Inicio Lifestyle Destinos e Viagens Dicas para fazer uma roadtrip de autocaravana

Dicas para fazer uma roadtrip de autocaravana

Alugar uma autocaravana e partir à descoberta de um país lindo como Portugal é uma opção bastante segura que tem vindo a ser cada vez mais procurada. Desde as mais clássicas, tipo “pão de forma”, a modelos mais modernos e confortáveis, há diferentes estilos de autocaravanas para viajar em família, com amigos ou a dois. Em nenhuma outra situação a expressão “viajar com a casas às costas” exemplificará melhor aquilo que é viajar numa autocaravana. Há cozinhas, duches, camas, mesas de refeições e, em alguns casos, até aquecimento central.

O que ter em conta ao planear uma roadtrip de autocaravana

Conhecer bem a autocaravana

Antes de iniciar uma roadtrip de autocaravana, deve avaliar algumas situações para que a viagem decorra sem grandes sobressaltos. Assim, em primeiro lugar, deve conhecer a autocaravana na qual vai viajar, ou seja, deve esclarecer todas as dúvidas antes de partir, embora muitas empresas de aluguer tenham assistência gratuita durante a viagem.

Fazer um roteiro

É importante fazer um roteiro flexível para deixar espaço e tempo para explorar os locais por onde pretende passar. Contudo, deve ter uma ideia clara de possíveis locais de paragem, estacionamento e dormida, pois essa é a melhor forma de garantir segurança e confiança na viagem.

Verificar onde estacionar

Deve ter sempre em atenção aos lugares de estacionamento e de despejo de detritos. Fazê-lo apenas em locais autorizados, pois em locais proibidos a multa poderá ser um “bónus” indesejável. Uma regra para um autocaravanismo saudável é a de recorrer sempre a áreas reservadas para autocaravanas ou parques de campismo. Estacionar, pernoitar e despejar resíduos apenas em locais permitidos é o melhor e o meio ambiente agradece!

Fazer uma lista do que levar

É essencial fazer uma lista com tudo o que precisa levar. Snacks, água, lanterna, repelente de insetos e vários outros utensílios necessários para uma viagem de elevado contacto com a natureza não devem ser esquecidos. Esta listagem serve para evitar paragens desnecessárias e garantir que tem todos os produtos essenciais para a viagem. Mas não exagere na quantidade de coisas que leva pois, o espaço numa autocaravana é limitado.

Consultar as restrições de cada país

E porque vivemos tempos estranhos devido ao novo coronavírus, se escolher ir para o estrangeiro, deve informar-se sobre as restrições do país para o qual vai viajar. Mesmo que pretenda viajar em Portugal, deve informar-se sobre os horários que, por exemplo, os parques de campismo e autocaravanismo estão a praticar para não ter surpresas desagradáveis.

Se é um autocaravanista de primeira viagem, deve procurar informar-se nos fóruns de autocaravanistas, questionando sobre os sítios a visitar, o melhor caminho para lá chegar e os locais de pernoita.

Comece já a planear a sua próxima viagem e partilhe estas dicas com amigos e familiares para que possam, juntos, partir de autocaravana rumo à aventura.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Dicas para uma melhor higiene oral

Certamente já ouviu dizer que “É melhor prevenir do que remediar”. No que diz respeito à saúde, este ditado torna-se ainda realista.

Descubra as cápsulas de café Continente Seleção

Sabia que o café teve a sua origem na Etiópia? Reza a lenda que enquanto um pastor passeava as suas cabras nos...

Hambúrgueres com Molho de Cogumelos

Se é amante de hambúrgueres, porque não juntar molho de cogumelos? Experimente esta receita e delicie-se com o resultado.

Maçã: variedades e benefícios

A maçã é um dos frutos mais populares e consumidos em todo o mundo e também um dos mais antigos de que...

Lanches saudáveis para o regresso às aulas

O regresso às aulas está à porta e são muitos os pormenores a considerar para um arranque perfeito. As refeições escolares são...