Inicio Casa e Família Animais Como desparasitar os seus animais de estimação

Como desparasitar os seus animais de estimação

Com o aumento da temperatura, aumenta também a probabilidade de infestação por parasitas externos nos cães e gatos. Qualquer um deles pode representar um sério risco para a saúde de humanos e outros animais. Entre os mais temidos, estão as carraças que podem transmitir doenças muito graves, por vezes fatais, conhecidas por febres da carraça. Os mosquitos também podem ser transmissores de doenças graves, como a leishmaniose e a dirofilariose, com sérias consequências para os animais de estimação, podendo, inclusive, provocar a sua morte. Estes insetos são mais ativos entre abril e outubro, pela manhã cedo e ao entardecer. Para evitar complicações, prevenir é sempre melhor do que curar, e uma solução simples pode passar por desparasitar os animais!

Que soluções existem para desparasitar os animais de estimação?

Champôs

O uso de um champô adequado é uma solução prática para eliminar pulgas carraças, ácaros e piolhos em animais muito infestados. Não serve como prevenção pois dura muito pouco tempo na pele dos animais que se lambem frequentemente.

Sprays

Esta é uma solução popular para eliminar infestações no imediato, mas também pouco prática como prevenção.

Coleiras

Existem inúmeras marcas, com preços e eficácias muito variáveis. As coleiras para desparasitar mais recentes, têm o princípio ativo (inseticida) integrado no material de que são feitas, permitindo que este seja libertado lentamente, podendo a sua duração atingir os 12 meses. Algumas são repelentes de mosquitos, ajudando a prevenir a leishmaniose e a dirofilariose.

Pipetas

Esta é a forma mais popular de prevenção de parasitoses externas nos nossos animais de companhia. São colocadas em alguns pontos do pescoço, quer em cães quer em gatos (nunca usar nos gatos as pipetas para cães!). O seu efeito pode durar de três semanas a três meses, dependendo do produto utilizado. O preço e a eficácia das pipetas também variam muito com a marca e a com a correta forma de as aplicar.

Comprimidos

Os comprimidos são a forma mais recente de prevenção de pulgas e carraças em cães e gatos. Podem ter efeitos que vão de um a três meses e algumas marcas eliminam e previnem simultaneamente parasitas internos. São muito práticos e seguros de utilizar.

Os cães e os gatos são mais do que animais de companhia. Para muitos são parte da família. E, como tal, devem ser mantidos saudáveis. Mantenha os parasitas longe através de uma correta desparasitação e garanta as visitas ao veterinário necessárias para o bem-estar do seu animal.

Partilhe este artigo e aconselhe os seus amigos e familiares sobre as soluções disponíveis para desparasitar os animais. Pode também consultar mais artigos que temos para si sobre animais de estimação.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Tofu com Broa e Ervas

Tofu com Broa e ervas, uma receita tipicamente portuguesa adaptada a uma alimentação vegetariana. Receita prática e saborosa.

Carpaccio de Laranja, Mozarela, Pesto, Nozes e Canónigos

Com a chegada da Primavera sabe sempre bem um prato mais leve. Experimente um carpaccio com laranja, mozarela, pesto, nozes e canónigos!

Como escolher o melhor presunto

Alimento que casa bem com tudo, o presunto não deixa ninguém indiferente. Saiba como escolher o melhor presunto.

Conheça os benefícios de consumo do Kiwi

Conheça os benefícios do kiwi e como tirar partido deste fruto. Saiba como escolher, consumir e conservar o Kiwi.

Como pintar ovos da Páscoa

Saiba como pintar ovos de Páscoa. Pinte e dê asas à sua imaginação. Crie momentos divertidos e coloridos em família com os mais pequenos.