Inicio Casa e Família Animais Levar os animais de estimação para as férias. Sim ou não?

Levar os animais de estimação para as férias. Sim ou não?

Com a aproximação do tradicional período de férias, tornam-se necessárias algumas considerações por parte de quem tem animais de estimação, desde logo a decisão de os levar ou não connosco.

Gatos: evitar o stress

No caso dos gatos, deve ter sempre em conta que mudanças súbitas de ambiente são causa de grande stresse e insegurança, podendo demorar dias a ultrapassá-los. A melhor opção, sempre que possível, será deixá-los em casa, e pedir a algum familiar ou amigo para passar diariamente para os alimentar e estar com eles.

Cães: ponderar a decisão

Pela sua natureza mais sociável, os cães adaptam-se mais facilmente às mudanças e desde que tenham a companhia dos donos, estar noutro ambiente não lhes coloca grandes problemas. No entanto, existem inúmeros fatores a ter em conta:

  • Se o local para onde vai aceita ou não animais e se é apropriado e seguro para os mesmos;
  • Qual o meio de transporte que vai utilizar;
  • Se a viagem é demasiado longa e desconfortável para o animal;
  • Quais os custos que acarreta;
  • Se todos vão tirar benefícios desta decisão.

Levá-los no carro

Se optar por levá-los consigo e se o meio de transporte for o carro, tenha em conta que existe legislação que regula o transporte de animais em viaturas automóveis. Os animais devem ir sempre em caixas de contenção e não podem nunca estar livres no habitáculo. O não cumprimento desta regra pode representar sérios riscos para todos. Existe a possibilidade de usar cintos de segurança próprios para cães, em viagens mais longas. Nas aconselhadas paragens a cada duas horas, deve tirá-lo do carro, passear um pouco com ele, permitir que faça as suas necessidades e que beba água. Nunca deixe o seu animal sozinho dentro do carro, nem por poucos minutos.

Se optar por não levar os animais de estimação

Existem muitos hotéis para cães e gatos onde pode deixar o seu animal de estimação em segurança. Procure deixá-lo num espaço que lhe tenha sido recomendado. Verifique com o seu médico veterinário se as vacinas estão atualizadas pois, para além do risco associado, é possível que o hotel não permita a estadia se estas não estiverem em dia.

Algumas considerações importantes quando leva os animais de estimação para as férias

  • Deve visitar o seu médico veterinário antes da viagem, informando-o da zona para onde leva o animal. Ele irá verificar o seu estado de saúde e dar-lhe-á os melhores conselhos;
  • Ao chegar ao destino deve colocar a água, a comida e a cama do seu animal e mostrar-lhe a nova localização;
  • As piscinas podem ser um problema para cães que não estejam habituados, nomeadamente as que só têm escadas de metal, levando por vezes a casos de afogamento por cansaço;
  • O sol pode ser um fator de risco, provocando queimaduras graves, golpes de calor e desidratação. Garanta sempre zonas com sombra e água fresca.

O mais importante é que a decisão de levar o animal de estimação para as férias não seja um fator de stress, tanto para o animal como para os donos. Se o levar consigo, tenha as devidas precauções e aproveite os bons momentos com o seu companheiro de quatro patas.

Se tem amigos ou familiares com animais de estimação, partilhe estas dicas e ajude-os a tomarem as melhores decisões.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Dicas para uma melhor higiene oral

Certamente já ouviu dizer que “É melhor prevenir do que remediar”. No que diz respeito à saúde, este ditado torna-se ainda realista.

Descubra as cápsulas de café Continente Seleção

Sabia que o café teve a sua origem na Etiópia? Reza a lenda que enquanto um pastor passeava as suas cabras nos...

Hambúrgueres com Molho de Cogumelos

Se é amante de hambúrgueres, porque não juntar molho de cogumelos? Experimente esta receita e delicie-se com o resultado.

Maçã: variedades e benefícios

A maçã é um dos frutos mais populares e consumidos em todo o mundo e também um dos mais antigos de que...

Lanches saudáveis para o regresso às aulas

O regresso às aulas está à porta e são muitos os pormenores a considerar para um arranque perfeito. As refeições escolares são...