Inicio Casa e Família Arrumação e Limpeza Ideias para uma melhor arrumação da cozinha e despensa

Ideias para uma melhor arrumação da cozinha e despensa

A arrumação da cozinha e da despensa é fundamental para ter um espaço agradável e saber aquilo que tem em casa. Quantas vezes procurou por um ingrediente nas prateleiras do armário e não o encontrou? Sabe se tem ingredientes fora do prazo de validade na despensa? Através de práticas de arrumação e organização simples, conseguimos ter um maior controlo daquilo que está nos armários e podemos arrumar os ingredientes e utensílios de forma a maximizar o espaço que temos nestas divisões da casa.

Como fazer uma melhor arrumação da cozinha e da despensa?

Comece com uma limpeza

A primeira coisa que devemos fazer quando pensamos em organizar é limpar o local, seja a cozinha ou a despensa. Comece por retirar tudo de dentro dos armários e aproveite para fazer uma seleção. No caso dos alimentos, verifique aqueles que estão com o prazo de validade expirado e avalie se ainda estão próprios para consumo ou se o melhor será deitá-los fora. Separe também as embalagens que estão em uso daquelas que estão fechadas. Por enquanto, deixe tudo em cima da mesa ou do balcão da cozinha. Retire também todo o material que tem nos armários, desde talheres, utensílios, panelas, etc.

Limpe bem todas as superfícies e prateleiras com um pano húmido e um bom produto de limpeza e deixe secar bem. Se não tem disponibilidade para arrumar a despensa e cozinha de uma só vez, comece por um e deixe o outro local para outro dia.

Faça uma boa arrumação dos alimentos na despensa

Depois da limpeza, olhe para o seu espaço e repense a organização. Algumas dicas:

  • Os itens mais usados no dia a dia devem ficar à altura dos olhos;
  • Os alimentos a que as crianças podem ser acesso deverão ficar idealmente à altura delas. Opte por guardar os doces, chocolates e guloseimas em prateleiras mais altas de forma a ter um maior controlo sobre quando os mais pequenos consomem estes alimentos;
  • Os itens pesados, como garrafas e pacotes de leite, devem ficar na prateleira inferior;
  • Verifique os prazos de validade e deixe na parte da frente as embalagens abertas e os produtos cuja data de validade se aproxima, de forma a dar prioridade a esses alimentos e evitar o desperdício alimentar.

Além destas dicas mais gerais, uma boa forma de organizar os alimentos é categorizá-los. Procure, por exemplo, agrupar grãos e cereais de um lado do armário, delimitar um espaço para as massas e temperos e outros para azeites, óleos e conservas. Para tornar esta organização mais fácil, pode utilizar cestos para cada categoria de alimentos.

Outra dica de arrumação da despensa é utilizar recipientes transparentes para alimentos que já foram abertos. Por exemplo, arroz, massas, farinhas, biscoitos. Dessa forma, ficará mais fácil encontrar o que procura e também saber quando está na hora de repor os alimentos.

Organizar despensa para arrumação da cozinha

Se o armário da sua despensa tiver uma distância muito grande de uma prateleira para outra em termos de altura, pode adquirir ganchos, estantes adicionais ou cestos para pendurar. Irá ajudar a aumentar o espaço útil.

As etiquetas também são boas aliadas quando se trata de organização. Podemos utilizá-las nos frascos e nas caixas escrevendo os nomes dos alimentos que estiverem ali guardados, bem como a validade.

Organize os utensílios de cozinha

Ao organizar os armários e gavetas da sua cozinha, tenha em mente que os utensílios de que necessita no seu dia a dia devem ficar mais acessíveis. 

Disponha nas gavetas os talheres de mesa como garfos, facas, colheres de sopa, colheres de sobremesa e colheres de café. Para uma maior organização, coloque nas gavetas da cozinha compartimentos próprios para os talheres para que não se misturem e seja mais fácil encontrar o que precisa. Noutra gaveta, coloque os utensílios para preparar os alimentos tais como as facas de corte, escumadeiras, conchas e outros. Se ainda houver gavetas disponíveis, é nelas que você deve arrumar os panos de cozinha, toalhas de mesa, guardanapos e afins.

Organizar despensa e utensílios de cozinha

Separe a loiça conforme o tipo de uso. Empilhe os pratos rasos, os fundos e as travessas que devem ser organizadas de acordo com o tamanho. Procure colocar na parte superior dos armários as loiças que não são tão pesadas, como os conjuntos de chá e café, pratos e taças de sobremesa. As canecas podem ser penduradas com ganchos nas próprias prateleiras e os copos também devem ser arrumados na parte superior.

Em relação aos tachos e panelas, e de acordo com a disposição dos seus armários, eles devem ser colocados nas prateleiras, em gavetões ou pendurados em suportes próprios que poderão até servir para efeitos de decoração na cozinha. Para as tampas, se houver necessidade de separá-las, utilize organizadores próprios para este fim.

Organizar despensa e utensílios de cozinha

Uma outra dica diz respeito à organização dos recipientes de plástico. Separe por tipo – quadrados, retangulares e redondos, e retire as tampas para encaixar os recipientes de cada tipo uns nos outros, do maior para o menor. Para guardar as tampas, os escorredores de loiça podem ser uma boa opção, uma vez garantem uma maior organização nos armários.

Por fim, se os seus utensílios e produtos de limpeza ficam na cozinha, aproveite para organizar tudo em cestos ou caixas plásticas. Isto evita que algum produto caia e acabe por ficar perdido no fundo do armário.

Aproveite os dias em casa para fazer uma arrumação e limpeza à sua cozinha e despensa. Não é uma tarefa que necessite ser feita todos os meses, mas a sensação de vermos os armários limpos e arrumados é ótima e ainda evitamos o desperdício alimentar ao verificar o que necessita ser consumido mais cedo. Aproveite para partilhar este artigo com seus amigos para que eles também conheçam as nossas dicas.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Os melhores espumantes para as suas Festas

Chegamos ao mês do Natal e da passagem de ano. É o momento de fazer balanços, mas também de festejar por ter...

Tudo o que precisa saber sobre as couves

Por serem alimentos ricos a nível nutricional e com baixo valor calórico, as couves podem e devem fazer parte de uma alimentação...

Dicas para enfeitar a árvore de Natal

Acredita-se que a tradição de enfeitar árvores no Natal surgiu no século XVI na Alemanha, através de Martinho Lutero. Reza a lenda...

Conheça os chás e tisanas mais reconfortantes

O chá é apreciado por toda a gente e tem uma história que remonta a 3000 anos a.C. Beber uma chávena de...

Conheça o azeite Cinco soldos

Muito saudável e com um papel central na alimentação mediterrânica, o azeite está intrinsecamente ligado à nossa gastronomia. O Continente, ao reconhecer...