resta do antigo castelo de Chaves, arrasado no século XIII e reconstruído no século seguinte por D. Dinis. Em 1978 foi instalado um museu militar na Torre, com a exposição de armas, uniformes, plantas militares, bandeiras e troféus, desde a Idade Média até à atualidade.

Onde dormir

Forte de São Francisco Hotel

No cimo da mais alta e central colina da cidade ergue-se o antigo convento franciscano que foi também praça de armas ao longo da História e que hoje abre as portas ao público como um hotel de charme de referência na região de Trás-os-Montes. O Forte de São Francisco Hotel, de quatro estrelas e arquitetura castrense, disponibiliza 54 quartos e quatro suites e um conjunto completo de serviços, como restaurante, bar, snooker e ping-pong, sauna, jacúzi, piscina exterior, jardins, parque infantil, entre outros.

Vidago Palace Hotel

A cerca de 20 km de Chaves, rodeado pelo Parque Centenário, ergue-se este magnífico hotel, onde luxo, requinte, conforto e beleza andam de mãos dadas. Com uma atmosfera a fazer lembrar as grandes casas aristocráticas da Belle Époque, a nobreza do Vidago Palace Hotel sente-se de imediato, contaminando todos os espaços, desde a escadaria em madeira, às salas com tetos altos, passando pelas peças de arte e pelas grandes portadas com vista para o parque. Mas imperdível mesmo é o esplendor dos 70 quartos e suites distribuídos por quatro pisos, que revelam uma decoração intimista inspirada nas cores e na natureza da região. E também imperdível é a gastronomia do majestoso Salão Nobre ou o moderno Spa Termal. No parque, o campo de golfe estende-se ao longo de 18 buracos. O hotel oferece ainda duas piscinas, um ginásio, uma biblioteca, quatro bares e outros tantos restaurantes.

Onde comer

Salão Nobre – Vidago Palace Hotel

De dimensões imponentes, o Salão Nobre é uma das divisões mais importantes do Vidago Palace. Antigo palco de festas luxuosas, foi transformado num restaurante gourmet, o local indicado para uma “viagem no tempo”, recuperando as tradições da gastronomia portuguesa pela mão do chef Vítor Matos. Usando produtos locais, este chef apresenta pratos tradicionais do Norte de Portugal que foram desconstruídos e reinterpretados para oferecer uma amostra sofisticada do melhor cardápio da região.

Adega Faustino

A Adega Faustino é uma casa com cerca de um século de existência onde se serve boa comida regional e caseira. Os petiscos regionais são apostas seguras, começando nos bolos de bacalhau, passando pela alheira e pelo presunto de Chaves, pelo bacalhau assado, pela vitela à barrosã, entre muitos outros. Neste espaço pode contar com um serviço simpático e hospitaleiro.

Pastelaria Maria

A Pastelaria Maria é uma casa conhecida, não só na cidade de Chaves, como também a nível nacional. Com mais de 50 anos de existência é considerada um dos ex-líbris de Trás-os-Montes pelo delicioso folar de carne e pelos genuínos e ancestrais pastéis de Chaves.

Aqui tem tudo o que precisa para conhecer Chaves e Vidago, em todo o seu esplendor. Partilhe com os seus amigos e familiares e marquem um fim de semana nesta belíssima região.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Que tipo de vinhos escolher para pratos de carne?

Quem aprecia uma boa refeição sabe que a bebida que a acompanha é, muitas vezes, tão importante quanto a própria refeição. Um...

Como registar animais de estimação

Ter um animal de estimação é, sem dúvida, um privilégio. No entanto, trata-se de uma decisão que não deve ser tomada de...

Dicas para uma melhor higiene oral

Certamente já ouviu dizer que “É melhor prevenir do que remediar”. No que diz respeito à saúde, este ditado torna-se ainda realista.

Descubra as cápsulas de café Continente Seleção

Sabia que o café teve a sua origem na Etiópia? Reza a lenda que enquanto um pastor passeava as suas cabras nos...

Hambúrgueres com Molho de Cogumelos

Se é amante de hambúrgueres, porque não juntar molho de cogumelos? Experimente esta receita e delicie-se com o resultado.