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Como combater o desperdício alimentar em casa?

Todos os anos são desaproveitados mais de 1,3 mil milhões de toneladas de alimentos em todo o mundo. Ou seja, rejeitamos cerca de um terço da comida que produzimos.

Segundo a Organização das Nações Unidas, o problema da escassez de alimentos que ainda se faz sentir em muitas partes do mundo poderia ser atenuado se reduzíssemos o desperdício alimentar.

Foi a pensar neste problema que reunimos 5 dicas essenciais para não desperdiçar alimentos.

Conheça 5 práticas simples para reduzir o desperdício alimentar

1. Planear as compras

Elabore uma lista de compras antes de ir ao supermercado para evitar a compra de produtos a mais. É preferível aumentar a periodicidade das compras do que deixar passar a validade dos alimentos. Cingindo-se à lista, estará também a poupar já que evitará compras por impulso.

2. Manter tudo à vista

Opte por armazenar os alimentos (incluindo as sobras) em recipientes transparentes. Deste modo, não se esquece do que está por utilizar.

Organize o frigorífico e a despensa com frequência. Mantenha os produtos em fim de prazo à frente para que não se esqueça de os utilizar.

3. Reutilizar as sobras

Tente aproveitar o que restas das refeições noutros pratos. Por exemplo, o arroz de ontem pode servir de base à próxima sopa. A batata do almoço pode ser utilizada para um puré para o jantar. Do pão podem ser feitas torradas.

Pense sempre na melhor forma de reaproveitar os alimentos e dar-lhes uma nova vida, evitando assim descartar sobras. Se vir que não vai conseguir utilizar os produtos em tempo útil, em muitos casos pode congelá-los para usar mais tarde.

4. Consultar prazos de validade

Verifique as datas de validade dos alimentos e dê preferência aos que apresentam um prazo de validade mais alargado. Quando utilizar os produtos, volte a consultar as datas e lembre-se de escolher as que estão mais perto de expirar.

5. Conservar bem os frescos

Os legumes e a fruta estão entre os alimentos mais desperdiçados. Para o evitar, tente esgotar os frescos mais maduros antes de usar os mais verdes.

Pode também tirar maior partido dos legumes e fruta utilizando as folhas, talos ou cascas para fazer molhos, caldos ou sopas. No caso das frutas, pode ainda fazer batidos com aquelas que estiverem mais maduras.

O importante é termos consciência do nosso desperdício e fazermos o possível para o evitar.  Com uma melhor organização da sua cozinha e despensa, pode não só evitar o desperdício, mas também reduzir a sua despesa mensal.

Informe os seus amigos e familiares destas sugestões para combater o desperdício alimentar partilhando este artigo e trocando impressões com eles.

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