Os rosés são vinhos perfeitos para o verão. Leves, frescos e com uma coloração única, oferecem imensas possibilidades de harmonização gastronómica. Podem perfeitamente acompanhar uma conversa de amigos num convívio perto de água ou num piquenique ao ar livre. À mesa, os vinhos rosé combinam com comidas frugais como saladas, massas, pequenos mariscos e tapas.
E, pela sua notável abrangência, aliam-se também na perfeição com arrozes de peixe, marisco, polvo ou choco, cataplanas e caldeiradas, carnes brancas ou sushi. O que é importante é que, independente do tipo de prato que irão acompanhar, os rosés, tal como os vinhos brancos, devem ser servidos muito frescos. A temperatura ideal varia entre os 6º-10ºC.
Embora elaborados a partir do sumo de uvas tintas, os vinhos rosés, que devem a sua cor ao contacto breve que esse sumo tem com as películas das uvas, assemelham-se mais ao vinho branco do que ao vinho tinto, do ponto de vista da textura e do corpo.
Se quer redescobrir a qualidade dos vinhos rosé, veja esta seleção de vinhos de Portugal que o Continente propõe para si:
Top 10 Vinhos Rosé
1. Tapada das Lebres Premium Regional Alentejano Rosé
Apresenta uma cor salmão leve e aroma com notas de frutos vermelhos jovens. De paladar, apresenta-se rico, “guloso” e finaliza de forma elegante e refrescante.
2. Castello D`Alba Touriga Nacional e Pinot Noir DOC Douro Rosé
Aroma intenso de frutos vermelhos, cerejas, framboesas em equilíbrio com notas frescas e florais muito típicas da casta Touriga Nacional, como manjericão e violetas.
3. Vinha da Valentina Premium Regional Península de Setúbal Rosé
Vinho de cor rosa leve, fresco com boca equilibrada e crocante. Apresenta notas de frutos vermelhos, framboesa e morangos.
4. Pêra Doce Regional Alentejano Rosé
Com uma cor rosa claro, este vinho rosé apresenta um aroma floral com frutos vermelhos. O seu sabor é frutado, muito fresco e equilibrado.
5. Monte dos Amigos Regional Alentejano Rosé
Apresenta uma cor rosa claro. Na boca, é frutado e fresco com aromas agradáveis a morango e flores brancas. Possui boa acidez e é elegante e estruturado, bem como longo e fresco.
6. Guarda Rios Regional Alentejano Rosé
Um vinho rosé de cor suave salmonada, com intensos aromas silvestres a frutas do bosque. Apresenta uma acidez crocante, ideal como aperitivo ou para acompanhar pratos mais leves.
7. Vinha da Coutada Velha Regional Alentejano Rosé
Rosado suave, é um vinho com aromas limpos e percetíveis de fruta muito fresca. O seu sabor é fresco e ácido.
8. Albenaz Terraço Real Premium Regional Alentejano Rosé
De cor rosa suave e aroma a frutos vermelhos, sugerindo framboesa e cereja maduras. É frutado, intenso, de final fresco e persistente.
9. Contemporal DOC Dão Rosé
De cor rosada, com aroma a frutos vermelhos, framboesa e leve nota doce. Vinho com um bom equilíbrio. Final de boca refrescante e prolongado.
10. Valmaduro Premium Regional Lisboa Rosé
De cor rosa pálido, é refrescante, cheio de vida e muito aromático. Revela notas frutadas de morango e frutos silvestres. Na prova, é suculento com notas de morangos e framboesas bem combinadas com uma acidez e mineralidade, característica da região vinícola de lisboa.
Agora que já conhece melhor o vinho rosé, partilhe com os seus amigos e familiares este artigo, para deixá-los bem informados.