Inicio Lifestyle Gastronomia Combine o queijo com o vinho perfeito!

Combine o queijo com o vinho perfeito!

Qualquer que seja o pretexto, é sempre bem acolhida uma tábua de queijos ou enchidos para receber a família e amigos, valorizando a nossa cultura de partilha e a tão Portuguesa arte do petisco. Tudo na companhia de vinhos Portugueses. Com tanta variedade das mais diversas regiões, há sempre um vinho perfeito para aquele queijo ou enchido que tanto gostamos.

Tábua queijos e enchidos

Os vinhos que harmonizam com queijos

Vai encontrar a melhor combinação para os queijos, no vinho branco. Este garante o equilíbrio ideal devido à sua acidez e frescura. Já os tintos harmonizam melhor com os enchidos. Se escolher um rosé também fará uma excelente combinação.

Os vinhos licorosos como o vinho do Porto e o Moscatel são perfeitos para acompanhar os queijos. Estes vinhos devem estar à temperatura de serviço que não deve ultrapassar os 14-15ºC.

Os vinhos brancos do Douro e Dão harmonizam muito bem com os queijos locais de cabra ou o Queijo da Serra, respetivamente. Se escolher queijos de Castelo Branco, tenha em consideração brancos da Beira ou do Alentejo. Caso opte pelo Queijo de Azeitão, experimente vinhos da Península de Setúbal ou um Moscatel.

Se preferir vinhos doces, como o vinho do Porto, escolha uma versão Tawny para queijos cremosos e a versão Ruby e LBV para queijos de pasta dura. Se tiver uma variedade grande na sua tábua de queijos e enchidos, junte um espumante bruto, sendo esta também uma boa alternativa.

Junte os vinhos certos aos enchidos

As alheiras, morcelas e farinheiras, casam muito bem com um rosé ou vinho tinto de Lisboa ou da Bairrada.

Os tintos do Douro, Dão e Beiras são as escolhas mais adequadas para os presuntos, paio e enchidos de corte. Os tintos do Alentejo, Península de Setúbal ou Alentejo vão muito bem com chouriças e linguiças.

Para dar um toque final à sua tábua de queijos e enchidos, junte figos, alperces secos, compotas, mel, nozes, amêndoas, broa de milho ou tostas.

As nossas sugestões de queijos, enchidos e vinhos

· Para acompanhar a alheira de Mirandela IGP Continente Seleção sugerimos o vinho Vinha da Curia DOC Bairrada tinto.

Mirandela IGP Continente Seleção Vinho Vinha da Curia DOC Bairrada tinto.

· Sugerimos acompanhar o nosso queijo Serra da Estrela DOP Continente Seleção com o vinho Vinha Maria Reserva DOC Dão Branco

vinho Vinha Maria Reserva DOC Dão Branco e queijo Serra da Estrela DOP Continente Seleção

· Para harmonizar com o nosso chouriço de porco preto do Garvão Continente Seleção aconselhamos o vinho Anas Herdade do Sobroso Reserva DOC Alentejo tinto

Garvão Continente Seleção e  vinho Anas Herdade do Sobroso Reserva DOC Alentejo tinto

· Por fim, para acompanhar o queijo de cabra curado Continente Seleção, sugerimos que experimente o vinho Vale do Bomfim DOC Douro Branco.

Queijo de cabra curado Continente Seleção e  vinho Vale do Bomfim DOC Douro Branco.

Agora que tem todas estas pistas para harmonizar a sua tábua de queijos e enchidos, o melhor mesmo é visitar a Feira de Queijos, Enchidos e Vinhos do Continente. Escolha e faça uma tábua à prova de todos os gostos.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Tarte de Ricota e Laranja

Uma sobremesa rápida que vai fazer as delícias de todos!

Tenha as suas reuniões no Continente

Torne as suas reuniões mais divertidas e saia do “escri-tório”! Veja os fundos virtuais que o Continente criou a pensar em si!

A importância da Vitamina C na sua alimentação

Saiba qual a importância da Vitamina C na sua alimentação e em que alimentos a pode encontrar

A melhor alimentação para o seu animal

Uppy, a nova marca exclusiva Continente e Zu com uma nutrição completa e equilibrada para cães e gatos!

Descubra O Nosso Croissant Continente. É nosso mas o prazer é todo seu.

Descubra O Nosso Croissant, à venda em exclusivo nas lojas Continente e BAGGA. Meio fofo, meio crocante e todo cheio de sabor.