Inicio Lifestyle Mitos e realidades sobre beleza

Mitos e realidades sobre beleza

Ao longo da nossa vida, ouvimos tantas vezes as mesmas afirmações que, às vezes, sem questionar, acabamos por assumi-las como verdade. 

Acontece também na área da beleza, mas nem sempre o que ouvimos corresponde à realidade. Será que os sumos detox emagrecem mesmo? E a massagem anti celulite para fazer efeito tem de doer? Neste artigo vamos desvendar se estas afirmações são mitos ou realidades.  

Esclareça alguns mitos sobre hábitos de beleza

Cortar o cabelo com frequência faz com que cresça mais rápido

Mito

O cabelo cresce, por norma, cerca de um centímetro por mês e o responsável pelo crescimento é a raiz, que não é estimulada pelo corte. Cortar as pontas de três em três meses, ajuda o cabelo a ficar mais bonito porque elimina as pontas secas. Apenas isso. Não é o corte que fará o cabelo crescer. 

A exfoliação resseca a pele

Mito 

Uma exfoliação suave e periódica remove impurezas e células mortas. Estimula também a regeneração celular e aumenta a circulação sanguínea nas camadas superiores da pele. Assim, reduz o excesso de oleosidade, sem interromper o seu equilíbrio ou ressecá-la. 

A água micelar pode permanecer na pele após a aplicação

Mito

Não é aconselhável que a água micelar permaneça na pele, sobretudo nas peles mais sensíveis, pois causará desconforto e sensação de repuxamento. Após a sua aplicação, deve usar um tónico ou água termal para retirar o excedente. No entanto, já existem águas micelares para peles mais sensíveis que podem permanecer na pele. 

Banhos quentes e demorados secam a pele 

Realidade

A temperatura da água muito elevada e banhos prolongados não são benéficos para a pele. Para evitar que o banho prejudique a sua pele, tenha em atenção algumas regras: não tome banho com a temperatura da água superior a 38º e nem prolongue por mais de 30 minutos. E, após o banho, não se esqueça de hidratar a pele com um bom creme hidratante. 

Os sumos detox ajudam a emagrecer 

Mito

Os sumos detox a base de frutas e legumes frescos não tem como objetivo a perda de peso. Caracteriza-se por uma intervenção de curta duração, com o propósito de “limpar” o sangue e eliminar as toxinas às quais o organismo está exposto diariamente (poluição, metais pesados, poluentes, aditivos alimentares, …). Inclui períodos de jejum, seguidos da ingestão exclusiva de sumos de hortofrutícolas e água. Ao fim de pouco tempo, pode levar a cansaço, dores de cabeça e ansiedade, como consequência de uma drástica redução energética (calorias), comprometendo o normal funcionamento do organismo. É também comum verificar-se perda de peso, mas como consequência da redução de músculo, por défice em proteína. O fígado e os rins são responsáveis pela desintoxicação do organismo mas quando têm falta de energia, como acontece nos períodos de detox, ambos ficam com as suas funções comprometidas. Existe, no entanto, uma vantagem em consumir estes sumos ditos detox: Não como dieta, mas de forma a promover o consumo de hortofrutícolas frescos. 

Massagens anti celulite só são eficazes se doerem 

Mito

Uma das massagens anti celulite mais eficaz é a drenagem linfática. Esta massagem é feita por meio de pressões leves e suaves. O ritmo é marcado e sempre igual em movimentos circulares em direção aos gânglios linfáticos. Esta massagem permite melhorar a circulação em geral e diminui o inchaço e a celulite. 

Os óleos para o cabelo são eficazes para o nutrir

Mito

Como as moléculas dos óleos vegetais são demasiado grandes para penetrar e nutrir os fios do cabelo a partir do seu interior, não são, de facto, eficazes neste objetivo. Se forem usados antes da aplicação do champô, ajudam a preservar o cabelo, tornam a lavagem mais suave, previnem a desidratação e protegem o desvanecimento da coloração. 

Agora que já sabe distinguir as afirmações que não passam de mitos daquelas que são realidade, partilhe este artigo com os seus amigos e familiares e permita que eles também saibam no que podem acreditar. 

ÚLTIMOS ARTIGOS

Descubra o vinho Sem Maneiras do chef Lju-bomir Stanisic e Dirk Niepoort

Descubra o vinho Sem Maneiras do Chef Lju-bomir Stanisic e Dirk Niepoort. Este vinho repleto de aroma e sabor não o irá deixar indiferente.

4 Dicas para treinar o seu cão desde o primeiro dia

O treino do cão desde o primeiro dia é muito importante. Veja 4 Dicas para treinar o seu cão desde pequeno.

3 passos para provar e degustar um vinho corretamente

Degustar vinho é uma arte. Conheça como deve provar e degustar vinho para desfrutar de cada aroma, cheiro e sabor em pleno.

Mitos e realidades sobre beleza

Muito se diz sobre beleza. Saiba o que é mesmo verdade e o que são mitos.

Tudo o que precisa de saber sobre as cebolas

Conheça as variedades das cebolas produzidas em Portugal. Descubra como usá-las e os seus benefícios.