Inicio Casa e Família Lazer Vai de férias? Saiba que cuidados deve ter

Vai de férias? Saiba que cuidados deve ter

O calor chegou para ficar e, a pouco e pouco, tentamos voltar a uma certa normalidade. Por isso, é natural que comece a pensar nas suas férias. Este ano, contudo, as férias serão um pouco diferentes do habitual e alguns cuidados extra serão necessários. Deste modo, fazer um bom planeamento das mesmas é essencial: desde o que levar consigo, como por exemplo máscaras e gel desinfetante, até à escolha do melhor local, evitando assim multidões.

Hotel, casa de férias ou autocaravana

Sabendo que o planeamento ao pormenor das suas férias é um fator importante para que tudo corra pelo melhor, há várias escolhas que deverá fazer. Desde logo, se vai passar férias num hotel, casa de férias ou autocaravana.

Selo “Clean & Safe”

Caso escolha um hotel ou casa de férias, deverá procurar o selo “Clean & Safe”, criado pelo Turismo de Portugal, para confirmar que o espaço por si escolhido está a assegurar as normas de higienização necessárias para evitar riscos de contágio.

Escolher a última opção – uma autocaravana – poderá ser mais seguro para si, pois não estará em contacto constante com outras pessoas.

Neste caso, a maior preocupação será escolher o tipo de autocaravana. Deverá ter em conta se vai usar uma nova ou usada, já que a diferença de preços pode ser acentuada e as dimensões da mesma.

Saiba a lotação da sua praia preferida

Deverá decidir que tipo de férias vai fazer. Se vai para a praia, seja numa zona costeira ou mais para o interior, se vai para um parque, ou usar a rede de parques para autocaravanas, por exemplo.

Se for para uma praia junto à costa ou para uma praia interior, pode e deve consultar a aplicação Infopraia. Esta aplicação permite-lhe ter acesso a informações importantes como, por exemplo, o tipo de praia, se tem bandeira azul, se tem vigilância, se tem apoio de praia ou balnear, duche ou até sanitários. Poderá também consultar a ocupação das praias, para evitar ficar numa praia lotada. Também pode consultar um manual criado pela DGS com linhas orientadoras para a nova realidade.

Rede de parques disponíveis

Se pretender andar mais livre e pernoitar num parque de campismo e caravanismo, o ideal é  que consulte o mapa de parques disponíveis em Portugal. Durante a sua viagem, convém estar a par das áreas de serviço que estão devidamente preparadas para receberem autocaravanas. Essa informação pode ser consultada neste mapa, com pesquisa por distritos, concelhos e por tipologias, ou seja, se é apenas uma área de serviço ou se tem também estacionamento.

Uso de máscara e gel desinfetante

Independentemente da forma como vai passar férias, é necessário levar consigo alguns materiais para não depender de terceiros e reforçar as medidas de precaução. Assim, deverá ter sempre consigo um número suficiente de máscaras para que nunca fique impedido de ter acesso a algum local ou estabelecimento e poder circular à vontade. Lembre-se que para entrar em qualquer espaço, seja restaurante, estação de serviço, uma loja ou mesmo frequentar um parque, deverá usar sempre máscara. Tenha também em consideração o tipo de máscara que utiliza e as indicações de lavagem dos tecidos (se não for descartável).

Para além da máscara, é aconselhável que se faça acompanhar de gel desinfetante. É certo que existem muitos locais públicos com este produto disponível, mas quando chega ao carro ou depois de sair de um local público deve passar o gel desinfetante pelas mãos.

Nunca foi tão importante como agora garantir a segurança durante as suas férias. Fazer as escolhas certas é essencial para que os seus momentos de descanso e lazer corram bem e sem contratempos. Partilhe este artigo pelos seus amigos e familiares e tenha umas boas férias!

ÚLTIMOS ARTIGOS

10 bons vinhos rosé para o verão

Os rosés são vinhos perfeitos para o verão. Leves, frescos e com uma coloração única, oferecem imensas possibilidades de harmonização gastronómica. Podem...

Conheça a nova Yammi 2 Edição Limitada Vida Saudável

Com o ritmo de vida acelerado da sociedade moderna, cada vez mais as pessoas têm menos tempo para cozinhar, pelo que ter...

5 receitas para fazer gin tónico em casa em dias quentes

Nos dias quentes de verão, nada melhor do que uma bebida refrescante para degustar entre amigos, em família ou até sozinho. Aliás,...

Picanha: conheça esta carne tenra e suculenta

A picanha é a estrela de qualquer churrasco. É aquela carne que todos ficam à espera que chegue à mesa para a...

Melancia: tudo sobre esta fruta fresca de verão

Com as suas cores vibrantes, verde por fora, vermelha por dentro, com sementes pretas a salpicar a polpa sumarenta, a melancia é...