Ao longo das regiões costeiras do centro e norte, em particular no Minho – a região dos Vinhos Verdes – as uvas amadurecem menos do que nas regiões interiores de Portugal e muito menos do que no sul. Dos bagos do litoral nascem vinhos leves, refrescantes, com típica presença gasosa e delicioso final agridoce. Típico e diferente como nenhum outro, o Vinho Verde é protegido internacionalmente, designando uma das mais famosas Denominações de Origem de vinho em Portugal.
Na primavera e verão, a vida torna-se mais ligeira, à semelhança do Vinho Verde. Passamos a desfrutar da comida simples ao ar livre e a sardinha assada começa o seu reinado à mesa. Opte pelos Vinhos Verdes mais leves e genéricos para saladas, peixe e marisco miúdo. Guarde os Verdes de uma só casta – Alvarinho, Loureiro, Avesso ou Azal – para pratos de dimensão mais mastigável, desde o bacalhau à Brás, passando pelo arroz de marisco ou caldeirada até aos bons robalos da nossa costa. Na cor rosé, o Vinho Verde é bom parceiro de pregos, bifanas ou de carnes brancas simplesmente grelhadas.
Top 10 Vinhos Verdes
Conheça alguns dos vinhos verdes que o Continente oferece para enriquecer as suas refeições.
1. Casa de Vila Verde Loureiro Grande Escolha DOC Vinho Verde Branco
De cor citrina, destaca-se pela sua frescura, acidez equilibrada e elegantes notas frutadas com excelente equilíbrio e persistência. Com bom final de boca, revela-se macio e com boa estrutura.
2. Ponte da Barca Reserva DOC Vinho Verde Branco
De cor citrina, sabor intenso, harmonioso e refrescante. Possui aroma a frutos cítricos, floral e com uma ligeira presença de gás carbónico.
3. Adega Ponte de Lima Escolha DOC Vinho Verde Branco
Apresenta cor citrina, olfato a frutos cítricos. Sabor delicado, bem estruturado e seco.
4. Corço DOC Vinho Verde Branco
Cor citrina leve e com aroma frutado. Notas de frutos tropicais e citrinos. Boca crocante com acidez equilibrada e fino. Final refrescante e elegante.
5. Leira do Canhoto DOC Vinho Verde Branco
Cor citrina brilhante. Aroma fresco e característico entre a mineralidade e tropicalidade. Sabor fresco frutado de corpo cheio e longo final de boca.
6. Albenaz Jardim Secreto Alvarinho Premium DOC Vinho Verde Branco
Aroma fresco com sinais de mineralidade. De sabor frutado, tem um bom caráter.
7. Contemporal Loureiro DOC Vinho Verde Branco
Este vinho recebeu o prémio de melhor branco no Concurso Salute To Excellence Plma. De cor citrina e aroma frutado, com notas de fruta tropical e sabor elegante e fresco.
8. Afonsino DOC Vinho Verde Branco
De cor citrino e aroma frutado, com nuances de pêssego e alperce e jovem. Sabor frutado, persistente e seco.
9. Pavão Grande Escolha DOC Vinho Verde Branco
Cor citrino. Com sabor a lima, maçã e pêssego. Fresco e bem equilibrado, com boa acidez. Apresenta um perfil de aroma distinto.
10. Contemporal Alvarinho DOC Vinho Verde Branco
De cor citrino, aroma frutado delicado e bem estruturado. Com final longo e persistente.
Na maioria das prateleiras e das cartas de vinho dos restaurantes, quando nos referimos a “Verdes” estamos, tecnicamente, a falar de um vinho branco, com uma certificação de origem. “Verde” não é a cor do vinho. Em qualquer região do mundo, as adegas só elaboram três cores de vinho: Branco, Rosé e Tinto. O mesmo acontece na região demarcada dos Vinhos Verdes.
Agora que sabe mais sobre vinho verde, aproveite para degustar os vinhos do Continente e explore todas as possibilidades de harmonização que este vinho de Portugal permite. Aproveite para partilhar essas novidades com amigos!