Inicio Casa e Família Animais Como desparasitar os seus animais de estimação

Como desparasitar os seus animais de estimação

Com o aumento da temperatura, aumenta também a probabilidade de infestação por parasitas externos nos cães e gatos. Qualquer um deles pode representar um sério risco para a saúde de humanos e outros animais. Entre os mais temidos, estão as carraças que podem transmitir doenças muito graves, por vezes fatais, conhecidas por febres da carraça. Os mosquitos também podem ser transmissores de doenças graves, como a leishmaniose e a dirofilariose, com sérias consequências para os animais de estimação, podendo, inclusive, provocar a sua morte. Estes insetos são mais ativos entre abril e outubro, pela manhã cedo e ao entardecer. Para evitar complicações, prevenir é sempre melhor do que curar, e uma solução simples pode passar por desparasitar os animais!

Que soluções existem para desparasitar os animais de estimação?

Champôs

O uso de um champô adequado é uma solução prática para eliminar pulgas carraças, ácaros e piolhos em animais muito infestados. Não serve como prevenção pois dura muito pouco tempo na pele dos animais que se lambem frequentemente.

Sprays

Esta é uma solução popular para eliminar infestações no imediato, mas também pouco prática como prevenção.

Coleiras

Existem inúmeras marcas, com preços e eficácias muito variáveis. As coleiras para desparasitar mais recentes, têm o princípio ativo (inseticida) integrado no material de que são feitas, permitindo que este seja libertado lentamente, podendo a sua duração atingir os 12 meses. Algumas são repelentes de mosquitos, ajudando a prevenir a leishmaniose e a dirofilariose.

Pipetas

Esta é a forma mais popular de prevenção de parasitoses externas nos nossos animais de companhia. São colocadas em alguns pontos do pescoço, quer em cães quer em gatos (nunca usar nos gatos as pipetas para cães!). O seu efeito pode durar de três semanas a três meses, dependendo do produto utilizado. O preço e a eficácia das pipetas também variam muito com a marca e a com a correta forma de as aplicar.

Comprimidos

Os comprimidos são a forma mais recente de prevenção de pulgas e carraças em cães e gatos. Podem ter efeitos que vão de um a três meses e algumas marcas eliminam e previnem simultaneamente parasitas internos. São muito práticos e seguros de utilizar.

Os cães e os gatos são mais do que animais de companhia. Para muitos são parte da família. E, como tal, devem ser mantidos saudáveis. Mantenha os parasitas longe através de uma correta desparasitação e garanta as visitas ao veterinário necessárias para o bem-estar do seu animal.

Partilhe este artigo e aconselhe os seus amigos e familiares sobre as soluções disponíveis para desparasitar os animais. Pode também consultar mais artigos que temos para si sobre animais de estimação.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Smoothie de Beterraba e Açaí

Repleto de frescura, este smoothie de beterraba e açaí é perfeito para aproveitar os últimos dias quentes de verão. Siga a receita...

Que tipo de vinhos escolher para pratos de carne?

Quem aprecia uma boa refeição sabe que a bebida que a acompanha é, muitas vezes, tão importante quanto a própria refeição. Um...

Como registar animais de estimação

Ter um animal de estimação é, sem dúvida, um privilégio. No entanto, trata-se de uma decisão que não deve ser tomada de...

Dicas para uma melhor higiene oral

Certamente já ouviu dizer que “É melhor prevenir do que remediar”. No que diz respeito à saúde, este ditado torna-se ainda realista.

Descubra as cápsulas de café Continente Seleção

Sabia que o café teve a sua origem na Etiópia? Reza a lenda que enquanto um pastor passeava as suas cabras nos...