Inicio Alimentação Charcutaria As caraterísticas dos enchidos das regiões de Portugal

As caraterísticas dos enchidos das regiões de Portugal

Os enchidos, produtos habituais na gastronomia nacional, há muito que fazem parte das refeições portuguesas. O seu sabor forte é característico e, por isso, deve ser acompanhado por algo que equilibre o paladar. O vinho é uma bebida que poucos dispensam quando degustam petiscos e escolher quais os melhores vinhos para combinar com enchidos é o primeiro passo para um verdadeiro momento de prazer à mesa.

Enchidos portugueses emblemáticos

Muitos enchidos estão imediatamente associados às regiões onde são produzidos e onde se mantêm as suas características mais tradicionais. É o caso das farinheiras, associadas à zona do Alentejo, da morcela oriunda das Beiras e dos chouriços de sangue e bucheiras, típicos do norte do país.

Alheira

A alheira é uma das maiores referências da gastronomia transmontana e parte da história do nosso país. Envolta em tripa de porco ou de vaca, é composta por uma mistura de variadas carnes envolvidas em massa de pão de trigo e azeite, banha, colorau, sal e alho. No prato, é bastante apreciada com batata frita ou cozida, com ovo estrelado e grelos.

Paio

Outro enchido tradicional de Portugal apreciado por muitos é o paio. Constituído por peças nobres como o lombo de porco, é condimentado com massa de pimentão, alho e sal. Por norma é consumido em rodelas acompanhado com pão, devido à sua dimensão e consistência firme.

Salsichão

Produto tradicional que pode ter por base várias carnes, desde carnes suínas a carne de peru. De aspeto marmoreado, o salpicão junta as carnes a uma combinação harmoniosa de temperos, o que faz deste enchido um produto ideal para ser consumido como entrada, tapas ou até como ingrediente para receitas mais elaboradas.

Chouriço

O chouriço ou chouriça, proveniente de várias regiões de Portugal, talvez seja o enchido mais popular em termos de utilização em várias ementas ou mesmo como petisco. É composto por carne e gordura de porco, vinho, alho, água, sal e colorau.

Chouriço de Sangue

O chouriço de sangue difere do anterior apenas na forma como a tripa é recheada. Neste caso é aproveitado o sangue do porco, a carne e a gordura. Ao invés de ser fumado é escaldado para manter a sua consistência mais humedecida.

Farinheira

A farinheira é daqueles enchidos que não pode faltar num tradicional cozido à portuguesa. É uma tripa seca com bastante gordura de porco, farinha de trigo e massa de pimentão.

Linguiça

Mais denso que os anteriores, a linguiça é um enchido fumado em tripa delgada normalmente de vaca ou de porco e recheada com carne e gordura de porco, massa de pimentão e vinho. Normalmente é utilizada como petisco em algumas tascas tradicionais ou para dar sabor a alguns pratos.

Morcela

A morcela é bastante apreciada em alguns cozidos à portuguesa ou simplesmente frita em terrinas de barro para petiscar. Este enchido tem a particularidade de ter de ser feito logo após a matança do porco para conservar a consistência. Tem ainda pedaços de entremeada, envolta no sangue do animal e massa de pão temperada com sal, cravinho e cominhos.

Morcela de Arroz

Bastante apreciada na região de Leiria, a morcela de arroz é um enchido confecionado com o sangue do porco, carne entremeada de porco, alho, cebola, salsa, cominhos, cravinho e arroz previamente cozido e escorrido.

Salpicão

São muitas as pessoas que apreciam o salpicão fatiado para acompanhar com pão ou como petisco. Tem tripa grossa de porco, recheada com as partes nobres do porco, temperado com vinho, alho, colorau, sal e louro.

Estes são os principais enchidos que fazem parte da gastronomia portuguesa. Aproveite e acompanhe estes enchidos com bons vinhos portugueses. É um match perfeito para passar bons momentos com os seus amigos e/ou familiares.

Se gostou destas sugestões porque não as partilha?

ÚLTIMOS ARTIGOS

Os benefícios e características do pêssego

Pelo seu aroma delicado e sabor irresistível, o pêssego tornou-se muito popular em todo o mundo. Devido à sua designação científica, Prunus...

Porco Ibérico: conheça esta carne tenra e suculenta

A carne de porco ibérico é proveniente de animais cruzados de raça ibérica pura finalizada com macho raça “duroc”. O cruzamento destas...

Queijo de Serpa: conheça tudo sobre este queijo DOP

O Queijo de Serpa é um queijo DOP (Denominação de Origem Protegida) com inspiração no queijo da Serra da Estrela. No entanto,...

Utensílios e facas que apreciadores de queijo devem ter em casa

Tábuas, facas de diversos feitios, raladores, bandejas, fondues… Não faltam utensílios ao serviço dos queijos. Se é um apreciador de queijo, conheça...

Beringelas Recheadas com Arroz de Tomate e Queijo Feta

Estas beringelas recheadas com arroz de tomate e queijo feta são uma receita rápida, saborosa e prática e o resultado deixa qualquer...