Inicio Lifestyle Gastronomia Conheça estas 8 especialidades da gastronomia portuguesa

Conheça estas 8 especialidades da gastronomia portuguesa

Quem visita Portugal não fica indiferente e a gastronomia portuguesa é uma das razões que contribuem para tal. Seja no Norte, no Centro ou no Sul do país, há excelentes especialidades para se degustar. Veja se conhece os nossos 8 pratos favoritos.

8 especialidades da gastronomia portuguesa

1. Alheira de Mirandela

Especialidades da gastronomia portuguesa: alheira de Mirandela - Para Si

Como o nome indica, esta especialidade é de Mirandela. Diz a história que este prato foi criado para salvar os judeus no tempo da Inquisição. É um prato tipicamente português que tem a alheira como ingrediente principal. Servida normalmente com ovo estrelado e batatas fritas ou cozida e acompanhada de grelos.

2. Francesinha

Especialidades da gastronomia portuguesa: francesinha - Para Si

Na cidade do Porto quem reina é a francesinha. Considerada uma das melhores sanduíches do mundo, é composta por vários enchidos, como linguiça, salsicha fresca, fiambre e bife de carne de vaca. Para tornar o prato ainda mais delicioso, é-lhe colocado uma cobertura de queijo que derrete quando exposta ao calor. Por cima é regada com o molho, à base de tomate, cerveja e piripiri. A acompanhar, há quem não dispense o ovo estrelado e batatas fritas.

3. Pudim Abade de Priscos

Se é amante de doces, tem de experimentar o pudim abade de priscos. Típico de Braga, foi o abade de Priscos quem o fez e revelou ao mundo. É um doce conventual, confecionado num tacho de latão ou cobre. Entre muitos ingredientes, destaca-se a canela, o toucinho de presunto fatiado muito fino e o vinho do Porto.

4. Queijo Serra da Estrela

Especialidades da gastronomia portuguesa: queijo Serra da Estrela - Para Si

Produzido com leite de ovelha, tem denominação de origem controlada (DOP). É o mais antigo queijo português, chamado Serra da Estrela porque é nesta zona que serve de pasto às ovelhas das raças “Serra da Estrela” ou “Churra Mondegueira”. O fabrico deste queijo é feito de forma tradicional, desde a sua origem. É um queijo curado, com pasta semi mole, amanteigado e de cor branca ou amarelada.

5. Ovos moles de Aveiro

Especialidades da gastronomia portuguesa: ovos moles de Aveiro - Para Si

Doce regional, tradicional da pastelaria aveirense. A sua origem remonta ao século XIX, e prende-se com as freiras dos vários conventos existentes em Aveiro. Eram elas as dominicanas, franciscanas e carmelitas. O que são os ovos moles? É a gema de ovo doce, envolta numa concha de bolacha fina, como uma folha de papel.

6. Queijadas de Sintra

Especialidades da gastronomia portuguesa: queijadas de Sintra - Para Si

São compostas por um recheio à base de queijo fresco, açúcar, ovos, farinha e canela. Tudo isto é envolvido numa massa crocante. As queijadas datam do século XIII e, na altura, serviam como pagamento de foros. Sintra tinha excelentes pastagens e excesso de queijo fresco e, como tal, começou a ser usado para o fabrico deste doce.

7. Leitão assado à Bairrada

Especialidades da gastronomia portuguesa: leitão assado à Bairrada - Para Si

É dos pratos mais apreciados da região da Bairrada. É sabido que desde o século XVII a criação de suínos se tornou excedentária nas terras da Bairrada, levando então à comercialização do leitão tal como o conhecemos. Temperado com uma pasta de sal e pimenta, é confecionado em forno a lenha e servido numa deliciosa sandes.

8. Torta de Azeitão

Típica do concelho de Setúbal, é tradicional de Azeitão. Produzida à base de ovo, em forma de torta, tem um leve sabor a limão e canela. Enquanto degusta uma torta de Azeitão, acompanhe com um cálice de moscatel de Setúbal.

Estes são apenas oito pratos e iguarias da gastronomia portuguesa, que fazem as delícias dos portugueses e de quem nos visita. Se ainda não provou algum deles, então difícil será escolher. Todos são fantásticos.

Desfrute destas especialidades e acompanhe com os melhores vinhos. Se gostou deste artigo partilhe-o com os seus amigos e familiares para que todos fiquem a conhecer estes exemplos de bom comer.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Melancia: tudo sobre esta fruta fresca de verão

Com as suas cores vibrantes, verde por fora, vermelha por dentro, com sementes pretas a salpicar a polpa sumarenta, a melancia é...

Tudo sobre o Queijo de Azeitão DOP

Para os amantes de queijos, o Queijo de Azeitão DOP é imperdível. Fique a conhecer este que é um dos mais conhecidos...

Amêijoas à Bulhão Pato

Se há prato que cai bem no verão são amêijoas à Bulhão Pato. Para quem gosta e ainda não tem a receita,...

4 alimentos probióticos que pode incluir na alimentação

Já aqui lhe falamos sobre o que são os alimentos probióticos e prebióticos, bem como os seus benefícios e diferenças. Neste artigo,...

Vinho e pescado: tudo para uma harmonização perfeita

Para quem aprecia uma boa refeição de peixe acompanhada de um bom vinho, dois fatores devem ser tidos em conta: o tipo...