Inicio Bem-Estar Exercício Físico 5 desportos aquáticos para praticar este verão

5 desportos aquáticos para praticar este verão

Com a chegada do verão e o aumento do calor, cresce também a prática de desportos aquáticos. Se nunca experimentou e está com vontade de experimentar desportos diferentes, fique com estas cinco sugestões de desportos aquáticos. Além de treinar e cuidar do seu físico, também estará em contacto com a natureza.

A costa portuguesa, com os seus longos areais, diferentes tipos de ondulação e várias escolas dedicadas ao acompanhamento de desportos aquáticos, é perfeita para esta experiência.

Desportos náuticos ideais para o verão

A prática do surf

Desportos aquáticos: surf

Dos desportos náuticos, o surf é talvez o mais conhecido e o mais praticado. Executado em pé, em cima de uma prancha que pesa em média entre 3 a 7 kg, o surf consiste em tentar acompanhar e apanhar a melhor onda possível, fazendo manobras radicais na água. A prancha tem um formato alongado, com as pontas mais finas e tem também uma quilha para ajudar na velocidade e estabilidade.

Opte também pelo bodyboard

Desportos aquáticos: bodyboard

O bodyboard é um pouco diferente. A prancha é mais larga e mais curta que a de surf. Isto para que possa fazer manobras em cima dela, mas de joelhos ou deitado. Não se esqueça de usar barbatanas para o ajudar a ter mais força nas pernas e mais velocidade. No bodyboard é mais fácil de manobrar a prancha, porque não precisa do equilíbrio que o surf exige.

Tem uma boa caixa de ar? Pratique snorkeling

Desportos aquáticos: snorkeling

Este é daqueles desportos aquáticos que não vai querer deixar de experimentar. Chama-se snorkeling e é também conhecido como “mergulho livre”. Para a prática deste desporto, precisa apenas de óculos de mergulho, tubo e barbatanas. É praticado em locais com águas rasas e nas quais a sua transparência permite contemplar a fauna e flora marinha. Mergulhe por águas límpidas e locais únicos, pela superfície e respirando pelo tubo, à medida que vai avançando usando as barbatanas.

Kitesurf: fazer do vento um parceiro

Desportos aquáticos: kitesurf

Esta é outra modalidade náutica a considerar. Neste caso, o vento é um elemento essencial. O kitesurf é, no fundo, fazer surf com parapente. Recorre-se a uma prancha e um kite e, apesar do vento ser um requisito obrigatório, não é necessário que haja ondulação, podendo assim ser praticado tanto em lagos como no mar. É conveniente ter algumas aulas para adquirir alguma prática e conhecimento dos procedimentos de segurança essenciais.

Stand Up Paddle (SUP)

Desportos aquáticos: stand up paddle (SUP)

O stand up paddle também requer pouca ondulação e consiste em navegar em cima de uma prancha – de pé ou de joelhos – com recurso a um remo. Pode ser praticado em mar aberto ou em rios e lagos. Inicialmente é feito em locais com águas calmas já que o essencial é ganhar estabilidade. A prancha – denominada de paddle – deve ser larga e espessa.

Fique com estas cinco sugestões de desportos aquáticos, escolha a melhor para si e lance-se à aventura. Não se esqueça de tomar todas as precauções e, se possível, inscreva-se em aulas ou, no mínimo, seja acompanhado por alguém mais experiente. Partilhe este artigo, junte os amigos e familiares e divirtam-se!

ÚLTIMOS ARTIGOS

10 bons vinhos rosé para o verão

Os rosés são vinhos perfeitos para o verão. Leves, frescos e com uma coloração única, oferecem imensas possibilidades de harmonização gastronómica. Podem...

Conheça a nova Yammi 2 Edição Limitada Vida Saudável

Com o ritmo de vida acelerado da sociedade moderna, cada vez mais as pessoas têm menos tempo para cozinhar, pelo que ter...

5 receitas para fazer gin tónico em casa em dias quentes

Nos dias quentes de verão, nada melhor do que uma bebida refrescante para degustar entre amigos, em família ou até sozinho. Aliás,...

Picanha: conheça esta carne tenra e suculenta

A picanha é a estrela de qualquer churrasco. É aquela carne que todos ficam à espera que chegue à mesa para a...

Melancia: tudo sobre esta fruta fresca de verão

Com as suas cores vibrantes, verde por fora, vermelha por dentro, com sementes pretas a salpicar a polpa sumarenta, a melancia é...