Inicio Lifestyle Vinhos Vinho tinto: o top 10 para churrasco

Vinho tinto: o top 10 para churrasco

O bom tempo leva-nos para fora, desfrutando do jardim, do relvado ou da piscina. São momentos felizes passados com a família e amigos mais chegados. À hora da refeição reinam os pratos mais leves, fáceis e simples de se preparar. Servidos numa mesa de alpendre ou numa toalha de piquenique estendida no chão e protegido pelas sombras frescas, são de certeza, momentos que guardamos na memória.

Vinho tinto combina com churrasco

O churrasco em casa ou nos locais devidamente autorizados, também oferece aromas e sabores familiares. De todas as regiões chegam boas propostas de vinhos tintos económicos, em harmonia com a frugalidade da comida.

Das regiões do Sul, desde o Tejo ao Algarve, passando pela fresca Península de Setúbal e o grande Alentejo, chegam vinhos tintos repletos de aromas, calor e gostos aveludados, com capacidade única para serem bebidos cedo. A sua parceria com comida diária ou barbecue de carnes brancas fazem destes vinhos do Sul uma opção muito tentadora.

A leveza e a frescura dos nossos tintos atlânticos desde a região dos Vinhos Verdes, até Lisboa, passando pela Bairrada, são muito gratas na companhia de salsichas ou sardinhas assadas.

Os nossos vinhos de Montanha, do Douro, do Dão e dos planaltos da Beira e de Trás-os-Montes, acompanham os grelhados de carnes vermelhas e os bons queijos curados. Para si, resta a escolha dos vinhos que mais lhe convier.

Top 10 vinhos tintos para churrasco

Para acompanhar um bom churrasco, deixamos aqui a sugestão de 10 vinhos tintos ideais que pode encontrar nas lojas do Continente:

1. Vale do Rocim Regional Alentejano Tinto

Produzido no Alentejo pela Herdade do Rocim. Apresenta uma cor rubi profunda, aroma exuberante a frutos vermelhos e bom volume de boca, além de uma excelente concentração.

Vale do Rocim Regional Alentejano Tinto
Vale do Rocim Regional Alentejano Tinto

2. Pedra do Gato DOC Dão Tinto

Produzido no Dão pela Casa da Passarella. Apresenta cor púrpura, com aromas a frutos vermelhos com notas vegetais. Vinho com grande equilíbrio e elegância.

Pedra do Gato DOC Dão Tinto
Pedra do Gato DOC Dão Tinto

3. Vinha da Valentina Merlot Regional Península de Setúbal Tinto

Produzido na Península de Setúbal pela Casa Ermelinda Freitas. Vinho de cor rubi, com notas de frutos vermelhos maduros, algumas notas de especiaria. Vinho suave e elegante.

Vinha da Valentina Merlot Regional Península de Setúbal Tinto
Vinha da Valentina Merlot Regional Península de Setúbal Tinto

4. Vinha Maria DOC Dão Tinto

Produzido no Dão pelo produtor de Cabriz. De cor rubi intenso, tem um aroma frutado, misto de frutos vermelhos, geleia de frutos dos bosques e notas tostadas. Frutado, macio, elegante e harmonioso.

Vinha Maria DOC Dão Tinto
Vinha Maria DOC Dão Tinto

5. Vale do Bomfim DOC Douro Tinto

Produzido no Douro pela Symington. De cor rubi profunda, possui um aroma de frutas vermelhas frescas, ameixas e amoras, complementadas por fragrâncias florais e especiarias picantes. No palato, fresco, com bom equilíbrio com um final de boca longo e persistente.

Vale do Bomfim DOC Douro Tinto
Vale do Bomfim DOC Douro Tinto

6. Vimioso Regional Tejo Tinto

Produzido no Tejo pela Falua, produtora dos vinhos Conde Vimioso. Apresenta cor granada e aromas a fruta vermelha e compota. Boa estrutura e suavidade, terminando com notas de fruta madura.

Vimioso Regional Tejo Tinto
Vimioso Regional Tejo Tinto

7. Valmaduro Syrah Regional Lisboa Tinto

Produzido pela Casa Santos Lima. Possui cor rubi definido, com aromas intensos de frutos silvestres. Na boca apresenta bom corpo, estrutura e muita fruta, com destaque para notas de frutos vermelhos tais como framboesas. O final de boca é persistente com taninos suaves.

Valmaduro Syrah Regional Lisboa Tinto
Valmaduro Syrah Regional Lisboa Tinto

8. Sobreiro de Pegões Regional Península de Setúbal Tinto

Produzido pela Adega de Pegões. De cor rubi/granada e aroma intenso a frutos vermelhos maduros e doces lembrando compota e algumas especiarias. Macio com estrutura e taninos de boa qualidade, fim de boca agradável.

Sobreiro de Pegões Regional Península de Setúbal Tinto
Sobreiro de Pegões Regional Península de Setúbal Tinto

9. Conversa Fiada Regional Alentejano Tinto

Produzido no Alentejo pela Carmim, a adega de Reguengos de Monsaraz. Apresenta cor rubi, aroma frutado com notas florais. Vinho suave e de grande versatilidade.

Conversa Fiada Regional Alentejano Tinto
Conversa Fiada Regional Alentejano Tinto

10. Contemporal Regional Península de Setúbal Tinto

Produzido pela Adega de Pegões na Península de Setúbal. De cor rubi e aroma a frutos vermelhos maduros e toque de especiarias. Bom volume de boca, com taninos macios e final longo.

Contemporal Regional Península de Setúbal Tinto
Contemporal Regional Península de Setúbal Tinto

Da próxima vez que fizer um churrasco, não deixe de servir um bom vinho tinto para acompanhar. Tenha apenas em atenção que cada vinho tem uma temperatura ideal para ser servido. Um vinho muito quente ou fresco em demasia não estará na melhor forma para ser apreciado.

Se gostou de saber quais os melhores vinhos tintos para acompanhar um churrasco, partilhe este artigo com seus amigos e familiares.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Dicas para uma melhor higiene oral

Certamente já ouviu dizer que “É melhor prevenir do que remediar”. No que diz respeito à saúde, este ditado torna-se ainda realista.

Descubra as cápsulas de café Continente Seleção

Sabia que o café teve a sua origem na Etiópia? Reza a lenda que enquanto um pastor passeava as suas cabras nos...

Hambúrgueres com Molho de Cogumelos

Se é amante de hambúrgueres, porque não juntar molho de cogumelos? Experimente esta receita e delicie-se com o resultado.

Maçã: variedades e benefícios

A maçã é um dos frutos mais populares e consumidos em todo o mundo e também um dos mais antigos de que...

Lanches saudáveis para o regresso às aulas

O regresso às aulas está à porta e são muitos os pormenores a considerar para um arranque perfeito. As refeições escolares são...