Inicio Casa e Família Animais Como escolher a melhor ração para gatos

Como escolher a melhor ração para gatos

É de extrema importância ter atenção à alimentação do seu gato. Os animais não são todos iguais e, como tal, deve saber escolher a ração ideal e adequada às suas necessidades. Existem diferenças significativas entre as rações e deve fazer a melhor escolha de acordo com o tamanho, raça, peso, idade e estado de saúde do seu gato. Todos estes fatores interferem na escolha ao alimento, sendo fundamental garantir que a composição e ingredientes da ração estejam adaptados ao seu gato em particular.

A importância de uma alimentação rica em nutrientes

Existem formas de ajudar a promover um desenvolvimento saudável através da nutrição. A alimentação é crucial no desenvolvimento de defesas e uma dieta rica em nutrientes é essencial para o crescimento e a manutenção da vida do seu gato.

As primeiras defesas naturais do seu gato desenvolvem-se no útero, ou seja, a proteção do sistema imunitário é feita diretamente pela mãe. As defesas naturais servem para o proteger de bactérias e vírus em qualquer etapa da sua vida, permitindo que o mesmo se mantenha saudável, enérgico e capaz de desfrutar de tudo o que a vida pode oferecer.

Quais os nutrientes essenciais que devem estar presentes na ração para gato?

Relativamente aos nutrientes benéficos para gatos, várias investigações científicas demonstram que os alimentos ricos em antioxidantes podem reforçar as defesas naturais dos gatos.

A vitamina C e E são exemplos de antioxidantes naturais que podem ser encontrados num alimento completo e equilibrado para gatos. Estes antioxidantes são particularmente importantes quando o gato é jovem e está a enfrentar o mundo exterior pela primeira vez.

A Taurina é um aminoácido essencial para o seu gato que também deve estar sempre presente na ração. Este aminoácido é encontrado na carne e também em vísceras de aves. No fundo, contribui para a boa saúde cardíaca do seu gato e tem benefícios ao nível da visão.

Outro elemento importante é a fibra, especialmente se o seu gato é castrado e/ou idoso pois ajuda na melhor absorção dos nutrientes e a digerir melhor os alimentos. Se é esta a situação do seu gato, a ração mais apropriada será a que tiver mais fibras e menos hidratos de carbono.

Dar ao seu gato um alimento de alta qualidade, completo, equilibrado e adaptado à sua fase da vida, pode ajudar a reforçar as defesas naturais, satisfazendo também todas as outras necessidades nutricionais.

Porque é tão importante que a ração para gatos tenha proteína?

Os gatos são animais carnívoros. Apesar da sua domesticação ter levado à integração de uma dieta omnívora, a quantidade de proteína na sua ração deve ser bem elevada sob pena de causar problemas de saúde.

A falta de alguns aminoácidos e o excesso de hidratos de carbono podem trazer problemas, sendo essencial garantir uma dieta equilibrada. Normalmente, nas rações para gatos a quantidade de proteína bruta deverá ser sempre acima de 30%.

Uma ração para gatos nutritiva e equilibrada evita obesidade e outros problemas

Os gatos, em certa medida, são como os humanos. Existem elementos na nossa alimentação que despoletam um aviso de que já consumimos o suficiente. No caso dos gatos, isto ocorre quando o cérebro recebe a informação que a quantidade suficiente de proteína e gordura foram atingidas. Ora, se a ração para o seu gato tiver baixo teor de proteína e gordura e excessiva percentagem de hidratos de carbono, o seu animal vai continuar a comer para além do que devia. Esta é uma das causas de obesidade e até outros problemas como a diabetes ou problemas cardíacos.

É essencial escolher uma ração que garanta uma nutrição completa e equilibrada, combinando os benefícios adequados às necessidades de uma vida saudável. 

Estes alimentos ajudam a reforçar as defesas naturais do seu gato, contribuindo para a saúde do trato urinário e proporcionando uma digestão fácil e controlo de peso. Têm também um efeito positivo ao nível da pele e pelo.

Escolha a melhor ração para o seu gato baseado na composição dos ingredientes. Consulte no rótulo da embalagem a percentagem de proteína e aminoácidos essenciais que estão presentes na ração para que a escolha seja nutricionalmente equilibrada.

Aproveite para visitar a feira de animais de estimação, a decorrer nas lojas Continente entre os dias 28 de janeiro a 16 de fevereiro, e usufrua dos melhores produtos para o seu gato aos melhores preços.

Conhece alguém que também tem gatos em casa? Partilhe esta informação. Tanto os donos como os seus amigos de quatro patas ficarão agradecidos.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Os benefícios e características do pêssego

Pelo seu aroma delicado e sabor irresistível, o pêssego tornou-se muito popular em todo o mundo. Devido à sua designação científica, Prunus...

Porco Ibérico: conheça esta carne tenra e suculenta

A carne de porco ibérico é proveniente de animais cruzados de raça ibérica pura finalizada com macho raça “duroc”. O cruzamento destas...

Queijo de Serpa: conheça tudo sobre este queijo DOP

O Queijo de Serpa é um queijo DOP (Denominação de Origem Protegida) com inspiração no queijo da Serra da Estrela. No entanto,...

Utensílios e facas que apreciadores de queijo devem ter em casa

Tábuas, facas de diversos feitios, raladores, bandejas, fondues… Não faltam utensílios ao serviço dos queijos. Se é um apreciador de queijo, conheça...

Beringelas Recheadas com Arroz de Tomate e Queijo Feta

Estas beringelas recheadas com arroz de tomate e queijo feta são uma receita rápida, saborosa e prática e o resultado deixa qualquer...