Inicio Lifestyle Destinos e Viagens 3 destinos perfeitos para fazer férias em família em Portugal

3 destinos perfeitos para fazer férias em família em Portugal

Podemos afirmar que Portugal é um pequeno grande país. E porquê? Porque com uma extensão territorial de pouco mais de 92.000 km2, tem um território muito variado em todos os aspetos. De norte a sul, do litoral para o interior, a variedade de paisagens, tradições culturais, história, gastronomia, clima, hábitos e sotaques são imensos. São poucos os países que podem gabar-se de tanta variedade numa área tão reduzida. E, por todas estas características, fazer férias em Portugal é uma decisão que certamente não deixará nada a desejar.

Escolher a melhor região ou cidade para as férias em Portugal pode tornar-se uma tarefa difícil e é por isso, que vamos deixar aqui 3 sugestões que certamente ajudarão a decidir as suas férias em família.

Férias em Melgaço e Castro Laboreiro

Férias em família em Portugal: Castro Laboreiro

A começar pelo norte do país, a duas horas do Porto e cinco de Lisboa, encontra-se Castro Laboreiro, uma das freguesias de Melgaço. Berço do famoso vinho Alvarinho e inseridas no Parque Nacional Peneda-Gerês, tanto a pequena aldeia como a Vila de Melgaço estão de braços abertos para quem quiser descobrir as suas belezas, o vasto património histórico e arquitetónico! E a gastronomia? Imperdível!

Castro Laboreiro

Para explorar esta pequena aldeia, podemos começar pela trilha de aproximadamente 2 km que leva ao Castelo construído no alto de um monte, a 1033 metros acima do nível do mar.  Classificado como Monumento Nacional, foi edificado no século XII.

Durante séculos, sofreu ataques dos reinos de Leão e Castela, motivo pelo qual se tornou necessário reforçar e ampliar a sua linha de muralhas. Outros motivos de interesse são o pelourinho construído em 1560 em estilo manuelino, os fornos comunitários ou o Núcleo Museológico que está sediado na antiga Fábrica de Chocolates Caravelos e que possui um centro de documentação e uma sala audiovisual.

Ao lado do Museu encontra-se a Casa Castreja, habitação típica desta aldeia onde estão expostos elementos do mobiliário, louças, alfaias agrícolas entre outros. Poderá visitar as pontes representativas das épocas romana e medieval, a Ponte Nova e a Ponte Velha que atravessam o rio laboreiro e que serviam de passagem para os moinhos e espigueiros. E, se gosta de cães, não pode deixar de visitar o Canil da Raça do Cão Laboreiro que tem como objetivo preservar e valorizar esta raça mundialmente famosa.

Melgaço

Férias em família em Portugal: Melgaço

Distante aproximadamente 20 km de Castro Laboreiro, a visita obrigatória desta pequena vila começa pelo Centro Histórico. É aí que se encontram os monumentos mais emblemáticos desta localidade: o Castelo mandado construir por D. Afonso Henriques entre os séculos XII e XIII, a Torre de Menagem com o Núcleo Museológico e o Solar do Alvarinho. O Solar também conhecido como Edifício dos Três Arcos serve desde 1997 de apoio à promoção e divulgação do vinho alvarinho.

Melgaço também conta com termas centenárias. Local de relaxamento e bem-estar, as termas foram erigidas num parque onde a água das nascentes minerais com virtudes terapêuticas e dos três ribeiros que o cruzam.

E se as férias em família forem sinónimo de aventuras radicais, esta região conta com uma imensa oferta de atividades na natureza, como o rafting, caminhadas, canyoning, canoagem, slide, rappel, tiro com arco, passeios TT, entre muitas outras atividades.

Férias em Santiago do Cacém

Férias em família em Portugal: Santiago do Cacém

Para as suas férias em Portugal, outra sugestão é Santiago do Cacém. Esta cidade alentejana, a cerca de 1h40 de Lisboa e pouco mais de 3h35 do Porto, é marcada pelas muralhas do seu castelo medieval e, na sua periferia, pelas fascinantes ruínas romanas de Miróbriga. Também muito perto da cidade estão as maravilhosas praias da Costa Alentejana. As mais próximas, a cerca de 20 minutos são a Praia de São Torpes, Samoqueira e Vieirinha.

A cidade possui uma parte mais moderna que está localizada à volta do mercado, sendo que a parte “velha” espalha-se sobre uma das colinas do Castelo. Se quiser chegar até lá e inspirar-se com as amplas vistas da costa, suba até às ameias do castelo. É uma caminhada íngreme de 15 minutos.

A diversidade deste destino é perfeita para as suas férias em família cá dentro!

Férias na Herdade da Comporta

Férias em família em Portugal: Herdade da Comporta

Localizado entre Alcácer do Sal e Grândola, a apenas uma hora de Lisboa, este destino para férias em Portugal é voltado para famílias que buscam um turismo sustentável. Em 12.500 hectares de paisagens idílicas, há praias com um mar azul cristalino rodeadas por dunas, pinhais e arrozais verdejantes integrados na Reserva Natural do Estuário do Sado.

A Herdade da Comporta é conhecida desde há muito tempo por ser um local eleito para férias de artistas, famosos e magnatas, num registo low profile. No entanto, mais recentemente, depois de ter sido incluída como destino de eleição nas listas do Washington Post, da Forbes, da Lonely Planet e do Huffing Post, a revista Conde Nast Traveler chamou-lhe a nova Croácia.  E, segundo o jornal New York Times, a Comporta com seu estilo hippie chic faz parte da lista de destinos imperdíveis do mundo!

Na Comporta, atividades para se distrair não faltam. Perfeita para umas férias em família, as suas praias são o principal polo de atração, mas também encontra outros tipos de atividade. É perfeito para quem adora a natureza ou atividades ao ar livre, como vela, surf, pesca, equitação, ciclismo ou observação de pássaros.

Também a não perder é o Porto Palafítico da Carrasqueira, um dos ex-libris da região. Situado na margem esquerda do Estuário do Sado, está construído sobre estacas de madeira que servem de embarcadouro para os barcos de pesca que ali atracam. O local é tão reputado que tem sido palco de inúmeras produções fotográficas a nível internacional.

Conhecia estes destinos para férias em Portugal? Se gostou das nossas sugestões para férias em família, partilhe com seus amigos este artigo.

ÚLTIMOS ARTIGOS

4 ideias de prendas de Natal para fazer em casa

Caminhamos a passos largos para o Natal e a lista de prendas começa a ser feita. E porque não, neste Natal, oferecer...

As propriedades nutricionais dos frutos secos para o seu Natal

O Natal está a chegar e com ele o aumento significativo do consumo dos chamados frutos secos. Estão presentes na maioria das...

Renove a sua decoração de outono/inverno com as novas coleções Kasa.

Os dias cinzentos, com chuva e frio chegaram. O verão já lá vai, o calor também, e o tempo que passamos em...

Lasanha de Bacalhau com Espinafres

Para si que gosta de bacalhau, trazemos-lhe uma receita de lasanha de bacalhau. Se gosta muito de lasanha, então esta receita vai...