Inicio Alimentação Sumos e Águas Não gosta de beber água? Experimente águas aromatizadas

Não gosta de beber água? Experimente águas aromatizadas

Pertence ao grupo de pessoas que, por mais que tente, tem muita dificuldade em beber água? Já todos sabemos que devemos beber, pelo menos, entre 1,5 a 2 litros de água por dia (6 a 8 copos). Porém, quando nos damos conta, na correria do dia-a-dia normalmente não ingerimos nem metade.

Beber água é realmente importante para o nosso corpo. Além de matar a sede, a água regula a temperatura do corpo, assegura o transporte dos nutrientes (vitaminas e sais minerais), elimina as toxinas e mantém o organismo hidratado. É um bem essencial à vida que pode ajudar a prevenir várias doenças. Quantas vezes não vamos ao médico (seja qual for a especialidade clínica) e ele nos diz que temos de beber mais água?

Como conseguir com que beber água se torne mais fácil?

A verdade é que um dos grandes truques para beber mais água é dar-lhe sabor. As infusões e águas aromatizadas são ótimas alternativas desde que não adicione açúcar. E resultam!

As infusões (camomila, cidreira, tília…) são fáceis e rápidas de fazer, pois apesar de serem preparadas a quente, é só deixá-las arrefecer e adicionar umas pedras de gelo. As águas aromatizadas podem ser feitas em casa com ingredientes frescos e algumas especiarias: rodelas de limão e folhas de hortelã, rodelas de laranja e paus de canela, rodelas de lima e alecrim, amoras, framboesas, morangos, cravinho, hortelã, entre outros. As hipóteses são infinitas e todas saborosas. Pode usar os ingredientes que mais gosta ou aqueles que tem no frigorífico nesse momento. Além disso, existe uma variedade enorme de sabores e combinações possíveis, o que faz com que não nos cansemos delas.

Que outras bebidas podem substituir?

Os miúdos estão sempre a pedir refrigerantes, mas quer dar-lhes algo mais saudável? Não faltam alternativas! Os sumos naturais são, sem dúvida, uma melhor opção. No entanto, é preciso estar consciente de que os sumos naturais devem ser feitos mesmo antes de serem consumidos para não perderem muitas das suas vitaminas, nomeadamente a vitamina C. Os sumos 100% são feitos apenas com fruta e, como são embalados e estão preparados para aguentarem mais tempo, são bons para levar para a praia ou um piquenique. 

Apesar de serem uma opção mais saudável, os sumos de fruta têm uma alta concentração de açúcares naturalmente presentes na fruta. Deste modo, o mais indicado é que tente introduzir e alternar este consumo com as águas aromatizadas. Uma das maiores queixas é que a água simples não é ‘saborosa’ e, às vezes, não apetece mesmo. Para muitas pessoas, é mesmo difícil bebê-la. Por isso, tem de existir uma disciplina diária ou então alternativas mais amigáveis. É aqui que entram as águas aromatizadas. Saudáveis, desde que não tenham adição de açúcar, rápidas de preparar e podem ser levadas para qualquer lado, seja para o trabalho, ginásio, praia, etc.

Qual é o método de preparação das águas aromatizadas?

Na verdade, não há nada mais simples de fazer. Basta colocar um litro e meio de água num jarro ou garrafa com gargalo largo. Acrescente os frutos, hortícolas, ervas aromáticas e especiarias de que mais gostar. Depois, é só deixar o preparado repousar durante algum tempo para que a água ganhe sabor.

Introduza as águas aromatizadas na sua rotina alimentar e verá rapidamente os benefícios. Partilhe este artigo com os seus familiares e amigos de modo a que eles também fiquem a par das vantagens das águas aromatizadas.

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