Pertence ao grupo de pessoas que, por mais que tente, tem muita dificuldade em beber água? Já todos sabemos que devemos beber, pelo menos, entre 1,5 a 2 litros de água por dia (6 a 8 copos). Porém, quando nos damos conta, na correria do dia-a-dia normalmente não ingerimos nem metade.
Beber água é realmente importante para o nosso corpo. Além de matar a sede, a água regula a temperatura do corpo, assegura o transporte dos nutrientes (vitaminas e sais minerais), elimina as toxinas e mantém o organismo hidratado. É um bem essencial à vida que pode ajudar a prevenir várias doenças. Quantas vezes não vamos ao médico (seja qual for a especialidade clínica) e ele nos diz que temos de beber mais água?
Como conseguir com que beber água se torne mais fácil?
A verdade é que um dos grandes truques para beber mais água é dar-lhe sabor. As infusões e águas aromatizadas são ótimas alternativas desde que não adicione açúcar. E resultam!
As infusões (camomila, cidreira, tília…) são fáceis e rápidas de fazer, pois apesar de serem preparadas a quente, é só deixá-las arrefecer e adicionar umas pedras de gelo. As águas aromatizadas podem ser feitas em casa com ingredientes frescos e algumas especiarias: rodelas de limão e folhas de hortelã, rodelas de laranja e paus de canela, rodelas de lima e alecrim, amoras, framboesas, morangos, cravinho, hortelã, entre outros. As hipóteses são infinitas e todas saborosas. Pode usar os ingredientes que mais gosta ou aqueles que tem no frigorífico nesse momento. Além disso, existe uma variedade enorme de sabores e combinações possíveis, o que faz com que não nos cansemos delas.
Que outras bebidas podem substituir?
Os miúdos estão sempre a pedir refrigerantes, mas quer dar-lhes algo mais saudável? Não faltam alternativas! Os sumos naturais são, sem dúvida, uma melhor opção. No entanto, é preciso estar consciente de que os sumos naturais devem ser feitos mesmo antes de serem consumidos para não perderem muitas das suas vitaminas, nomeadamente a vitamina C. Os sumos 100% são feitos apenas com fruta e, como são embalados e estão preparados para aguentarem mais tempo, são bons para levar para a praia ou um piquenique.
Apesar de serem uma opção mais saudável, os sumos de fruta têm uma alta concentração de açúcares naturalmente presentes na fruta. Deste modo, o mais indicado é que tente introduzir e alternar este consumo com as águas aromatizadas. Uma das maiores queixas é que a água simples não é ‘saborosa’ e, às vezes, não apetece mesmo. Para muitas pessoas, é mesmo difícil bebê-la. Por isso, tem de existir uma disciplina diária ou então alternativas mais amigáveis. É aqui que entram as águas aromatizadas. Saudáveis, desde que não tenham adição de açúcar, rápidas de preparar e podem ser levadas para qualquer lado, seja para o trabalho, ginásio, praia, etc.
Qual é o método de preparação das águas aromatizadas?
Na verdade, não há nada mais simples de fazer. Basta colocar um litro e meio de água num jarro ou garrafa com gargalo largo. Acrescente os frutos, hortícolas, ervas aromáticas e especiarias de que mais gostar. Depois, é só deixar o preparado repousar durante algum tempo para que a água ganhe sabor.
Introduza as águas aromatizadas na sua rotina alimentar e verá rapidamente os benefícios. Partilhe este artigo com os seus familiares e amigos de modo a que eles também fiquem a par das vantagens das águas aromatizadas.