Inicio Alimentação Queijos 3 curiosidades sobre a origem e produção do queijo

3 curiosidades sobre a origem e produção do queijo

O queijo é um alimento muito apreciado e consumido tanto em Portugal, como no mundo. Existem diversos tipos de queijo, com aromas e sabores de diferentes intensidades. A forma como os incluímos na alimentação é bastante variada e, por ser um alimento versátil, pode estar presente em todo o tipo de refeições, desde pequenos-almoços, pratos principais e até em batidos. Conheça mais sobre a origem e produção do queijo e deixe-se encantar por este mundo rico em sabores e tradições.

3 curiosidades sobre a origem e produção do queijo

1. A origem do queijo remonta a cerca de 7000 a.C.

Tendo origem no Crescente Fértil entre os rios Tigre e Eufrates, o queijo foi apresentado à Humanidade por volta do ano 7.000 a.C.. Os cientistas acreditam que a descoberta do queijo foi puramente acidental. Tudo aconteceu quando um nómada encheu de leite um alforge feito da pele seca do estômago de uma ovelha e partiu para o deserto. A combinação do movimento do cavalo, as enzimas do estômago da ovelha e os raios do sol fizeram com que o leite começasse a formar coalhos, criando assim o primeiro queijo.

2. Em Portugal existem inúmeros queijos DOP

Em Portugal existem inúmeros queijos com Denominação de Origem Protegida (DOP), como é o caso do queijo da Serra da Estrela. DOP é a designação regulamentada pela União Europeia que protege os nomes dos produtos cuja produção, elaboração e transformação ocorrem numa região delimitada, com um saber-fazer devidamente reconhecido e verificado.

3. O segredo do fabrico de queijo está na habilidade e no detalhe

Com ferramentas básicas e as condições certas, o ato de fabricar queijo é verdadeiramente muito simples. No entanto, está na habilidade e no detalhe o aperfeiçoamento desta arte. A qualidade do leite, o tipo de coalho adicionado, a quantidade de sal, outros ingredientes como ervas e temperos acrescentados à mistura e, finalmente, por quanto tempo se deixa envelhecer o produto final, são todos fatores determinantes.

Atualmente existem centenas de tipos de queijo em todo o mundo. Ao longo dos tempos, cada variedade adquiriu, a pouco e pouco, reputação própria, completando agradavelmente qualquer refeição. Os benefícios do queijo, quando consumido nas quantidades recomendadas, faz deste alimento uma preferência na casa dos consumidores.

Se é apreciador de queijo e tem amigos e familiares que partilham este gosto consigo, dê-lhes a conhecer estas três curiosidades sobre a origem e fabrico do queijo.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Os melhores espumantes para as suas Festas

Chegamos ao mês do Natal e da passagem de ano. É o momento de fazer balanços, mas também de festejar por ter...

Tudo o que precisa saber sobre as couves

Por serem alimentos ricos a nível nutricional e com baixo valor calórico, as couves podem e devem fazer parte de uma alimentação...

Dicas para enfeitar a árvore de Natal

Acredita-se que a tradição de enfeitar árvores no Natal surgiu no século XVI na Alemanha, através de Martinho Lutero. Reza a lenda...

Conheça os chás e tisanas mais reconfortantes

O chá é apreciado por toda a gente e tem uma história que remonta a 3000 anos a.C. Beber uma chávena de...

Conheça o azeite Cinco soldos

Muito saudável e com um papel central na alimentação mediterrânica, o azeite está intrinsecamente ligado à nossa gastronomia. O Continente, ao reconhecer...