Inicio Lifestyle Vinhos Sabe ler um rótulo de uma garrafa de vinho?

Sabe ler um rótulo de uma garrafa de vinho?

O rótulo dos produtos alimentares em geral, e dos vinhos, em particular, é o seu bilhete de identidade. Este, deve fornecer-nos elementos que nos permitam conhecer as características do que estamos a comprar, bem como todas as restantes informações que nos poderão ser úteis (de onde vem, como conservar, qual a melhor temperatura para servir, entre outros).

Já alguma vez teve dificuldade em ler o rótulo de um vinho e perceber o que está a comprar? Pois bem, neste artigo vamos ajudá-lo a interpretar toda a informação que consta no rótulo de uma garrafa de vinho para que não existam dúvidas na hora de escolher.

Rótulo de um vinho: quais são as menções obrigatórias e quais as facultativas?

Nos rótulos existem dois tipos de menções: as obrigatórias e as facultativas.

Menções obrigatórias

As menções obrigatórias devem constar agrupadas no mesmo campo visual, à exceção das menções relativas ao lote e presença de sulfitos.

Marca

Nominativa ou figurativa é o nome comercial do vinho.

Indicação de Proveniência

No rótulo deve constar a região a que pertence o vinho. Se a designação for “Denominação de Origem Controlada” (DOC), deverá constar a região a que pertence. Caso a designação seja “Vinho Regional”, deverá apresentar a região a que pertence como, por exemplo, Vinho Regional Minho. Se a designação for “Vinho”, deve constar: “Produto de Portugal”, “Vinho de Portugal” ou “Produzido em Portugal”.

Referência ao Produtor/Engarrafador

O rótulo tem de fazer menção ao produtor, engarrafador ou vendedor, bem como ao município e ao país onde se encontra a sua sede.

Volume Nominal

O volume nominal é a quantidade de vinho contida no recipiente. É expresso em litros, centilitros ou mililitros.

Teor alcoólico

Quantidade de álcool etílico que o vinho contém, expressa em percentagem de volume (% vol).

Referência ao lote

O lote representa um conjunto de unidades de venda de um produto, acondicionado em circunstâncias praticamente idênticas. O número de lote deve ser precedido da letra maiúscula “L”, e permite identificar o vinho e a sua origem.

Sulfitos

É obrigatória a indicação dos sulfitos quando presente em concentrações superiores a 10 mg/kg ou 10 mg/l expressos em SO2, através de uma das expressões: “Contém anidrido sulfuroso”, “Contém sulfitos”, ou “Contém dióxido de enxofre”.

Menções facultativas

A rotulagem dos vinhos pode ainda ser complementada com informação adicional, com o objetivo de dar a conhecer ao consumidor um pouco mais do produto. A esta informação complementar dá-se o nome de menções facultativas.

Ano de colheita

Quando consta, significa que pelo menos 85% do vinho provém de uvas colhidas no ano indicado.

Tipo de vinho

Um vinho pode ser tinto, branco ou rosé. Pode ainda constar no rótulo o tipo de vinho, caracterizado pelo seu grau de açúcar: seco, meio-seco, meio-doce ou doce.

Castas utilizadas

Se o vinho for produzido com, no mínimo, 85% de uvas pertencentes a uma só casta, pode dizer-se que o vinho é monocasta ou varietal.

Consumo e conservação

Apesar de facultativas, estas informações podem ser muito úteis. Alguns rótulos incluem ainda informações sobre as características do vinho, sugestões de pratos de acompanhamento, a temperatura a que deve ser servido ou se há necessidade de decantação.

Saber interpretara informação presente nos rótulos das garrafas de vinho permite fazer escolhas mais informadas e seguras. Agora que já esclarecemos tudo sobre a leitura de rótulos, aproveite para comprar vinho e repor o stock da sua garrafeira.

Se este artigo se mostrou útil para si, leia mais sobre vinhos e não deixe de partilhar as nossas dicas e sugestões nas redes sociais.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Que tipo de vinhos escolher para pratos de carne?

Quem aprecia uma boa refeição sabe que a bebida que a acompanha é, muitas vezes, tão importante quanto a própria refeição. Um...

Como registar animais de estimação

Ter um animal de estimação é, sem dúvida, um privilégio. No entanto, trata-se de uma decisão que não deve ser tomada de...

Dicas para uma melhor higiene oral

Certamente já ouviu dizer que “É melhor prevenir do que remediar”. No que diz respeito à saúde, este ditado torna-se ainda realista.

Descubra as cápsulas de café Continente Seleção

Sabia que o café teve a sua origem na Etiópia? Reza a lenda que enquanto um pastor passeava as suas cabras nos...

Hambúrgueres com Molho de Cogumelos

Se é amante de hambúrgueres, porque não juntar molho de cogumelos? Experimente esta receita e delicie-se com o resultado.