O concurso de vinhos Uva de Ouro distingue-se pelo apoio inconfundível que dá à produção vinícola nacional. Pretende democratizar o acesso ao vinho, demonstrando que os vinhos portugueses de qualidade não estão tão distantes quanto pensamos, tanto a nível físico como económico.
Esta iniciativa do Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF, certificado pelo Instituto da Vinha e do Vinho, tem ajudado na evolução e desenvolvimento do setor dos vinhos portugueses, desde a sua primeira edição em 2013. Realizado anualmente, o concurso envolve enólogos de renome no mundo da enologia, com experiência e capacidades sensoriais consolidadas e é composto por três fases: uma seleção dos vinhos da maior garrafeira nacional, uma prova cega e, finalmente, a cerimónia de entrega de prémios.
Durante o período de avaliação dos vinhos a concurso, os jurados são submetidos a uma prova cega, numa sala isolada, onde partem para a avaliação com uma total ausência de conhecimento sobre os vinhos em questão. Fatores como a proveniência dos vinhos, nomeadamente rótulos e garrafas, são desconhecidos. Neste processo são consideradas e avaliadas variáveis referentes ao aroma, cor e sabor, como a franqueza, a limpidez ou a persistência através de um sistema de pontos que, por sua vez, definem o nível de qualidade do vinho e a sua classificação.
Um dos objetivos deste concurso visa possibilitar a escolha de um vinho de forma ponderada, segura e com a garantia de qualidade que as medalhas do Prémio Uva de Ouro representam. Qualquer que seja a escolha feita pelo consumidor, será uma escolha acertada.
Quais os vinhos premiados na edição de 2019 do concurso Uva de Ouro?
O concurso Uva de Ouro premeia, todos os anos, as melhores produções vitivinícolas nacionais de entre cerca de 600 candidatos, com o intuito de democratizar o acesso dos consumidores a vinhos medalhados, facilitando todo o processo de compra. As classificações dos prémios do concurso dividem-se em duas categorias principais, Ouro e Prata, e servem como guia de certificação de qualidade para o consumidor, o que se reflete num critério de preferência. Além das classificações principais, os premiados são divididos por intervalo de preços, o que permite uma escolha mais informada.
• Vinhos Uva de Ouro, categoria Ouro, até 5,00 Euros.
• Vinhos Uva de Ouro, categoria Ouro, de 5,00 a 10,00 Euros.
• Vinhos Uva de Ouro, categoria Ouro, superior a 10,00 Euros.
• Vinhos Uva de Ouro, categoria Prata, até 5,00 Euros.
• Vinhos Uva de Ouro, categoria Prata, de 5,00 a 10,00 Euros.
• Vinhos Uva de Ouro, categoria Prata, superior a 10,00 Euros.
Fomos à procura dos destaques dos prémios Uva de Ouro e apresentamos estes vinhos premiados com uma qualidade surpreendente.
Vinhos Uva de Ouro – Ouro
Vinhos Uva de Ouro, categoria Ouro (até 5,00 Euros).
Vinhos Uva de Ouro, categoria Ouro (de 5,00 a 10,00 Euros).
Vinhos Uva de Ouro, categoria Ouro (superior a 10,00 Euros).
Vinhos Uva de Ouro, categoria Prata (até 5,00 Euros).
Vinhos Uva de Ouro, categoria Prata (de 5,00 Euros a 10,00 Euros).
Vinhos Uva de Ouro, categoria Prata (superior a 10,00 Euros).
Ao divulgar e premiar as melhores produções vitivinícolas nacionais, os prémios Uva de Ouro possibilitam ao consumidor o acesso a um mundo vasto de aromas e sabores. Além disso, dão a oportunidade aos produtores de vinhos de apresentar, a cada edição, os seus produtos com uma qualidade superior.
Conheça, prove e saboreie alguns destes vinhos, como o Contemporal e o Vinho Albenaz, na Feira de vinhos, queijos e enchidos a decorrer nos supermercados Continente, de 19 de setembro a 14 de outubro.
Se gostou deste artigo, pode consultar mais informações sobre vinhos e partilhe as nossas dicas e sugestões com os seus amigos e familiares.