Inicio Lifestyle Moda e Beleza Dicas para manter o cabelo bonito e saudável todo o ano

Dicas para manter o cabelo bonito e saudável todo o ano

O cabelo é a moldura do rosto. Influencia diretamente a beleza de uma mulher. Não é por acaso que a maioria se preocupa em ter fios saudáveis, independentemente do comprimento, corte ou cor escolhidos.

É claro que, para conquistar um cabelo saudável e bonito, é necessário um pouco de disciplina e alguns cuidados diários muito importantes. São dicas simples que ajudam a manter a saúde capilar do couro cabeludo e dos fios.

Usar produtos adequados para ter um cabelo bonito e saudável

Atualmente a oferta de produtos para cabelos é muito grande. Portanto, é normal que fique um pouco confusa na hora de escolher qual o champô, máscara ou amaciador específico para o seu caso. Se o seu cabelo estiver seco e quebradiço, uma linha mais hidratante é o ideal.

Cabelos oleosos, por exemplo, precisam de um champô que limpe profundamente os fios, para evitar a acumulação de resíduos na raiz. Para cabelos pintados, existe também linhas específicas. Conhecer o seu cabelo e saber qual o tipo de necessidades que requer, é muito importante.

Lavar os cabelos corretamente

Com os produtos adequados em mãos, é a hora de lavar os cabelos, mas cuidado com a temperatura da água. Lavar os cabelos com água muito quente danifica os fios. Se conseguir, tente lavar com água fria ou morna. Mesmo nos dias mais frios, é um sacrifício que valerá a pena!

Aplique o champô apenas na raiz. Massaje o couro cabeludo com as pontas dos dedos em movimentos circulares para estimular a circulação sanguínea. Aproveite a espuma que se formou para lavar suavemente o resto dos cabelos. O amaciador deve ser utilizado apenas nas pontas.

E o mais importante em qualquer uma das etapas: enxague muito bem os cabelos para que não fiquem resíduos que os deixarão mais pesados.

Atenção aos ingredientes dos produtos

Dependendo daquilo que procura nos produtos para o seu cabelo, terá de ter em atenção a sua fórmula. Há ingredientes como os aminoácidos, as vitaminas ou os óleos essenciais que, de modo geral, devem estar presentes na fórmula. No entanto, existem outros como os sulfatos que não fazem bem algum; aliás, só prejudicam.

Para além de retirar as impurezas, retiram dos fios o que não precisaria: a tintura que usou previamente e a sua hidratação. O uso contínuo de produtos com sulfatos pode ainda resultar em ressecamento e quebra dos fios. Portanto, confira sempre os componentes dos produtos nas suas embalagens.

Aposte na hidratação dos seus cabelos

Cabelo saudável é sinónimo de cabelo hidratado. A hidratação evita que os fios fiquem ressequidos e confere mais brilho e suavidade aos cabelos. Faça uma hidratação, se possível, uma vez por semana, com máscaras ou ampolas de hidratação, de modo a manter os fios saudáveis e bonitos. A hidratação também é uma forma de fortalecer os cabelos.

Cuidado na escolha e utilização dos acessórios

A utilização do acessório indicado é essencial para manter um cabelo bonito e saudável. É preciso ter em conta tanto o formato da escova ou do pente, como o material com o qual o objeto é feito. Liso ou cacheado, espesso ou fino, é preciso ter em consideração o tipo de cabelo na hora de escolher o acessório correto.

Se, por exemplo, o cabelo for seco, o ideal é usar um pente de madeira ou de osso com, pelo menos, 4 milímetros de espaçamento entre os dentes.

Evite também utilizar secadores e modeladores capilares em excesso. Contudo, se tiver mesmo de ser, proteja o cabelo com óleos ou protetores indicados para este fim.

Ter cabelos bonitos e saudáveis é o desejo de 10 entre 10 mulheres! Com estas dicas simples, será mais fácil exibir cabelos bonitos e saudáveis. Pode consultar outras dicas nos nossos artigos de moda e beleza.

Ajude outras mulheres a saber como fortalecer os cabelos e torná-los mais bonitos e saudáveis, partilhando este artigo nas suas redes sociais.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Dicas para uma melhor higiene oral

Certamente já ouviu dizer que “É melhor prevenir do que remediar”. No que diz respeito à saúde, este ditado torna-se ainda realista.

Descubra as cápsulas de café Continente Seleção

Sabia que o café teve a sua origem na Etiópia? Reza a lenda que enquanto um pastor passeava as suas cabras nos...

Hambúrgueres com Molho de Cogumelos

Se é amante de hambúrgueres, porque não juntar molho de cogumelos? Experimente esta receita e delicie-se com o resultado.

Maçã: variedades e benefícios

A maçã é um dos frutos mais populares e consumidos em todo o mundo e também um dos mais antigos de que...

Lanches saudáveis para o regresso às aulas

O regresso às aulas está à porta e são muitos os pormenores a considerar para um arranque perfeito. As refeições escolares são...