Inicio Lifestyle Vinhos Conheça os vinhos premiados pelo concurso Uva de Ouro 2019

Conheça os vinhos premiados pelo concurso Uva de Ouro 2019

O concurso de vinhos Uva de Ouro distingue-se pelo apoio inconfundível que dá à produção vinícola nacional. Pretende democratizar o acesso ao vinho, demonstrando que os vinhos portugueses de qualidade não estão tão distantes quanto pensamos, tanto a nível físico como económico.

Esta iniciativa do Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF, certificado pelo Instituto da Vinha e do Vinho, tem ajudado na evolução e desenvolvimento do setor dos vinhos portugueses, desde a sua primeira edição em 2013. Realizado anualmente, o concurso envolve enólogos de renome no mundo da enologia, com experiência e capacidades sensoriais consolidadas e é composto por três fases: uma seleção dos vinhos da maior garrafeira nacional, uma prova cega e, finalmente, a cerimónia de entrega de prémios.

Durante o período de avaliação dos vinhos a concurso, os jurados são submetidos a uma prova cega, numa sala isolada, onde partem para a avaliação com uma total ausência de conhecimento sobre os vinhos em questão. Fatores como a proveniência dos vinhos, nomeadamente rótulos e garrafas, são desconhecidos. Neste processo são consideradas e avaliadas variáveis referentes ao aroma, cor e sabor, como a franqueza, a limpidez ou a persistência através de um sistema de pontos que, por sua vez, definem o nível de qualidade do vinho e a sua classificação.

Um dos objetivos deste concurso visa possibilitar a escolha de um vinho de forma ponderada, segura e com a garantia de qualidade que as medalhas do Prémio Uva de Ouro representam. Qualquer que seja a escolha feita pelo consumidor, será uma escolha acertada.

Quais os vinhos premiados na edição de 2019 do concurso Uva de Ouro?

O concurso Uva de Ouro premeia, todos os anos, as melhores produções vitivinícolas nacionais de entre cerca de 600 candidatos, com o intuito de democratizar o acesso dos consumidores a vinhos medalhados, facilitando todo o processo de compra. As classificações dos prémios do concurso dividem-se em duas categorias principais, Ouro e Prata, e servem como guia de certificação de qualidade para o consumidor, o que se reflete num critério de preferência. Além das classificações principais, os premiados são divididos por intervalo de preços, o que permite uma escolha mais informada.

Vinhos Uva de Ouro, categoria Ouro, até 5,00 Euros.
Vinhos Uva de Ouro, categoria Ouro, de 5,00 a 10,00 Euros.
Vinhos Uva de Ouro, categoria Ouro, superior a 10,00 Euros.
Vinhos Uva de Ouro, categoria Prata, até 5,00 Euros.
Vinhos Uva de Ouro, categoria Prata, de 5,00 a 10,00 Euros.
Vinhos Uva de Ouro, categoria Prata, superior a 10,00 Euros.

Fomos à procura dos destaques dos prémios Uva de Ouro e apresentamos estes vinhos premiados com uma qualidade surpreendente.

Vinhos Uva de Ouro – Ouro

Vinhos Uva de Ouro, categoria Ouro (até 5,00 Euros).



Vinhos Uva de Ouro, categoria Ouro (de 5,00 a 10,00 Euros).




Vinhos Uva de Ouro, categoria Ouro (superior a 10,00 Euros).




Vinhos Uva de Ouro, categoria Prata (até 5,00 Euros).




Vinhos Uva de Ouro, categoria Prata (de 5,00 Euros a 10,00 Euros).




Vinhos Uva de Ouro, categoria Prata (superior a 10,00 Euros).




Ao divulgar e premiar as melhores produções vitivinícolas nacionais, os prémios Uva de Ouro possibilitam ao consumidor o acesso a um mundo vasto de aromas e sabores. Além disso, dão a oportunidade aos produtores de vinhos de apresentar, a cada edição, os seus produtos com uma qualidade superior.

Conheça, prove e saboreie alguns destes vinhos, como o Contemporal e o Vinho Albenaz, na Feira de vinhos, queijos e enchidos a decorrer nos supermercados Continente, de 19 de setembro a 14 de outubro.

Se gostou deste artigo, pode consultar mais informações sobre vinhos e partilhe as nossas dicas e sugestões com os seus amigos e familiares.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Tortilha de Batata, Presunto e Burrata

Se gosta de servir uma boa entrada às suas visitas, temos uma excelente sugestão para si. Saiba como fazer esta tortilha de...

3 pratos com carne picada para toda a família

Se não resiste a um prato com carne picada, confira estas três saborosas receitas que temos para si e para a sua...

Smoothie de Beterraba e Açaí

Repleto de frescura, este smoothie de beterraba e açaí é perfeito para aproveitar os últimos dias quentes de verão. Siga a receita...

Que tipo de vinhos escolher para pratos de carne?

Quem aprecia uma boa refeição sabe que a bebida que a acompanha é, muitas vezes, tão importante quanto a própria refeição. Um...

Como registar animais de estimação

Ter um animal de estimação é, sem dúvida, um privilégio. No entanto, trata-se de uma decisão que não deve ser tomada de...