Uma alternativa ao tradicional empadão de carne, com lentilhas e legumes. Mais leve e igualmente delicioso, esta receita vai fazer as delícias de todos em casa. Experimente e confira o delicioso resultado.
Fácil | 45 minutos | 4 pessoas
Ingredientes
- 500 g de lentilhas demolhadas
- azeite q.b.
- 1 folha de louro
- 2 cebolas
- 3 dentes de alho
- 1 cenoura
- 1 copo de vinho branco
- 300 g de cogumelos
- 1 embalagem de polpa de tomate
- 1 caldo de legumes
- 1kg de batata-doce
- 30 g de manteiga
- 100 g de queijo parmesão
- sal e pimenta q.b.
Preparação
- Num tacho com azeite refogue as cebolas e os alhos picados juntamente com a folha de louro;
- Quando a cebola ficar translúcida, junte a cenoura cortada em cubos pequenos e deixe cozinhar em lume brando por mais 2 minutos. Refresque com o vinho branco, aumente o lume e deixe evaporar;
- Junte os cogumelos cortados aos quartos, envolva bem e em seguida acrescente as lentilhas com o seu líquido e a polpa de tomate. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar em lume brando durante 12 minutos;
- Cozinhe as batatas-doces, sem casca, em água a ferver temperada com sal durante cerca de 15 minutos. Escorra-as e esmague-as juntamente com a manteiga. Retifique o sal e a pimenta;
- Coloque o preparado de lentilhas no fundo de um prato de forno, ponha por cima o puré e polvilhe com o queijo. Leve ao forno até dourar. Sirva com uma salada.
Confesse que ficou com água na boca só com a preparação da receita deste empadão de lentilhas e legumes. É delicioso e um clássico prato de “comida de conforto”.
Se lhe agradou, partilhe esta receita com mais alguém. Basta usar os botões de partilha da página.