Inicio Lifestyle Destinos e Viagens Viana do Castelo espera por si

Viana do Castelo espera por si

Viana do Castelo é a cidade atlântica mais ao norte de Portugal e um destino imperdível para explorar e praticar atividades culturais e na natureza. Se deseja simplesmente relaxar e abrandar o ritmo de vida, este também é o local a visitar.

A cerca de 380 quilómetros de Lisboa e a apenas 73 quilómetros do Porto, Viana do Castelo ergue-se no privilegiado espaço entre o estuário do rio Lima, as colinas do Alto Minho e o oceano Atlântico. Esta trilogia confere à cidade paisagens de excelência que encantam os sentidos.

O que visitar em Viana do Castelo?

A cidade caracteriza-se pela riqueza do seu património arquitetónico e natural, onde é possível desfrutar de um conjunto de modernos espaços culturais, como teatros, cinemas, bibliotecas e museus. Viana do Castelo oferece também as condições ideais para a prática de diversas modalidades de desportos náuticos, divididas entre o rio e o mar.

Capital do folclore português

Graças à originalidade do seu artesanato, com especial relevo para a louça, a filigrana de ouro e os bordados, não faltam razões para partir à descoberta desta verdadeira pérola minhota.

Centro histórico

Percorrendo as ruas e ruelas do centro histórico, chega-se à Praça da República, o coração da cidade. É aí que se situam os antigos Paços do Concelho, a Casa da Misericórdia e o chafariz. Não longe fica a românica Sé ou Igreja Matriz.

Passear pelos vários jardins da cidade é um convite à serenidade. A ponte Eiffel, o Castelo de Santiago da Barra e a Igreja da Sr.ª d’Agonia são os pontos de visita obrigatórios. Obrigatório também é desfrutar da vista panorâmica a partir do Monte de Santa Luzia e ver o Santuário do Sagrado Coração de Jesus, onde se chega fazendo a mais longa viagem funicular do país.

Onde ficar em Viana do Castelo?

Dona Emília

É no centro de Viana do Castelo que se encontra a casa de hóspedes Dona Emília, um edifício centenário com três pisos e três frentes: Praça da República, o Monte de Santa Luzia e o Museu do Traje. Neste lugar, aposta-se no conforto e no design vintage. Na sua essência estão os afetos, as artes e a cultura, para que a experiência dos hóspedes seja única e personalizada.

Uma ampla escadaria dá acesso aos três quartos duplos no primeiro andar e às três suites no último piso. A decoração dos espaços é acolhedora, funcional e atenta aos pormenores. A casa de hóspedes Dona Emília conta ainda com um salão triangular com jardim interior e uma cozinha familiar totalmente equipada ideal para quem pretende preparar as suas próprias refeições. Ao dispor de quem ali fica há ainda uma biblioteca, uma galeria de arte privada, uma loja de artigos e uma garagem para bicicletas.

Onde comer em Viana do Castelo?

Restaurante Margarida da Praça

O restaurante Margarida da Praça, fazendo parte integrante do hotel com o mesmo nome, tem uma localização privilegiada em frente ao rio Lima e à Biblioteca Municipal.

Famoso pelo seu bacalhau, considerado um dos melhores da cidade, aqui o chef Francisco Conde serve também outros pratos da gastronomia tradicional portuguesa, com uma apresentação moderna.

Experimente o creme de cenoura com crumble de broa, os medalhões de tamboril com coentros e arroz, ou o bacalhau confitado com crumble de broa, puré de pimento assado, batata e couve-galega.

Com estas sugestões certamente irá obter o máximo prazer da sua próxima visita a Viana do Castelo. Mesmo no inverno, é um destino a não perder pela sua beleza natural e de património nacional.

Se gostou destas dicas, porque não as partilha com os seus amigos? Basta usar os botões de partilha desta página.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Que tipo de vinhos escolher para pratos de carne?

Quem aprecia uma boa refeição sabe que a bebida que a acompanha é, muitas vezes, tão importante quanto a própria refeição. Um...

Como registar animais de estimação

Ter um animal de estimação é, sem dúvida, um privilégio. No entanto, trata-se de uma decisão que não deve ser tomada de...

Dicas para uma melhor higiene oral

Certamente já ouviu dizer que “É melhor prevenir do que remediar”. No que diz respeito à saúde, este ditado torna-se ainda realista.

Descubra as cápsulas de café Continente Seleção

Sabia que o café teve a sua origem na Etiópia? Reza a lenda que enquanto um pastor passeava as suas cabras nos...

Hambúrgueres com Molho de Cogumelos

Se é amante de hambúrgueres, porque não juntar molho de cogumelos? Experimente esta receita e delicie-se com o resultado.