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O que ter em conta na escolha das papas para bebés

Uma boa nutrição na infância é o primeiro passo para garantir um crescimento e desenvolvimento ideais e uma vida mais saudável, desde criança até à idade adulta.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo nos primeiros 6 meses de vida. A partir daí, pode iniciar-se a introdução de novos alimentos: a chamada “diversificação alimentar”. Nesta fase, o bebé saudável está preparado para a deglutição e digestão de outros alimentos que não apenas o leite, sendo esta diversificação necessária para o manter o suprimento nutricional (calorias, proteínas e ferro) adequado ao crescimento do bebé.

É nesta altura que surgem as primeiras papas. Note-se que a introdução da alimentação complementar é uma fase delicada para a saúde do bebé e todos os cuidados são poucos. Esta transição deve ser feita de forma gradual, respeitando o ritmo do bebé.

As dúvidas são muitas e o aconselhamento e acompanhamento médico é essencial. Se, por um lado, as papas caseiras para bebés podem ser mais diversificadas e adaptadas ao gosto do bebé, as papas de compra dão a certeza de que o bebé está a ingerir todos os nutrientes necessários para a fase da vida em que se encontra. No entanto, ao escolher a papa ou sopa para o seu bebé, deve ter em conta alguns fatores, com o intuito de fazer as melhores escolhas.

Fatores a ter em conta na escolha das papas do bebé:

Excesso de açúcar

Preferencialmente deve escolher papas sem açúcares adicionados. Porém, nem sempre é possível. O importante é ter em atenção as diferentes denominações de açúcar encontradas na lista de ingredientes, de forma a fazer escolhas equilibradas. Entre as mais comuns estão a sacarose, a glucose ou glicose, dextrose, frutose, maltose, lactose, maltodextrinas, açúcar invertido, melaço, mel, açúcar mascavado, açúcar de cana e xaropes de açúcar, de milho, de arroz e de agave.

Sopa ou papa para bebé com sal

Idealmente deve optar sempre por produtos que não contenham sal na sua composição. No entanto, se tal não for possível, privilegie sopas ou papas cujo valor do sal não ultrapasse os 0,3 gramas por 100 gramas de produto, uma vez que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo de sal por dia para uma criança não deve ultrapassar os 3 gramas. Este é também um ingrediente que pode aparecer no rótulo com designações menos conhecidas, como glutamato monossódico (E621), fosfato de sódio e outras acabadas em “sódio”.

Nutrientes essenciais

A composição da dieta deve ser equilibrada e variada, de forma a proporcionar o máximo de nutrientes e vitaminas ao bebé. É importante que a introdução das papas e das sopas seja feita de forma gradual. Comece por uma papa à base de cereais, sem um aroma específico. À medida que é feita a introdução de novos alimentos, como as frutas e os vegetais, é essencial variar. Garanta que o bebé tem acesso a todos os nutrientes necessários.

Uma boa maneira de optarmos por alternativas saudáveis é aprender a interpretar os rótulos e as informações nutricionais. Utilize o semáforo nutricional e privilegie produtos da categoria verde.

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A correta introdução de alimentos é fundamental para evitar colocar o bebé em risco nutricional, daí ser necessário ter estes fatores em consideração, quer opte por papas caseiras ou por papas de compra. Aconselhe-se ainda junto do seu médico e garanta as melhores escolhas para o seu bebé.

Se tem interesse em alimentação para bebés e crianças, não deixa de consultar os artigos que temos sobre o tema e partilhe-os com os seus familiares e amigos.

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