Inicio Lifestyle Destinos e Viagens Aprecia turismo rural? Conheça este paraíso em Piódão

Aprecia turismo rural? Conheça este paraíso em Piódão

Seja no inverno, no verão ou em qualquer altura do ano, a aldeia de Piódão é sempre um belo postal.

É precisamente na aldeia de Chãs d’Égua, na freguesia de Piódão, que se localiza um estabelecimento de turismo rural que vale a pena conhecer. Rodeada pelas serras do Açor e da Estrela, encontramos o InXisto Lodges.

Saiba o que pode ver em Piódão

A cerca de três horas de caminho de Lisboa e a duas horas e meia do Porto, aproveite para apreciar o passeio até Piódão.

A aldeia de Piódão está situada no concelho de Arganil, em plena serra do Açor, bonita como poucas e magnífica mesmo no inverno. Quando neva, a aldeia ganha magia, já na primavera, o verde dos pinheiros dá lugar ao amarelo das giestas e o lilás das urzes num quadro de raro encanto.

Os ex-libris mais conhecidos da zona circundante são a igreja de Nossa Senhora da Conceição, que se destaca com a sua brancura numa povoação de xisto escuro, a Capela de S. Pedro (padroeiro de Piódão), a Capela das Almas e o Núcleo Museológico de Piódão. É neste Núcleo Museológico que estão expostos os costumes e tradições destas paragens.

Mas convenhamos, a estrela da região é mesmo o conjunto do casario, erguido nos socalcos talhados para a lavoura. É como se fosse uma escultura em xisto e ardósia que transforma esta aldeia numa verdadeira pérola das Beiras.

Turismo rural em Piódão

A cinco quilómetros de distância de Piódão, numa aldeia com o pitoresco nome de Chãs d’Égua, da mesma freguesia, encontra-se o InXisto Lodges, um estabelecimento de turismo rural adequado à zona circundante.

Vale bem a pena conhecê-lo e será o centro dos seus passeios pela zona. Erguidas entre as serras de Açor e da Estrela, as duas casas de xisto que compõem esta unidade turística são tudo aquilo que esperaria deste espaço. Com uma arquitetura original e contemporânea, o Inxisto Lodges proporciona uma grande proximidade com a natureza e conforto em qualquer altura do ano.

Cada casa de xisto tem capacidade para quatro pessoas. O quarto está equipado com uma cama de casal e a sala com sofá-cama, salamandra e uma grande janela panorâmica que permite desfrutar da belíssima paisagem do alto Serra do Açor.

Nos dias quentes, relaxe e faça refeições ao ar livre num ambiente agradável e tranquilo.
Como se encontra isolada e integrada na natureza, é vulgar ter a visita de raposas e outros animais campestres, que tornam tudo ainda mais pitoresco.

Onde almoçar e jantar na zona de Piódão

Na aldeia rústica de Piódão, o Solar dos Pachecos, conhecido pelos seus petiscos, é o local a visitar. Os petiscos são servidos ao longo de todo o dia, tanto na sala interior como na esplanada. Queijinhos da região, bucho recheado com carne de porco e arroz, morcela e chouriço assados, pica-pau, moelas, broa de batata, queijadas de castanhas e bolo mel fazem parte do menu.

Aproveite ainda para comprar alguns produtos regionais na loja do restaurante, onde poderá encontrar mel de urze e rosmaninho, licores de mirtilo, castanha e cereja com canela, aguardentes de medronho e de marmelo, entre muitos outros produtos.

Já o convencemos a visitar Piódão? Marque na sua agenda a próxima viagem e partilhe com os seus amigos e familiares para que todos possam apreciar este lugar encantador.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Os melhores espumantes para as suas Festas

Chegamos ao mês do Natal e da passagem de ano. É o momento de fazer balanços, mas também de festejar por ter...

Tudo o que precisa saber sobre as couves

Por serem alimentos ricos a nível nutricional e com baixo valor calórico, as couves podem e devem fazer parte de uma alimentação...

Dicas para enfeitar a árvore de Natal

Acredita-se que a tradição de enfeitar árvores no Natal surgiu no século XVI na Alemanha, através de Martinho Lutero. Reza a lenda...

Conheça os chás e tisanas mais reconfortantes

O chá é apreciado por toda a gente e tem uma história que remonta a 3000 anos a.C. Beber uma chávena de...

Conheça o azeite Cinco soldos

Muito saudável e com um papel central na alimentação mediterrânica, o azeite está intrinsecamente ligado à nossa gastronomia. O Continente, ao reconhecer...