Inicio Lifestyle Vinhos Descubra os vinhos monocasta

Descubra os vinhos monocasta

Quando dizemos que um vinho é monocasta, quer isto dizer que é elaborado a partir de uvas de uma única casta. Para além de monocasta, podemos também chamar de monovarietal ou elementar. Mas porque se dá o nome de “monocasta”?

A palavra casta é sinónimo de linhagem familiar, termo utilizado desde a idade média, tanto em Espanha como em Portugal, mas que depressa se tornou mundialmente utilizada na época dos descobrimentos como identificador social. Deriva do latim castus, que significa puro ou sem mistura.

O termo “casta” foi adotado pelos viticultores portugueses com o intuito de identificar de forma genérica as centenas de variedades de uvas indígenas e importadas. A grande diversidade de castas únicas que a vinha Portuguesa possui serviu a ancestral técnica de vinificação através do loteamento ou mistura de castas. Mais, a arte do lote é uma marca da enologia nacional e reconhecida mundialmente.

Os vinhos portugueses, na sua maioria, são fruto de lotes de várias castas e a separação das mesmas na vinha e na adega é um processo técnico mais usado em Portugal. Tudo isto para possibilitar um engarrafamento da mais alta qualidade.

As castas

As castas estão identificadas através de um rótulo ou etiqueta da garrafa de vinho. É através dessa informação que é possível saber qual ou quais as castas que o vinho possui.

Algumas das castas portuguesas que podemos encontrar em vinhos monovarietais são o Alvarinho e o Loureiro, nos Vinhos Verdes, o Arinto em Bucelas, o Encruzado no Dão, o Castelão na Península de Setúbal ou a Baga na Bairrada. São também cada vez mais frequentes vinhos monocasta de variedades francesas, que permitem descobrir novos aromas e sabores, como o Sauvignon Blanc, o Syrah ou o Cabernet Sauvignon.

As nossas sugestões

A escolha agora é sua. Está nas suas mãos optar pelo vinho com que mais se identifica e degustá-lo da melhor forma possível. A Garrafeira Continente tem ao seu dispor excelentes opções.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Conheça a nova edição limitada dos doughnuts Dunkin’ dedicada ao verão

Está disponível uma nova edição limitada de doughnuts da marca Dunkin’, com 4 unidades de sabores diferentes. Descubra os novos sabores de verão.

Bifes de couve com lentilhas

Inspire-se com a cozinha vegetariana e experimente bifes de couve com lentilhas. Tire partido de ingre-dientes como lentilhas, tahini ou mostarda de grão.

Tarte de chocolate mentolado

Adoce toda a família com uma tarte de chocolate mentolado. Experimente uma tarte para os amantes de chocolate e menta.

Gelado de Laranja Lima e Coco

Faça gelado de laranja, lima e coco para toda a família. Refresques os dias quentes de verão com um gelado magnifico e refrescante.

As bolas de berlim mais surpreendentes chegaram ao Continente

As bolas de Berlim Continente chegam até si com 17 sabores diferentes, dos mais tradicionais aos mais inovadores. Experimente e surpreenda-se.