O Queijo de Serpa é um queijo DOP (Denominação de Origem Protegida) com inspiração no queijo da Serra da Estrela. No entanto, o queijo de Serpa DOP apresenta um sabor mais intenso, com leves notas picantes. As características especificas deste queijo resultaram da vegetação dos campos onde pastam as ovelhas e do clima da região.
Principais características do queijo de Serpa
- O leite utilizado na produção do queijo é de ovelha;
- A sua aparência é caraterizada por um tom amarelo a amarelo-palha;
- A textura é semimacia e amanteigada;
- O processo de cura é de 30 dias;
- O seu sabor é acentuado, ligeiramente salgado no palato e com um típico final ácido.
Curiosidades sobre este queijo DOP
A produção do queijo não é feita apenas no concelho de Serpa
O queijo de Serpa DOP não é produzido apenas no concelho de Serpa. A região demarcada abrange o distrito de Beja e chega, inclusive a algumas freguesias do distrito de Setúbal.
O pano em que o leite era filtrado tinha de ser dobrado 40 vezes
Em tempos idos, no momento da filtragem do leite, o pano sobre o qual o leite passava tinha de ser dobrado exatamente 40 vezes: “nem uma a mais, nem uma a menos”. A quantidade de pano exigido para a filtragem fez com que as queijarias da região fossem conhecidas também como rouparias, de tantos que eram necessários.
O corte da massa do queijo estava relacionado com um hábito religioso
No processo de produção do queijo, a massa era cortada sempre em quatro partes. Isto devia-se a um hábito religioso de se fazer o formato da cruz.
A harmonização perfeita
O queijo da Serpa DOP casa com vinho tinto, quando degustado como aperitivo. Uma boa forma de o consumir é retirar-lhe o interior com gressinos. Aconselha-se colocar o queijo de Serpa à temperatura ambiente por mais de 30 minutos antes de ser consumido.
Sugestão de receita com queijo da Serpa DOP
Este queijo de sabor acentuado e ligeiramente salgado é ideal para petiscos, mas também para complementar deliciosos pratos principais. Experimente esta sugestão de tarteletes de chouriço, linguiça e queijo da Serpa.
Ingredientes
- 1 embalagem de massa quebrada
- 1 chouriço
- 1 linguiça
- Azeite q.b.
- 6 ovos
- 200 ml de natas
- Sal e pimenta q.b.
- Tomilho q.b.
- 1 chávena de queijo da Serpa em cubinhos
Preparação
- Forre 4 formas pequenas de tarte com a massa quebrada e reserve;
- Corte o chouriço e a linguiça em rodelas finas e frite-as numa frigideira com um fio de azeite até ficarem crocantes;
- Numa taça, misture os ovos e as natas, tempere com um pouco de sal e pimenta e polvilhe com tomilho;
- Verta a mistura para as formas de tarte e coloque por cima de cada uma delas um pouco de chouriço, linguiça e cubinhos de queijo da Serpa;
- Leve ao forno por cerca de 15 minutos a 180ºC.
Uma sugestão de receita excelente para servir como entrada em dias quentes e saborear o queijo da Serpa da melhor forma. Agora que conhece melhor este queijo de notas picantes, partilhe o conhecimento com os seus familiares e amigos.