Inicio Bem-Estar Abrace pensamentos positivos com estes 7 passos

Abrace pensamentos positivos com estes 7 passos

Os pensamentos positivos exigem um processo profundo, e nem toda a gente nasce otimista. No entanto, erradicar da mente pensamentos tóxicos, como a mágoa, a culpa, a raiva e a baixa autoestima é a base para uma vida mais serena, positiva e feliz, que se reflete em mais saúde e equilíbrio emocional.

Problemas relacionados com stress, ansiedade e depressão, bastante frequentes na sociedade em que vivemos, são também influenciados e desencadeados pelo poder do pensamento. Cada vez mais somos o que pensamos e não apenas o que comemos.

7 passos para se rechear de pensamentos positivos e ter uma vida mais feliz:

1º Passo: Correção

Este é o primeiro passo para dizer adeus aos pensamentos tóxicos. Se o nosso bem-estar é determinado pela forma como pensamos e pelo nosso estado de espírito, então para haver mudança, há que reeducar a mente para os pensamentos certos, eliminando os pensamentos destrutivos. Expressões como “Vida de pobre é assim”, “Não sou capaz de fazer isso”, “Não tenho sorte nenhuma” e “Tenho medo”, entre outras, são para eliminar do vocabulário e da vida, uma vez que são responsáveis por alimentar as emoções negativas. Em vez disso, diga “Eu consigo, tenho a certeza”, “Sou feliz e saudável”, “Sou apaixonado pela vida”.

2º Passo: Intenção

A intenção é a capacidade de se focar intencionalmente num determinado pensamento que o vai levar até um objetivo. E a força do pensamento comanda tudo. A partir do momento em que uma pessoa aprende a colocar a intenção em prática, vai compreender que, por vezes, tem o poder de resolver as coisas num simples abrir e fechar de olhos.

3º Passo: Atenção

É importante perceber quem somos, quem não somos e quem não queremos ser, de forma a tornar tudo mais claro e simples de gerir. Sentimentos como o medo, a insegurança, a inveja, o ressentimento, a incapacidade de perdoar não devem fazer parte de nós. Pelo contrário, apenas devem ser colocados na mente os bons e novos pensamentos que conduzem à mudança, à transformação e ao bem-estar.

4º Passo: Não reação

A não reação é outro fator crucial para manter o equilíbrio e estabilidade emocional. Por vezes basta uma respiração profunda para evitar um tipo de comunicação mais agressiva, um ataque de fúria ou histerismo. A inteligência emocional é uma boa forma de manter o controlo sobre esses impulsos agressivos, na medida em que ajuda a gerir as emoções e agir de uma forma compassiva.

5º Passo: Introspeção

A introspeção permite-nos testemunhar as nossas próprias ações, pensamentos e palavras. Incluir na rotina a prática de fazer uma introspeção todas as noites permite observar com algum distanciamento a forma como gerimos o nosso dia, as emoções, reações ou respostas. Assim, torna-se mais fácil perceber o que pode ser melhorado e qual a postura que temos perante todas as áreas da vida, seja profissional, social, familiar e amorosa.

6º Passo: Apreciação

A apreciação relaciona-se com a capacidade de estar no momento presente e ter consciência das coisas que vão acontecendo. Quanto mais atentos estamos, mais apreciamos e desenvolvemos a capacidade de nos abrirmos para o mundo como fazem as crianças. Nesse momento, damos atenção aos pequenos detalhes da vida, que são tão importantes para o bem-estar, mas que, muitas vezes, não damos oportunidade para ver, ouvir e tocar.

7º Passo: Manifestação

A manifestação é o resultado de todo o processo até chegar a este passo. É o resultado de uma nova forma de ver, pensar, agir e sentir, que privilegia os pensamentos positivos e o entusiasmo nas pequenas coisas da vida.

Pensar positivo e ter um maior controlo sobre os pensamentos é valorizar e investir em qualidade de vida. De facto, os pensamentos negativos influenciam as emoções que, por sua vez, impactam o comportamento, o corpo e a saúde. Porém, na maior parte das vezes, a mente continua a colocar em segundo plano os pensamentos positivos, deixando-se dominar pela parte negativa.

Se se identifica com este tema, experimente fazer o exercício dos 7 passos e partilhe estas dicas com que lhe é próximo. Liberte-se de preocupações, inquietudes e ansiedades e viva uma vida mais positiva e serena.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Que tipo de vinhos escolher para pratos de carne?

Quem aprecia uma boa refeição sabe que a bebida que a acompanha é, muitas vezes, tão importante quanto a própria refeição. Um...

Como registar animais de estimação

Ter um animal de estimação é, sem dúvida, um privilégio. No entanto, trata-se de uma decisão que não deve ser tomada de...

Dicas para uma melhor higiene oral

Certamente já ouviu dizer que “É melhor prevenir do que remediar”. No que diz respeito à saúde, este ditado torna-se ainda realista.

Descubra as cápsulas de café Continente Seleção

Sabia que o café teve a sua origem na Etiópia? Reza a lenda que enquanto um pastor passeava as suas cabras nos...

Hambúrgueres com Molho de Cogumelos

Se é amante de hambúrgueres, porque não juntar molho de cogumelos? Experimente esta receita e delicie-se com o resultado.