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Pratica uma alimentação saudável e equilibrada?

Praticar uma alimentação saudável e equilibrada é um dos fatores que nos faz viver melhor, com mais saúde e vitalidade. Os alimentos que escolhemos colocar no nosso prato são muitas vezes uma das razões para problemas de saúde.

Saiba mais sobre a Roda dos Alimentos e a Roda da Alimentação Mediterrânica e as orientações que ambas oferecem para uma dieta saudável e equilibrada.

A Roda dos Alimentos

O tema da alimentação saudável nunca foi tão falado como atualmente. Mas sabia que a primeira Roda dos Alimentos surgiu em 1977? Este guia alimentar tem a forma circular e está dividido em grupos, sendo que dentro de cada grupo encontramos alimentos com semelhantes características nutricionais (hidratos de carbono, proteínas, gorduras e fibra).

Em 2003 sofreu algumas atualizações, tendo em conta a evolução do panorama alimentar português e o progresso da ciência e da medicina, mas manteve sempre o formato original, já que nos ajuda a perceber quais as porções a colocar no nosso prato.

Roda dos alimentos e alimentação saudável

Orientações para uma alimentação saudável

Nunca é demais relembrar que, de uma forma muito simples, a nova Roda dos Alimentos transmite as orientações necessárias para podermos fazer uma alimentação saudável, isto é, uma alimentação que seja completa e variada.

Alimentação completa

Uma alimentação completa envolve comer uma maior quantidade de alimentos pertencentes aos grupos maiores e uma menor quantidade dos que se encontram nos grupos menores.

Alimentação variada

Numa alimentação variada pretende-se comer alimentos diferentes dentro de cada grupo, variando diariamente, semanalmente e nas diferentes épocas do ano.

Roda da alimentação mediterrânica

Mais recentemente, fruto das fortes raízes que a alimentação mediterrânica tem nas nossas vidas, foi criada a Roda da Alimentação Mediterrânica, que se rege por 10 princípios gerais:

  1. Moderação e cozinha simples, utilizando preparações que conservam os nutrientes (sopa, cozido, ensopados e caldeiradas).
  2. Um maior consumo de alimentos de origem vegetal, nomeadamente de produtos hortícolas, fruta, pão e cereais pouco refinados, leguminosas secas e frescas e frutos oleaginosos.
  3. Consumo de alimentos de origem vegetal, produzidos localmente, frescos e da época.
  4. Utilização do azeite como principal fonte de gordura.
  5. Consumo moderado de laticínios.
  6. Substituição do sal por ervas aromáticas para temperar.
  7. Consumo mais frequente de peixe.
  8. Consumo baixo a moderado de vinho e apenas nas refeições principais.
  9. Beber água ao longo do dia.
  10. Convívio à volta da mesa.

Já verificou se estes pontos se aplicam à sua rotina e alimentação? Faça uma check-list e tente implementá-los. São pequenas mudanças que farão a diferença no seu bem-estar. Mesmo tendo pouco tempo, lembre-se que manter uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para garantir a qualidade de vida.

Aproveite para partilhar esta informação com os seus amigos e familiares. Vai ver que a sua saúde e a deles irão agradecer.

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