Depois da noite de Natal e de comer o bacalhau com batatas cozidas, grelos ou couve penca, sobra sempre alguma comida. Evite o desperdício alimentar e cumpra com uma tradição apreciada por muitas famílias: aproveite as sobras do jantar para fazer esta deliciosa tarte de farrapo velho. Diferente do original, vai surpreender todos os seus familiares.
Fácil | 70 minutos | 8 pessoas
Ingredientes
Para a massa
- 25 + 50 ml de água
- 15 g de banha de porco
- 25 ml de azeite
- 250 g de farinha
- 1 ovo
- 1 pitada de sal
Para o recheio
- 4 c. de sopa de azeite
- 1 cebola
- 4 dentes de alho
- Bacalhau cozido q.b.
- Batatas cozidas q.b.
- 2 ovos cozidos
- Grelos ou penca cozida q.b.
- 1 ovo batido
Preparação
- Para a massa, coloque num tacho pequeno 25 ml de água, a banha e o azeite e aqueça só até estar tudo derretido. Coloque a farinha numa taça e faça um buraco no centro. Coloque o ovo, o sal e a mistura dos líquidos e comece a amassar. Vá adicionando a restante água aos poucos e amasse bem até obter uma bola. Deixe repousar;
- Para o recheio, coloque num tacho o azeite, junte a cebola e os dentes de alho picados e deixe refogar. Adicione o bacalhau em lascas, as batatas às rodelas, os ovos ralados e as couves cortadas em pedaços. Salteie tudo durante 5 minutos e reserve;
- Pré-aqueça o forno a 200ºC;
- Coloque a massa numa superfície enfarinhada e divida-a em duas partes desiguais. Forre uma forma de tarte com a porção maior, recheie com o farrapo velho e cubra com a restante massa. Pincele com o ovo batido e leve ao forno durante 20 a 30 minutos ou até ficar dourado.
Aponte a receita e utilize as sobras da consoada para a pôr em prática. Com uma apresentação bonita e verdadeiramente deliciosa, é perfeita para preencher a mesa do dia de natal.
Aproveite e partilhe a dica com os seus amigos para que todos possam surpreender em casa.